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Todos os dias você é bombardeado por alguma promoção no e-commerce ou no universo de vendas online. No seu e-mail, nas suas redes sociais, por notificações em aplicativos e até mesmo enquanto assiste TV, algo que há cinco anos parecia improvável. Mas o que será que as melhores promoções têm em comum e como planejar estratégias para a sua pequena empresa?
Realizar uma promoção no e-commerce pode ser muito interessante para o seu negócio, por várias razões. Razões como alavancar suas vendas, esgotar um estoque, fortalecer a imagem da empresa, fidelizar clientes, entre outras possibilidades. Mas tudo isso passa pelo seu objetivo principal.
Segundo pesquisa divulgada pela Terra, 61% dos consumidores compram pela internet pensando primeiro no melhor preço. Enquanto outros 58% alegam que encontram boas promoções online. Dados que justificam a popularidade de ofertas no e-commerce e como os lojistas estão se reinventando na divulgação de produtos.
Porém é essencial ter em mente: tão importante quanto vender, é vender bem.
Uma boa forma de começar a sua jornada é ler este artigo e já ir pensando no seu calendário de vendas. Planejar o ano inteiro, destacando as datas mais importantes, lançamentos e o seu estoque é uma ótima maneira de aproveitar todas essas possibilidades. E até nisso a Unbox pode ajudar, com o Calendário Venda Mais 2022 de datas pertinentes deste ano.
Veja agora os principais pontos na hora de planejar, divulgar e conquistar mais clientes com a sua promoção de vendas online.
Como citado, o embalo de uma data comemorativa pode ocasionar uma promoção ou um desconto para vendas online. E é neste impulso que uma boa intenção pode se tornar uma dor de cabeça, implicando em baixa margem de lucros, complicações de logística e dor de cabeça com os consumidores por diversas razões (produtos sem estoque, sobrecarga no atendimento, trocas, etc).
Estruturar a promoção na sua loja virtual é o grande ponto de partida, e existem aspectos que necessitam de atenção para prever riscos e garantir o sucesso da campanha. O primeiro, e muitas vezes ignorado, é definir um objetivo principal da ação de vendas no seu e-commerce. Lembre-se, vender mais não é exatamente um objetivo, deve-se ir além para criar uma estratégia eficiente. Algumas perguntas podem ajudar:
Qual dessas perguntas responde a principal necessidade da sua marca hoje?
Antes de sair anunciando o desconto, volte um passo e planeje. Alguns pontos são essenciais para garantir o sucesso das suas vendas online. Entenda os desafios e as boas práticas no passo a passo abaixo.
Já pensou nas perguntas que deixamos no tópico anterior? Se não, volte e responda.
Definir o objetivo da sua campanha é o primeiro passo para mapear o esforço necessário, estipular os valores a serem investidos (descontos, anúncios, etc.) e projetar o sucesso da sua promoção.
A partir de um objetivo específico, é possível enumerar todos os seus canais de divulgação (redes sociais, WhatsApp, e-mail e anúncios) e até mesmo o tom da sua campanha (mais comercial, para mais engajamento, para ativar clientes antigos, etc). Por exemplo, se o seu objetivo é vender todas as unidades de um determinado produto em estoque, uma saída é apelar para a escassez e salientar na loja uma contagem regressiva com desconto. Ou então anunciar que o produto irá sair de linha. Para mais ideias neste caminho, acesse nosso conteúdo sobre Gatilhos Mentais.
Enfim, comece pelo objetivo para dar asas à imaginação.
Sua campanha de promoção envolverá custos com divulgação? Então anote estes valores e coloque uma meta de vendas que cubra este investimento. Um bom planejamento leva você do ponto A ao ponto B, calculando esforços e resultados.
Lembrando que o centro de qualquer promoção é sempre o comportamento do consumidor. Cuidado com promoções no final do mês se o seu cliente busca sempre o melhor preço, por exemplo. O período da campanha está relacionado com os hábitos de consumo, canais de divulgação e atendimento.
