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Um desafio de empreender online é ter uma marca forte, ativa nas redes sociais e que confirmem a autoridade da sua loja online. Existem estratégias para ajudar empreendedores a criarem presenças mais consistentes e profissionais na internet e, com isso, vender mais.
A Unbox trouxe esse tema como um dos principais destaques do evento Sua Primeira Black Friday para ajudar a sua marca a profissionalizar sua presença online.
As redes sociais são a vitrine para o seu negócio atrair mais clientes, mas, para você realmente envolver as pessoas com a sua marca, você precisa ter uma criação de conteúdo consistente e encantadora.
Apesar da criação de conteúdo para Instagram e Facebook ser um desafio para quem empreende online, é muito importante entender que criar conteúdo é diferente de criar conteúdo de marca.
Afinal, todo mundo na internet é um criador de conteúdo atualmente, pois todo mundo está compartilhando fotos e vídeos. Logo, antes de você postar qualquer conteúdo das redes sociais da sua marca, você precisa se perguntar:
Ao publicar um post no feed, stories ou reels, os empreendedores precisam ter um olhar mais estratégico ao criar conteúdo. Assim, você otimiza seus posts para garantir que as pessoas que vão conhecer o seu perfil sejam convertidas em seguidores e que seus seguidores se tornem clientes fiéis.
Então, conteúdo de marca é aquele que reforça o relacionamento que você deseja criar com o seu público. Mesmo que o apelo não seja exclusivamente comercial, essas publicações devem fortalecer a confiança do cliente no seu produto para criar uma conexão mais próxima, forte e eficiente.
Os conteúdos da sua marca precisam ser focados em pessoas. Quando você for fazer uma publicação, não crie o conteúdo pensando no algoritmo. Você precisa concentrar em se conectar com as pessoas para que elas mostrem ao algoritmo como o que você está postando é realmente importante para elas.
Para facilitar ainda mais, você pode se perguntar: como eu vou impactar (positivamente) a vida das pessoas com esse post?
Como já falamos em outros blogs, conhecer a sua persona facilita o processo de criação do conteúdo para sua marca porque você entende melhor quais são as melhores estratégias para se relacionar com o seu cliente ideal.
Afinal, o que conecta as pessoas são boas histórias. Por isso, conheça a história do seu cliente e conte a sua para ele para que ele perceba o quanto vocês têm em comum.
Além disso, é o seu produto precisa deixar claro quais são os problemas que ele vai ajudar o cliente a resolver e, com uma boa estratégia de criação de conteúdo para a sua marca, você pode utilizar a comunicação da imagem para criar impacto e ter um padrão visual para vender mais.
Para criar um padrão visual para as redes sociais da sua marca, você não precisa se preocupar em manter uma sequência de publicações específica (como foto do produto, seguida de post com frase de impacto, uma foto de bastidores e voltando para foto do produto).
Você pode fortalecer a imagem do seu negócio com repetições de cores dentro da mesma paleta, das fontes que já costumam ser usadas na sua loja online e de modelos de posts que atraem a sua persona e conversam com o seu produto e a sua marca.
Para criar posts profissionais e lindos para Instagram, Facebook e outras redes sociais, você não precisa investir em contratar um designer ou se sentir inseguro em tentar fazer sozinho as suas artes. O Canva é uma ferramenta simples e gratuitas que traz modelos de posts para facilitar a sua vida e tem um uso bem intuitivo.
A ferramenta pode ser usada no computador e pelo celular e permite que você aproveite modelos criados por designers e fazer os ajustes para inserir fotos do seu produto, escolher usar as cores da sua marca e trocar outros elementos. Além disso, você pode redimensionar as peças para aproveitá-las em diferentes redes sociais. Assista uma aula gratuita sobre como fazer conteúdos profissionais para o seu negócio usando o Canva no perfil da Unbox.
Além de publicar conteúdos que reforcem a presença da sua marca nas redes sociais, você pode criar anúncios no Instagram e no Facebook para atrair mais pessoas para o seu perfil. Uma das principais dúvidas dos empreendedores em relação à divulgação de seu negócio é como fazer posts patrocinados e como medir o retorno dessas publicações impulsionadas.
