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O WhatsApp Business é uma versão do aplicativo de mensagens focado em negócios e empresas, criado pelo próprio WhatsApp. Tão popular quanto a sua versão “original”, conquistou seu espaço no comércio eletrônico brasileiro em pouco tempo. Surgiu em 2018, a princípio como um grande parceiro para pedidos alimentícios, deliveries e atendimento de clientes, e hoje é amplamente utilizado na prospecção e até para fechar negócios.
Aliás, o WhatsApp é tido por muitos brasileiros como o principal canal de comunicação digital. Dados divulgados pelo G1 estimam que mais de 120 milhões de brasileiros tenham o “Whats” instalado em seus celulares (mais da metade da população), trocando mensagens diariamente.
Com tamanha relevância para o consumidor brasileiro, hoje toda marca precisa entender e utilizar bem o aplicativo de mensagens. Inclusive gerou uma mudança na forma de consumo e de se fazer comércio eletrônico, pois muitos lojistas iniciam suas lojas divulgando pelas redes sociais e fechando negócio via WhatsApp. É neste sentido que, para não perder vendas e atender seus clientes 24 horas por dia, a versão Business conta com algumas ferramentas interessantes para facilitar o relacionamento com seus contatos comerciais.
Neste artigo ensinamos como instalar seu número e algumas funcionalidades que irão ajudar sua loja virtual a vender mais.
O WhatsApp Business é a versão comercial do popular aplicativo de mensagens. Muito interessante para pequenas e médias empresas, sobretudo no comércio eletrônico, que estão em constante contato com o seu público final. O aplicativo disponibiliza uma série de recursos como etiquetas para agrupar as conversas, respostas automáticas para disparo no contraturno e o catálogo de produtos. Para quem está conversando com a marca, basicamente não tem nenhuma diferença. O cliente recebe apenas uma notificação que se trata de uma conta comercial e envia mensagens como de costume.
Além dos recursos, a conta no WhatsApp Business é útil para separar os perfis pessoais e comerciais. Ao cadastrar a foto e perfil da marca, o aplicativo torna-se um canal oficial na empresa, e também permite o acesso de mais de um usuário da equipe ao número.
Não precisa! Com o aplicativo do WhatsApp Business instalado é possível utilizar o aplicativo pessoal com o seu número particular, ao mesmo tempo que o comercial está ativo. O único requisito é um número de telefone exclusivo e ativo para a conta.
Muita atenção na hora de registrar o número de telefone, pois se optar por selecionar seu número pessoal, ele será convertido para comercial.
Sim! Este é um diferencial interessante para empresas que já possuem um canal de atendimento via telefone fixo, pense em uma pizzaria que aceita pedidos de entrega por telefone, por exemplo. Com a versão comercial do WhatsApp o número poderá funcionar também como chat.
Para a configuração há apenas um passo diferente da lista acima. No momento de verificação do número cadastrado (envio do código), atente-se para marcar a opção VERIFICAÇÃO POR LIGAÇÃO, e não por SMS.
Vamos agora a alguns diferenciais do WhatsApp Business em relação ao Messenger - versão original. Como o próprio nome revela, o Business traz funcionalidades que otimizam o atendimento comercial, ganhando tempo com mensagens automáticas, enviando alertas para não deixar o seu cliente sem retorno e organizando os contatos na conta.
Como um bom aplicativo de mensagens, o WhatsApp está aqui para facilitar nosso dia a dia. Se tratando de uma rotina de atendimento, sabemos que cliente nenhum gosta de ficar esperando na linha e este tempo perdido pode significar uma venda a menos. A fim de otimizar o tempo de resposta, o Business traz as seguintes opções:
Receba a todas e todos com boas-vindas. A Mensagem de Saudação garante uma resposta imediata, agradecendo o contato e avisando que logo o destinatário será atendido. É importante reforçar o link da sua loja nesse espaço, para o cliente descobrir mais produtos enquanto aguarda.
Também é a oportunidade de filtrar o interesse do leitor com perguntas específicas, convidá-lo para olhar o catálogo (saiba mais a seguir) ou continuar navegando na sua loja. Uma outra sugestão é avisar sobre produtos em promoção ou enviar uma mensagem de carinho.
Criamos este vídeo com o passo a passo de como criar a Mensagem de Saudação com um exemplo e boas práticas.
Sua loja virtual é 24 horas, mas e o seu horário de expediente? Caso o seu atendimento conte com uma jornada específica, como horário comercial, é útil informar seus contatos e não deixá-los à deriva até o dia seguinte - ou pior, esquecer de respondê-los. Reforce o link da sua loja para que ele continue navegando e para não perder vendas.
Também preparamos um passo a passo em vídeo para você acertar em cheio nesta comunicação.
Ferramenta muito útil para lojas que recebem perguntas recorrentes da audiência. Caso você já tenha pensado em um FAQ (Perguntas frequentes), desenvolva respostas abrangentes e as cadastre nessa área. Após a configuração, o WhatsApp Business completa a mensagem automaticamente ao invés de digitá-la por completo.
Ferramenta queridinha de quem fecha negócios pelo WhatsApp. O catálogo facilita o acesso ao link dos seus produtos na loja, sem nem precisar enviar mensagem. Outro ponto positivo da ferramenta é, durante a conversa, possibilitar o envio do catálogo completo ou produto específico. É uma maneira prática de repassar todas as informações de que o cliente precisa para tomar a decisão de compra.
Criamos mais um passo a passo rápido para você aproveitar por completo a ferramenta.
Ninguém gosta de perder uma oportunidade por falta de organização. Se o seu fluxo de mensagens no WhatsApp Business for alto, recomendamos que você utilize as etiquetas.
Esta opção possibilita organizar as conversas em andamento, selecionando cores e grupos para os contatos. Uma boa dica é usá-las para marcar clientes que merecem atendimento prioritário, ou então marcar aqueles que estão esperando trocas ou manutenção de produtos.
Mais uma facilidade do WhatsApp Business para a divulgação da sua loja. O link curto é uma maneira de direcionar o contato sem que seus clientes precisem adicionar o número de telefone na agenda. Só de clicar no link curto o usuário é direcionado para a tela do WhatsApp (seja no formato Web ou pelo celular).
Ao cadastrar seu WhatsApp Business, não esqueça de criar o link curto e compartilhar em suas redes sociais, no link na bio e até mesmo na biografia da sua loja. Lembre-se: WhatsApp é o canal favorito para a troca de mensagens do consumidor brasileiro.
Saber atender seus clientes é tão importante quanto ter um bom produto ou os melhores preços. A satisfação gerada por uma experiência incrível pode proporcionar uma recompra, ou a fidelidade e admiração dos seus clientes. Por essa razão que o WhatsApp Business se tornou um canal de atendimento completo, ágil para seus contatos e estratégico para as empresas. Seu cliente está lá, é familiar à ferramenta e está sempre atento às notificações pelo celular.
Mais que isso, utilizar a versão comercial proporciona bem-estar ao lojista ou profissional de atendimento, separando a sua vida pessoal e profissional, melhorando processos e qualificando o contato. Portanto adapte-se aos novos canais para melhor atender e veja as vendas da sua loja virtual decolarem.
Dica da Manu: com uma loja virtual o seu negócio é 24 horas, mas você não! Utilize o WhatsApp Business a seu favor e atraia mais clientes para o seu site com essa ferramenta!
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