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Você já ouviu falar na Black Friday Verde e Amarela? Pois ela existe, e vem movimentando o comércio online e offline nos últimos dois anos. Inspirada em outras datas que são fenômenos de vendas, a Semana do Brasil é uma iniciativa com parceria do Governo Federal para aquecer o mercado e incentivar a interação entre lojistas e consumidores no mês de setembro, em virtude da Comemoração da Independência do Brasil.
A Semana do Brasil surgiu com um objetivo muito claro: aquecer o varejo nacional em setembro, mês que costuma apontar uma queda no consumo em relação aos outros meses do segundo semestre. Antes da Black Friday ser um sucesso por aqui, a segunda metade do ano era marcada apenas pelos Dias dos Pais, Dia das Crianças e Natal, deixando espaços para possibilidades nos demais meses.
Como trouxemos em nosso calendário do segundo semestre, as datas comemorativas contam com apelo especial do consumidor brasileiro, e devem estar no radar de todas e todos os lojistas. Vamos agora entender como se preparar para vender mais na Semana do Brasil que se aproxima.
Criada em 2019, a Semana do Brasil é uma iniciativa da parceria do Governo Federal com o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV). O evento já conta com site e uma dinâmica que inclui tanto compradores, quanto lojistas. O portal se propõe a cadastrar lojas para divulgar promoções e aproximar clientes, que recebem cupons de desconto e as novidades dos vendedores durante o decorrer da semana.
Além do fomento das marcas cadastradas, a Semana do Brasil se propõe a divulgar a data e popularizar a ação de vendas no mercado local. Em 2020, no seu segundo ano, só o e-commerce brasileiro apontou um faturamento de R$ 2,3 bilhões, e um crescimento de cerca de 25% em relação ao mesmo período do ano passado.
Este ano a Semana do Brasil está programada para ocorrer entre os dias 2 e 12 de setembro. Com a evolução do e-commerce nos últimos meses e a flexibilização do comércio local, as expectativas são ainda maiores.
Agora que você sabe que a data está acelerando negócios há dois anos por todo país, chegou a planejar uma estratégia eficiente para aproveitar a oportunidade.
Anote as dicas abaixo para vender muito durante a Semana do Brasil!
Estruturar a promoção na sua loja virtual é o grande ponto de partida, e existem aspectos que necessitam de atenção para prever riscos e garantir o sucesso da campanha. O primeiro, e muitas vezes ignorado, é definir um objetivo principal da ação de vendas no seu e-commerce. Lembre-se, vender mais não é exatamente um objetivo, deve-se ir além para criar uma estratégia mais eficiente. Algumas perguntas podem ajudar:
Após definir o foco, continue o seu planejamento nos próximos passos.
Como citado, a Semana do Brasil é um evento com data marcada. Entretanto, não existe nenhuma obrigatoriedade na condução da campanha por parte dos lojistas. Lembrando sempre que uma boa promoção tem início, meio e fim, estipule os dias do calendário no qual a sua loja estará envolvida na ação de vendas.
O pré-campanha, período que antecede a data estipulada, pode ser utilizado para o lançamento de teasers (prévias de marketing para chamar a atenção) nas suas redes sociais, preparação do público, estoque de produtos com preço especial. Ao longo da Semana do Brasil, devem ser comunicados os descontos, diferenciais de experiência e uso, além do engajamento dos clientes nas compras. E o fim, prazo limite para compras com condições especiais e análise de resultados.
Por mais que a atividade de análise da promoção seja trivial, é importante, no caso da Semana do Brasil, uma avaliação mais profunda das vendas e interação de clientes. Lembre-se que nos próximos meses teremos datas fortíssimas como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, e o amadurecimento da sua loja é importante para ações futuras.
Descontos enchem os olhos do público, mas será mesmo que enchem o caixa? O impulso de possibilitar preços incríveis e sobressair à concorrência deve sempre ser calculado, evitando assim dores de cabeça futuras. Antes de mais nada é preciso avaliar três pontos:
Retorno em receita:
Importante: o cálculo acima é só um exercício para facilitar a visualização dos efeitos da aplicação de descontos. Aplique a progressão dentro da realidade do seu produto, mercado e margem de lucro real.
Depois de uma experiência de compra bem-sucedida, é necessário completar o ciclo com uma entrega eficiente. Questões como prazo extrapolado, alto custo e complicações com o frete tendem a estressar os clientes. Porém, quando usado corretamente, o envio de produtos pode ser um aliado interessante na sua promoção.
Em campanhas de vendas concorridas como Semana do Brasil e Black Friday, uma das vantagens que mais atraem clientes são as dinâmicas de frete. Apurado pela pesquisa de comportamento do consumidor, 65,5% dos entrevistados apontaram este ponto como um dos mais sensíveis na decisão de compra.
Na Unbox, possibilitamos todas as modalidades de frete para a sua loja virtual. Desde a retirada na loja, PAC e Sedex dos Correios, até o cadastro de transportadoras locais.
Em caso de ações específicas, vale calcular a oportunidade de oferecer frete fixo para todas as regiões do Brasil, ou até mesmo arcar com os custos de envio em compras de ticket médio mais alto.
Na plataforma da Unbox você consegue adequar cada uma das ideias citadas na sua loja. E com o apoio do nosso time de marketing nunca mais perde a oportunidade de aproveitar uma promoção com a sua marca.
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