Aqui estão algumas recomendações para você investir em impulsionamento de conteúdo e criar excelentes anúncios no Instagram e no Facebook:
Embora o próprio aplicativo ofereça essa opção para você patrocinar os seus posts de um jeito mais rápido e simples, você não consegue otimizar características importantes do anúncio para garantir os melhores resultados.
Usar o botão de “promover” abaixo das suas publicações impede você de escolher quais são as pessoas que você deseja impactar com esses anúncios e, com isso, você aumenta a chance de não ter bons resultados. Use a plataforma do Facebook Ads para criar anúncios mais eficientes, tanto no Facebook quanto no Instagram.
Quando falando de anúncios, os criativos são as imagens ou vídeos que vão comunicar visualmente o seu conteúdo e convencer o cliente a fazer a ação que você espera dele.
Use as cores da sua marca, mas explore o contraste entre elas para criar mais impacto visual e deixar claro quais são as informações que você deseja destacar. Além disso, você pode usar fotos dos seus produtos, animações, vídeos e utilizar os formatos de 1080x1080 (post no feed) ou 1080x1920 (tamanho do story).
A principal vantagem de criar o seu anúncio na plataforma de gerenciamento do Facebook Ads é porque você consegue definir melhor as pessoas que você deseja impactar através de características como interesses, idade, localização e até interação com as suas páginas no Facebook e no Instagram.
Ao configurar o conjunto de anúncios, você vai definir quais são as características mais importantes das pessoas que você espera atingir com esses posts patrocinados e, melhor ainda, quais detalhes você deseja excluir do seu alcance.
Ou seja, se você quiser que o seu post apareça apenas para as pessoas em um bairro, mas que não atinja moradores de outro bairro, por exemplo, você consegue fazer essa configuração facilmente. Isso faz com que o seu investimento seja bem aproveitado e você atraia clientes mais qualificados.
Dica: Fique atento ao número que é indicado para alcance potencial. Isso vai fazer você entender melhor se o seu público está bem definido e próximo da sua persona e também se o gasto provável é compatível com o seu orçamento.
Os anúncios de Facebook e Instagram permitem que você faça campanhas de reconhecimento, consideração e conversão. Você deve saber o seu objetivo com cada post patrocinado para entender melhor os resultados e não se frustrar.
Anúncios com foco em alcance e reconhecimento de marca. Os anúncios de reconhecimento são mais utilizados para estratégias que querem impactar o maior número de pessoas possível.
Anúncios com foco em tráfego, envolvimento, mensagens, preenchimentos em cadastros e até visualizações em vídeos. Os anúncios com foco em consideração costumam ser as principais apostas de marcas que desejam aumentar o engajamento em seus perfis ou que querem crescer a sua base de seguidores e de clientes.
Anúncios com foco em conversão (registros em formulários, por exemplo), vendas do catálogo da sua loja online ou aumentar o tráfego para o seu site ou outra página de sua escolha. Os anúncios com foco em conversão são ótimos para marcas que desejam atrair com uma abordagem mais comercial e qualificada.
É importante saber a sua principal necessidade ao criar um anúncio para saber qual a melhor opção considerando o objetivo e também o investimento, já que algumas campanhas cobram através de impressões (quantas vezes o anúncio foi visto) ou cliques (a pessoa efetivamente clicando para ser direcionada para a ação que você queria que ela fizesse).
O Marketing de Conexão considera que o principal foco na produção de conteúdo deve ser em criar conexões verdadeiras entre quem produz conteúdo na internet e quem consome esse conteúdo. No caso da sua marca, essa estratégia pode estreitar relações com os seus clientes para que eles se tornem a sua comunidade.
O conceito de comunidade é sobre a sua base de clientes ser tão próxima da sua marca, dos seus produtos e do seu propósito que você cria um relacionamento de confiança próximo de uma amizade.
Assim, além dos seus clientes confiarem muito na sua história, todos os seus clientes acabam criando uma rede de conexões que se apoia por ter você como amiga em comum. Para que a sua marca seja a melhor amiga do seu público, você deve se posicionar para que ela saiba que sempre pode contar com você.
Um dos diferenciais do Marketing de Conexão é o foco nas relações a longo prazo. Por isso, é indispensável contar a sua história e ser verdadeiro na forma como você se apresenta, já que você espera que essa conexão ainda faça sentido por muito tempo.
Assista uma aula sobre Marketing de Conexão no perfil da Unbox.
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