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Somos impactados por influenciadores digitais todos os dias enquanto navegamos online. No Brasil, o marketing influência se tornou uma febre entre criadores de conteúdos e uma poderosa estratégia para empresas de todos os nichos e tamanhos.
Dados indicam que 61% dos usuários do Instagram já compraram por indicação de uma personalidade online. Isso acontece porque temos o hábito de pedir e dar indicação, e a opinião de pessoas famosas, queridas e próximas faz muita diferença no nosso comportamento.
Com tamanha popularidade entre os consumidores, as marcas e lojas perceberam a força de associar seus produtos aos influenciadores, até mesmo as pequenas e médias empresas. Como existem criadores de conteúdo de todos os tipos, a estratégia costuma ser efetiva, acessível e gerar resultados imediatos.
Neste artigo, você verá alguns dos pontos essenciais na hora de contratar influenciadores digitais e como planejar uma campanha de sucesso.
Influenciadores digitais são pessoas que ganharam credibilidade e seguidores em plataformas de mídia social, como Instagram, YouTube, TikTok, blogs e outras plataformas online. Geralmente compartilham conteúdo relevante de algum nicho específico, como moda, beleza, viagens, cultura pop, tecnologia ou lifestyle.
Como o nome sugere, os influenciadores são capazes de engajar fortemente sua base de público, criando uma pequena comunidade em seu entorno.
Como fonte de renda, usam essa audiência para colaborar com marcas e promover produtos, serviços e, com seu alcance, gerar conscientização, engajamento e também vendas diretas.
No Brasil, esse modelo é abraçado pelo público. Dados da Opinion Box mostram que 70% dos usuários do Instagram seguem algum influenciador digital, e 61% disseram já terem comprado algo que uma personalidade online indicou.
Com números como esses, os influenciadores digitais se tornaram o centro da estratégia de marketing de influência, ajudando as marcas a se conectarem com seu público-alvo de forma autêntica e impactante.
Antes de fazer contato, é preciso compreender se o influenciador digital está no contexto do seu negócio. Para isso, existem algumas categorizações para os criadores de conteúdo.
Por se tratar de uma estratégia em constante evolução, os conceitos divergem um pouco entre engajamento, volume e tipo de conteúdo compartilhado. Trouxemos alguns parâmetros famosos para você.
Alguns especialistas apostam na categorização por número de seguidores nas redes. A Hotmart, plataforma de educação e venda de produtos digitais, elaborou a seguinte pirâmide de influência.
Veja outros tipos de categorização para influenciadores digitais, cada um com o seu próprio estilo de conteúdo e área de expertise.
São personalidades famosas, como atores, músicos, esportistas, modelos e outras figuras conhecidas, que têm uma grande base de fãs e seguidores. Muitos deles construíram a sua audiência fora das redes sociais, e acumularam seus fãs nos perfis. Exemplos:
São influenciadores que possuem conhecimento e experiência em um campo específico, como saúde, moda, culinária, fitness, finanças, tecnologia, entre outros. Eles compartilham dicas, conselhos e insights em suas áreas de especialização. Exemplos:
São influenciadores que criam conteúdo em formato de blog ou vídeo, abordando uma ampla variedade de temas, desde moda e beleza até viagens, estilo de vida, maternidade, entre outros. Eles geralmente têm uma presença forte nas mídias sociais e são conhecidos por sua autenticidade.
São influenciadores com um número menor de seguidores, geralmente variando de milhares a dezenas de milhares. Apesar de terem um alcance menor, eles tendem a ter um público mais engajado e segmentado. Microinfluenciadores são populares em nichos específicos, nos quais sua opinião tem um peso significativo.
Influenciadores digitais que possuem um alcance local, ou menor em termos de número de seguidores, geralmente variando de algumas centenas a alguns milhares. Ao contrário dos tipos acima, os nanoinfluenciadores têm um público mais restrito e segmentado.
Muito bom para impacto local, sobretudo para marcas de cidades menores ou com interesse em geolocalização de público: restaurantes, deliverys, lojas de personalizados, etc.
Bom, agora que você já sabe o básico sobre o universo de influenciadores digitais, está na hora de organizar a sua empresa e planejamento para interagir com um. Veja o passo a passo a seguir com os principais passos para descobrir o nome e acertar em cheio na modalidade de parceria.
Antes de começar a procurar influenciadores digitais, é essencial definir o alvo da sua ação. Você, certamente, quer que a celebridade interaja com pessoas que fazem sentido para o seu produto ou marca.
