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Comemorado sempre no dia 12 de junho, o Dia dos Namorados é uma das principais datas do calendário de vendas do ano. É quando o varejo se volta para os corações apaixonados e o nosso costume de presentear.
Assim como as lojas físicas e shoppings centers, o e-commerce sabe usar muito bem a força da data. As redes sociais são tomadas pelo clima romântico e inúmeras dicas de presentes de Dia dos Namorados. Assim, com link direto entre a divulgação e a venda, o online também surfa com ótimos resultados.
Ano passado o consumidor não decepcionou no presente de Dia dos Namorados. Só no e-commerce, o varejo digital movimentou mais de R$ 6,5 bilhões (All in, ClearSale e Neotrust). Categorias como moda e acessórios, beleza e perfumaria e eletrônicos puxam a fila de mais comprados e procurados.
O Dia dos Namorados aquece os corações e e-commerce. Sendo assim, veja nossa lista de ideias e dados importantes que farão o seu negócio se destacar e arrasar nas vendas online. Continue lendo!
No Brasil, o Dia dos Namorados é celebrado no 12 de junho. A data, por aqui, é inspirada na véspera da celebração de Santo Antônio, conhecido santo casamenteiro e padroeiro de muitas cidades pelo Brasil.
Mas certamente você já ouviu falar do Valentine’s Day (Dia de São Valentim), em filmes, livros e séries. Em outros países, sobretudo Estados Unidos e Inglaterra, a homenagem aos pombinhos é tradicionalmente celebrada em fevereiro.
A explicação da nossa diferença é unicamente comercial. Nos anos de 1940, existia a necessidade de criar uma atração para o consumo no mês de junho, um dos mais fracos de vendas da época. Como em fevereiro celebra-se o Carnaval no Brasil, o Dia de São Valentim nunca emplacou. Já o Dia de Santo Antônio, em junho, caiu como uma luva.
A data até hoje é um sucesso de público com os consumidores, e no e-commerce não para de crescer. O Dia dos Namorados tornou-se um dos principais dias do calendário de vendas para setores como moda, personalizados, sex-shops, vinhos, entre outros.
O retrospecto da data tem empolgado o e-commerce. Junto com o Dia do Consumidor, é uma das principais oportunidades para lojistas online fecharem negócios no primeiro semestre do ano.
Avaliando os últimos dois anos, que foram de pandemia, o Dia dos Namorados alcançou um novo patamar. Em 2021, faturou 28% a mais que o ano anterior e fechou a conta em R$ 3,3 bilhões (dados da All In | Social Miner). Já em 2022, um novo salto. Usando a mesma fonte de dados, o Relatório de Faturamento da All In apontou uma arrecadação de R$ 6,5 bilhões no período de um mês que antecede a data.
O recorte de período, em geral três semanas até a data, é imprescindível para o sucesso da ação. Antecipar as comunicações e o planejamento da sua marca contribui para o aumento nas vendas ainda em maio, ainda mais no e-commerce que conta com o tempo de recebimento dos produtos.
No quesito público, basicamente todos os mercados se apropriam da data. A sazonalidade das vendas é importante e o Dia dos Namorados preenche uma lacuna no nosso calendário. Afinal, foi para isso que foi criado, como alertamos no capítulo anterior.
Entretanto, a procura por produtos específicos cresce. No recorte de anos recentes, podemos ver a recorrência de setores como moda e acessórios, perfumaria e alimentos e bebidas, sempre figurando na data.
Portanto, para garantir a venda neste mercado aquecido, é importante despertar a intenção dos seus seguidores e produzir conteúdos que conversem com o presente de Dia dos Namorados. Veja a seguir, dicas para arrasar na sua divulgação.
Com a oportunidade em vista, chegou a hora de selecionar as melhores ideias de Dia dos Namorados para o seu negócio. Lembre-se, esta temática conta com alto engajamento do público nos canais sociais.
A data é tão importante para o e-commerce que já foi assunto do Unbox Ensina! Nosso momento de aula e troca sobre e-commerce e marketing digital com os especialistas da Unbox.
Veja os principais pontos para lançar uma promoção de sucesso.
