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Nos últimos 10 anos, o volume de vendas pela internet sempre cresceu. Mesmo antes da pandemia provocada pelo Novo Coronavírus, o consumidor brasileiro foi se acostumando e pegando confiança para comprar online. Houve o grande salto de 47% no aumento de faturamento em 2020, e a previsão é otimista para um novo aumento de 26% em 2021.
Sinais de que o mercado de vendas pela internet no Brasil está consolidado entre consumidores e marcas. Setores como vestuário, eletrônicos, alimentação e informática puxam a fila, mas hoje há espaço para praticamente todos os produtos no varejo online.
Esse cenário otimista do e-commerce conversa muito bem com o empreendedorismo brasileiro. A veia empreendedora do nosso povo fomenta muitas ideias de negócios, mas saber como começar e rentabilizar às vezes é um desafio.
Portanto, se você é dono de uma pequena ou média empresa e já possui loja física, ou tem um produto promissor em mãos, descubra a seguir uma série de razões para começar a vender pela internet.
Como citamos anteriormente, hoje a compra pela internet é amplamente aceita pelos consumidores brasileiros. O que significa que estamos desenvolvendo hábitos novos a partir deste fenômeno.
Segundo a pesquisa desenvolvida com consumidor digital em 2020, alguns dos argumentos mais citados por compradores que optam pelas lojas virtuais são: a praticidade, a facilidade de comparar preços, as promoções e a boa experiência de compra.
A praticidade é sem dúvidas o ponto mais fácil de compreender. Se antes você precisava se deslocar até uma loja, procurar pelo produto, pesquisar preços em concorrentes, conversar com o vendedor, experimentar, negociar e pagar, em uma loja virtual é possível realizar toda essa jornada do sofá de casa, com o seu smartphone.
Outro aspecto incrível da praticidade é efetuar a negociação a qualquer hora do dia ou da noite. Para o comprador, possibilita organizar melhor seu tempo, livre das limitações dos horários e do trânsito até o comércio. Já para o lojista, é a certeza de que pode fechar negócios 24 horas por dias sem a necessidade de contar com mão de obra humana para isso, além da economia de todo o investimento necessário para manter uma estrutura física (aluguel, luz, mobiliário, etc.).
A facilidade de comparar preços está a uma busca no Google de distância. Se tratando do comprador, basta pesquisar a respeito do produto para encontrar uma série de anunciantes, artigos, conteúdo de unboxing, prós e contras sobre o produto.
Já para quem vende, a internet é uma importante ferramenta de pesquisa de concorrência e mercado, ajudando a posicionar melhor a sua loja em relação aos concorrentes. É possível amadurecer a argumentação de vendas e entender, até mesmo com a participação dos próprios consumidores via feedbacks e comentários, a percepção do produto.
As promoções e datas do comércio caíram como uma luva na dinâmica de vendas pela internet. Com a presença ativa de marcas e consumidores nas redes sociais, além das diversas estratégias possíveis via marketing digital, ficou mais fácil e barato impactar clientes online. Se antes os custos com marketing, propaganda e publicidade eram um desafio para os lojistas, o dinamismo no uso do Facebook, Instagram, WhatsApp e TikTok possibilita um canal direto para publicações, troca de mensagens ou anúncios mais acessíveis.
Datas como Black Friday, Cyber Monday, Dia do Orgulho Nerd, Dia do Livro e outras se juntaram com as já tradicionais datas do comércio, como Natal, Páscoa, Dia das Mães e Dia do Consumidor. Para não se perder e planejar com estratégia em cada uma dessas datas, na Unbox desenvolvemos o Calendário Venda Mais 2021! Um guia completo com todas essas oportunidades e dicas de conteúdos para vender mais e posicionar a sua marca corretamente no digital.
Uma boa experiência de compra online envolve uma série de fatores como credibilidade de marca, performance da loja virtual, métodos de pagamento e logística eficiente, além da apresentação dos produtos. Apesar das suas complexidades, a plataforma da Unbox pode ajudar com boa parte destes fatores, abrindo caminho para que você possa focar na qualidade da sua entrega.
Antes de tudo, a marca e a própria loja virtual precisam passar a credibilidade necessária para o seu visitante. Se no ponto físico existe um trabalho de caracterização da loja e decoração, por exemplo, a loja virtual exige um estudo de identidade da empresa, presença estratégica nas redes sociais e comunicação em geral. Aqui na Unbox já abordamos esses pontos essenciais em nosso guia de profissionalização de marca. A partir de uma primeira boa impressão fica mais fácil se conectar com o cliente e agregar interesse aos seus produtos e serviços.