Aqui cabe uma reflexão sobre dois aspectos:
Ao responder a essas perguntas, você poderá identificar os influenciadores que têm o público certo e podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos de marketing. Além disso, é importante ter em mente que nem sempre o influenciador com o maior número de seguidores é o melhor para sua marca. Considere fatores como engajamento, relevância e autenticidade ao escolher seus influenciadores.
💡 Guia de persona Unbox: relembre o seu público ideal antes de contratar um influenciador.
O que a sua marca está buscando? Além de faturar mais, existem outros detalhes que podem ser conversados com os criadores de conteúdo. Por exemplo, aumentar o número de seguidores nas suas redes sociais, atrair mais visitantes para o seu site, fechar negócio de determinado produto ou lançamento, ou até mesmo melhorar a reputação da sua marca.
Para cada objetivo pode existir uma ideia de conteúdo. Memes, vídeos engraçados ou educativos geralmente funcionam para melhorar o seu alcance. Enquanto vídeos de produtos e cupons são mais indicados para vendas diretas.
Existem basicamente duas formas de encontrar influenciadores digitais para sua marca: pesquisar na internet de forma ativa, listando nomes e perfis, ou com plataformas profissionais.
A pesquisa pessoal é importante nos dois casos. Liste pessoas que você já conhece, procure por hashtags do seu nicho de mercado, jogue no Google o nome de personalidades e junte o máximo de nomes possíveis.
A outra forma é entrando em contato com plataformas específicas para influencers. São agências que reúnem nomes e criadores que estão se destacando online.
A primeira forma é gratuita, mas exige pesquisa, mão na massa e o trabalho manual de entrar em contato com as pessoas. A segunda, é paga. Empresas como a Influency.me, a agência Squid e a Digital Influencers realizam todas as etapas da parceria.
Ao buscar influenciadores digitais para sua marca, é importante avaliar a interação e autenticidade deles. Verifique se os seguidores do influenciador são reais e se conversam com as postagens. Além disso, analise se o conteúdo publicado é autêntico e coerente com os valores da sua marca. Influenciadores que têm um alto engajamento e são autênticos têm mais chances de gerar resultados positivos para a sua campanha.
É comum que campanhas com influenciadores “floopem”. Geralmente isso acontece quando a marca não casa bem com a personalidade, ou o criador de conteúdo não gera o engajamento necessário.
Certifique-se de que ambos os lados entendam as expectativas e objetivos da campanha. Discuta detalhes como prazos, remuneração e direitos autorais. Uma parceria transparente e bem definida pode ajudar a evitar problemas e garantir o sucesso da campanha.
Existem algumas opções de modelo de contratação. Envio gratuito de produtos para divulgação, permuta, lucro por resultado, pagamento por seguidores, e por aí vai. Negocie com atenção.
Trabalhe em conjunto com o influenciador para definir um caminho. Ter um plano de conteúdo é uma boa forma de evitar surpresas, comunicações que não conversam com os valores da sua marca ou conteúdos rasos.
Defina prazos e o tipo de postagens da campanha. Isso pode envolver posts patrocinados nas redes sociais, vídeos, avaliações de produtos, promoções exclusivas para seguidores, entre outros formatos.
Por fim, deixe espaço para a criatividade do influenciador. Assim eles se sentirão mais à vontade para desenvolver a publi perfeita.
Após contratar um influenciador digital, este é o principal desafio. Converse sobre as suas expectativas com o criador de conteúdo e define metas internas. Vá além métricas de vaidade como número de curtidas e foque em alcance de contas, vendas e novos seguidores, por exemplo.
Analise os dados e faça ajustes para melhorar os resultados em campanhas futuras. Lembre-se de que o monitoramento e a avaliação são essenciais para garantir o sucesso contínuo da sua estratégia de marketing de influência. Também peça ao influenciador repassar os principais comentários a respeito da sua marca.
Uma dica é sempre utilizar links parametrizados para o acompanhamento via Google Analytics, ou então criar cupons de desconto específicos para o público do influenciador digital.
Garanta que a sua marca vai bombar online depois de fechar com influencer certo! Para isso, é essencial contar com uma boa plataforma de e-commerce, como a Unbox.
Pensada para você vender mais, concentramos a sua loja virtual, soluções de vendas, meios de pagamento e logística em um só lugar. Assim você tem tempo para pensar nos seus produtos, parcerias, melhorar a divulgação da sua marca, atendimento e gestão da sua empresa.
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