O entendimento do seu público é o ponto de partida para datas com apelo emocional. Você tem conhecimento dos hábitos e interesses da sua persona? Mapear os comportamentos dos seus clientes fará a diferença.
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Quando falamos de Dia dos Namorados, o segredo está em aumentar a interação e a personalização. Elabore conteúdos e ações que coloquem o seu estoque em um contexto de presente romântico. Setores como moda e acessórios, lingeries, bebidas e presentes personalizados precisam estar atentos a este movimento.
Crie um clima específico para o evento. Além de interagir com novos consumidores, lembre-se que sempre é mais barato vender para quem já comprou da sua marca. Envie e-mail, mensagens e postagens para compradores falando das novidades e de uma eventual campanha de Dia dos Namorados.
Um bom controle de estoque é uma obrigação constante nas vendas online, mas em datas comemorativas ainda mais. Seus clientes esperam que o presente chegue a tempo e sem erros.
Projetar o seu fluxo de vendas pode antever situações desagradáveis como: produtos personalizados que ficam sem estoque, poucas unidades de determinado produto ou confusão com kits e combos.
Reserve um momento para estimar as suas vendas no Dia dos Namorados. Caso sua marca venda online a mais de um ano, vale a pena resgatar os resultados do ano passado. Compare seu histórico de vendas e compare com a evolução atual da sua marca, principalmente em datas e campanhas de desconto.
Invista no seu estoque com responsabilidade e não faça lançamentos e descontos de última hora.
Com a proximidade de datas comemorativas, tendências, temas, memes e anúncios tomam conta das redes sociais. Se você está no e-commerce e oferece uma experiência totalmente digital, faz parte interagir com esse movimento e adaptar sua comunicação para a data.
Neste cenário, aconselhamos o uso das redes sociais com postagens e dicas criativas para os pombinhos engajarem com a sua marca. Veja uma lista de dicas de como explorar o Dia dos Namorados:
Se quiser se inspirar em artes para o Dia dos Namorados, nós temos mais uma dica. Baixe o pacote de imagens da Unbox clicando abaixo e otimize sua criação de conteúdo para as redes sociais. Grátis, fácil de editar e divulgar nos seus canais.
💡 Embarque na trend, mas saia do óbvio.
Lembre-se sempre de personalizar a sua comunicação. Além das redes sociais, também é interessante adotar outras estratégias de marketing digital para aumentar o seu alcance, fechar parcerias e garantir a boa performance do seu site de vendas.
Para a maioria dos consumidores, é uma data para encantar com presentes marcantes. Nem sempre ele está em busca de algo específico, mas quer surpreender e ser surpreendido.
Assim, é uma boa ideia criar combos e kits especiais de Dia dos Namorados. Assim você engorda o ticket médio no seu e-commerce, e estimula o comprador a conhecer ainda mais o mix.
Para clientes Unbox, a sugestão é caprichar na montagem do seu Carrinho Unbox. Não precisa nem cadastrar novidades no seu Painel, mas montar o pedido perfeito para anunciar e oferecer aos seus clientes. Saiba mais sobre essa novidade exclusiva clicando aqui.
Cupons em datas comemorativas são uma forma de fisgar o consumidor e sair na frente da concorrência.
A compra por cupom é uma alternativa segura para medir o engajamento da sua promoção como um todo. Por exigir o cadastro do código pelo cliente (registrar o cupom na hora da compra), esta forma de desconto permite entender o sucesso da data e contribuir no planejamento de melhorias, parcerias e desenvolvimento da sua marca.
Outra estratégia interessante para cupons é oferecer desconto na primeira compra, proporcionando uma recompensa por interagir pela primeira vez. A ação pode chamar a atenção de mais pessoas, com mais indicações por parte dos clientes.
Pensada para você vender mais, a Unbox facilita todas as suas tarefas no e-commerce: organize seus produtos, divulgue suas ações nas redes sociais, venda com frete grátis e muito mais. Derrubamos todas as barreiras para o seu negócio dar certo, por aqui acreditamos que empreender é possível e o e-commerce é o meio.
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