Por fim, projete um ponto de chegada, estipulando um marco de sucesso para as suas vendas. Ao longo do período da ação, analise se os resultados estão caminhando para o esperado, e não hesite em colocar alguma correção de desconto ou prazo em curso.
Todo lojista lança uma promoção esperando que ela seja um sucesso de vendas, correto?
Pois acredite que ela será e garanta a logística e entrega de seus produtos para não frustrar ninguém. É comum que em ações de vendas o estoque caia rapidamente, demandando atenção com a divulgação de ofertas, gestão de pedidos e prazos de envio com os clientes.
Prometa o que puder cumprir e esteja online para tirar dúvidas em relação à logística. Uma boa promoção não pode ser manchada por uma crise de experiência de compra.
Onde está seu público? Vá até lá e converse com ele sobre as novidades e a sua promoção.
Uma ação de vendas atinge seu objetivo quando é destinada à persona ideal. Ou seja, o público que terá a sensação de que a promoção foi feita pensando nele, curtindo e comprando os produtos.
Se você ainda está em dúvida sobre a persona, acesse o guia da Unbox, descubra o melhor canal para conversar com estas pessoas e mapeie as ações necessárias.
As redes sociais são um excelente termômetro se a sua audiência está pronta para comprar. Faça perguntas, estimule a curiosidade perto do lançamento da campanha e faça o burburinho acontecer. Se possível, prepare seu público, crie uma lista de interessados e faça um pré-lançamento, por exemplo. Esta é a forma mais eficiente de garantir resultado logo nos primeiros dias de promoção.
Para entender que tipo de conteúdo gera engajamento, acesse nosso artigo sobre o tema clicando aqui.
Com objetivo, investimentos, descontos e canais de divulgação definidos, chegou a hora das ideias. Você não precisa necessariamente de um grande contexto para movimentar as vendas, mas é interessante ter em mente que o consumidor brasileiro adora o aspecto cultural da promoção.
É algo muito particular do nosso consumidor utilizar as datas comemorativas como o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday, e até mesmo feriados como Páscoa, Natal, Carnaval e tantos outros para se preparar financeiramente. O ponto é utilizar essas datas sazonais para gerar identificação com as pessoas, levando-as a criar experiências reais, vínculos afetivos como lembranças e troca de presentes, e não apenas o impulso da compra. No próprio Dia do Consumidor a intenção de compra subiu para 42% em 2022.
Veja como usar o calendário e outras ideias para alavancar suas vendas online.
Uma tradição que as vendas online trouxeram do comércio tradicional. As promoções no e-commerce também acompanham os feriados e datas festivas, mobilizando seus consumidores com descontos, cupons e condições especiais. O calendário Venda Mais! da Unbox propicia oportunidades em absolutamente todos os meses do ano, rendendo conteúdo desde as datas mais clássicas do comércio como Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais, até dias que surgiram do e-commerce, como a Black Friday e o Dia do Consumidor.
Uma vantagem de utilizar datas comemorativas é justamente este apelo cultural de esperar por promoções. O cliente se prepara para gastar no calendário, e começa a pesquisar seus produtos favoritos com antecedência. Datas como a Páscoa, na qual tradicionalmente se troca doces e ovos de chocolate, as lojas e produtores especializados se programam para proporcionar uma oferta mais interessante que os mercados tradicionais. O mesmo ocorre com as lojas na Black Friday, no setor de vestuário no Dia das Mães e tantos outros exemplos.
Um dos segredos para arrasar em promoções inspiradas em datas comemorativas é antecipar.
Como o Dia, propriamente dito, representa uma janela curta de tempo para o consumidor, o ideal é projetar uma semana ou até mesmo mês de ofertas. Assim, os compradores passam a receber estímulos de compra com mais prazo e podem se organizar em relação ao pagamento e recebimento do produto.
