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As vendas pela internet caíram nas graças do consumidor brasileiro. Ano após ano, o e-commerce apresenta crescimento no mercado brasileiro, sempre batendo marcas e ganhando volume de transações. Acelerado pela pandemia, os anos de 2020 e 2021 foram essenciais para a consolidação do formato de vendas pela internet, sobretudo com as restrições no comércio local.
Resultado: em 2021, pela primeira vez na história, o comércio eletrônico supera as vendas em shopping centers do país. Os dados são da da gestora Canuma Capital, publicado essa semana pelo jornal O Estado de São Paulo, e confirmado pelo E-Commerce Brasil - maior portal sobre comércio eletrônico nacional.
Em valores, segundo a Conuma Capital, as vendas online atingiram os R$260 bilhões em 2021, superando os R$175 bilhões arrecadados nos 601 shoppings espalhados pelo País, com um total de 110.938 lojas.
Veja detalhes.
É importante avaliar o recorte dos últimos dois anos - e os impactos da pandemia em nosso modo de consumo. A previsão para o e-commerce sempre foi otimista, visto o histórico de bons números, mas a partir de 2019 o mercado online decolou.
Segundo o mesmo estudo da Conuma Capital, o salto de 2019 para 2021 nas vendas pela internet foi de 62,5% em receita. Enquanto os shoppings e o varejo local se reinventavam para atender o público em meio às restrições, o e-commerce atendia parcela deste mercado. Se tratando de shoppings centers, a perda de fatia de consumidores para o comércio eletrônico representou cerca de R$35 bilhões.
Centros de compras, lojas e comércio de rua também sentiram o avanço: em relação à participação no varejo restrito (que não inclui na conta as vendas de veículos e de material de construção) o e-commerce saltou de 6,8% em 2019, para 12,7% no ano passado.
Notícias como essa só comprovam a tese que não existe mais a possibilidade de se trabalhar apenas offline. É preciso se adaptar para o digital de maneira inteligente, mesmo nos cenários mais tradicionais. Com o avanço do e-commerce, o chamado omnichannel (multicanalidade em português) possibilita um maior alcance de marca, mais vendas diretas, abrange mais perfis de consumidores e atende até a demanda do cliente comprar do conforto do lar.
Movimento que também valoriza a loja física. No caso dos shopping centers, a compra já se tornou atualmente uma commodity, algo que já fez com que os shoppings se adaptassem para um modelo de centro de serviços, no qual o comprador passeia, se diverte, pode ir ao cinema, experimentar um restaurante diferente e ainda leva um presente.
A loja posiciona, agrega credibilidade, confiança e abrangência de marca. Enquanto na loja virtual o foco total é conversão de clientes. Por isso os especialistas atestam o D2C (do inglês, “Direct to Consumer”) como um dos principais aprendizados para o pós-pandemia. Existe a necessidade latente das empresas conhecerem cada vez mais seus consumidores, e a experiência de venda direta pode amadurecer muito o contato, estreitando a relação e dando uma visão mais ampla do mercado sem o viés do intermediário ou ambiente.
Estratégias como a omnichannel não se tratam de uma concorrência entre um canal sobre o outro, como é o caso da loja física e da loja virtual. Mas sim da integração de possibilidades para alcançar mais clientes e conquistar o mercado.
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