A internet é repleta de oportunidades. Ou seja, muitos consumidores não medem esforços na hora de pesquisar o melhor preço e capricham na busca. Muitas vezes, com tantas opções disponíveis online, o que acaba influenciando a compra é o valor final do produto. Neste contexto, torna-se imprescindível pesquisar a concorrência para entender os valores praticados e monitorar os movimentos do mercado.
Além da estratégia de desconto no valor (e cuidado para não perder muita margem), outro ponto sensível na promoção de preço é a credibilidade da loja e marca. Nem sempre descontos mirabolantes e porcentagens OFF são bem recebidas pelos consumidores. Monitore o mercado, mas não faça qualquer negócio.
Sempre que optar por uma estratégia de desconto e preço, preocupe-se em estabelecer um contexto favorável e que justifique. Já falamos das datas comemorativas e o seu apelo cultural, mas é possível explorar também: últimas unidades do estoque, última oportunidade antes de subida de preço, lançamentos e novas coleções, desconto para clientes fiéis, entre outros
Vale lembrar também: toda a atenção na hora do cadastro técnico e de características do produto em promoção. Sempre utilizar fotos de boa qualidade e garantir a logística de entrega e o valor do frete.
Para garantir a credibilidade da sua marca, vale uma lida no manual da Unbox de boas práticas.
Uma das mais populares promoções para lojas virtuais. Mesmo com a ampla inclusão dos consumidores ao varejo digital, o valor do frete e o prazo de entrega ainda mexem com os compradores. Apurado pela pesquisa de comportamento do consumidor da Opinion Box, 65,5% dos entrevistados apontaram este ponto como um dos mais sensíveis na decisão de compra.
A promoção frete grátis é comum em dois cenários:
Para ambos os cenários há um contexto: no primeiro caso é um investimento absorvido pelo lojista para valorizar a compra do seu produto. Deixa sensação de que o cliente está pagando só pelo item.
Já no segundo caso, o valor da entrega está integrado ao lucro da sua venda online. Ou seja, o cliente compra mais com a sensação de que o negócio valerá a pena em função do desconto no frete.
Ambos os casos o estímulo está em proporcionar um investimento "palpável" por parte do cliente, no qual ele tem a sensação de pagar melhor, em outras palavras: sair ganhando.
Uma excelente forma de fidelizar e entender como o seu público está reagindo à divulgação.
A compra por cupom é uma alternativa segura de medir o engajamento da promoção. Por exigir o envolvimento ativo do cliente (no caso, o ato de inserir o cupom na hora da compra), esta modalidade permite comprovar a efetividade de e-mails, parcerias com influenciadores, anúncios em redes sociais e demais frentes.
Tudo começa com o contato personalizado: você prepara a comunicação específica para falar com a pessoa, leva até o site, comprova a jornada de compra e consegue bater o investimento da trajetória até a confirmação do pagamento.
Na Unbox, você ainda conta com a solução do Carrinho Unbox - a forma de vender que deixa a jornada do seu cliente ainda mais fácil.
Outra estratégia interessante para cupons é oferecer desconto na primeira compra, cadastro na loja ou indicação de clientes, proporcionando uma recompensa por interagir pela primeira vez. A ação pode chamar a atenção de mais pessoas, com mais indicações por parte dos clientes e possíveis recompras.
Depois de todo o planejamento vem a parte principal: converter interessados em clientes. Coloque toda a sua estratégia em prática com a solução perfeita de experiência para vendas online: a Unbox.
Pensada para você vender mais, a Unbox facilita todas as suas tarefas no e-commerce: organize seus produtos, divulgue suas ações nas redes sociais, venda com frete mais barato para todo Brasil e muito mais.
Começar é mais fácil do que você imagina: é possível criar uma loja virtual em apenas 5 minutos, com um único cadastro e 15 dias gratuitos para testar a plataforma.
Qualquer dúvida de como criar a sua conta na Unbox é só chamar nos botões ao lado para falar com nosso atendimento via chat e WhatsApp. Faça como mais de 3.000 lojistas de todo Brasil e conte com uma plataforma de vendas online completa para conquistar mais clientes.
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