Outro ponto que a Unbox antecipa para você é a performance da sua loja virtual. Para vender pela internet alguns fatores técnicos influenciam na experiência do seu cliente navegando na loja. Como o tempo de carregamento do seu site, o fluxo de informações, apresentação dos produtos e o fato dele ser responsivo (sites que se adaptam ao formato da tela do seu monitor, celular ou tablet sem perder qualidade) - e tudo isso já vem pronto com a plataforma da Unbox.
Apesar de técnicos, estes pontos possibilitam que seu futuro cliente encontre tudo o que precisa, compre com autonomia e precise de você, no máximo, para tirar uma dúvida ou outra.
Para caprichar nas descrições e ajudar a sua loja a ser encontrada pelos buscadores como o Google, preparamos um guia de SEO (Search Engine Optimization) com mais dicas e aspectos técnicos fáceis de serem colocados em prática.
Um aspecto crítico da experiência do cliente é a logística de pagamento e entrega. Crítico porque se praticidade é a principal vantagem para os consumidores comprarem online, o tempo de entrega e o custo do frete são as principais desvantagens. Se existe, ainda, alguma resistência com o comércio eletrônico está no fato do cliente não sentir o produto nas mãos e não poder levá-lo na hora para casa.
A melhor forma de antever problemas é ser 100% sincero em relação a estoque e tempo de entrega. Nas informações dos produtos não deixe nenhuma dúvida a respeito do tema e, se possível, tente surpreendê-lo com exatidão na hora da entrega ou até antecipando prazos. Hoje, um dos pontos altos das compras pela internet é a espera e o prazer de receber o produto em casa, portanto não frustre os seus clientes com longas esperas ou remarcações.
Em relação ao formato de pagamento, credibilidade e segurança são palavras-chave. Para vender pela internet é fundamental contar com integrações e formas de pagamento seguras, variedade de bandeiras de cartões de crédito, opção por boleto e certificados de segurança no site.
Outra vantagem que a Unbox entrega para você sair vendendo online: em nossa plataforma a forma de pagamento já chega integrada, assim como a logística de entrega pela Loggi, Total Express e Correios.
Abrace a possibilidade de vender e entregar seus produtos para todo o Brasil. Ao vender pela internet o seu alcance geográfico deixa de ser uma limitação, e passa a ser uma grande oportunidade.
Se você já tem uma loja física certamente sabe a importância de ter um ponto relevante para fechar negócios, certo? Na internet esse fator só depende da sua logística de entrega e da credibilidade da sua marca. Se compararmos o alcance que uma loja física teria, o e-commerce acaba tendo grande vantagem por receber visitas de qualquer lugar do mundo, 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Como citamos em logística de pagamento e entrega, a grande questão é estar preparado para vender pela internet. Antes de lançar a sua loja é preciso organizar o que está por trás do e-commerce, como estoque, fornecedores, atendimento ao cliente e central de trocas.
Para que você não seja pego de surpresa neste início, que de fato exige muita organização, no blog da Unbox citamos uma série de pontos importantes que ajudarão a lançar a loja com o pé direito.
Cada pedido aprovado na sua loja virtual é uma oportunidade de surpreender. Com a quantidade de concorrentes consolidados e marcas investindo em e-commerces, quem está começando a vender pela internet precisa buscar diferenciais para fidelização de clientes. São ações surpreendentes que provocam o famoso Momento Uau, efeito de encantamento na jornada de compra.
Existem inúmeras formas de encantar o cliente e gerar valor ao longo da jornada. Se para o seu público-alvo o importante é preço, prepare-se para criar combos e lançar promoções criativas para conquistá-los. Agora se a aposta for exclusividade, foque em linhas e lançamentos únicos para gerar urgência de compra e a sensação que seus clientes estão comprando um produto inédito.
Tão importante quanto a solução é gerar um sentimento genuíno com seus clientes. A experiência personalizada surge do cuidado na forma de comunicar, dos detalhes com embalagens, mensagens ou brindes exclusivos. Marcas como NuBank, Starbucks, Dobra e D.O.A. (parceira Unbox), dão show de cuidado e personalização em cada etapa da jornada do cliente.
Ao abrir com uma loja física você se depara com uma série de investimentos necessários. Aluguel, contas fixas de estrutura, mobiliário, segurança, estoque, mão de obra e por aí vai. Como abordamos acima, muitas vezes estes custos são irrisórios ou não existem em uma loja virtual. Dependendo da plataforma utilizada para lançar o seu e-commerce, o custo pode ser zero: como é o caso da Unbox.
A Unbox é uma plataforma de e-commerce voltada para praticidade e venda ágil, integrando uma série de soluções para o lojista focar no que realmente importa: geração de negócios. As integrações com logística de Correios e pagamentos garantem ao empreendedor autonomia de pensar na loja em si, apenas restando o cadastro de seus produtos, fotos, descrições e identidade visual do site.
Sem custo inicial e com período gratuito de 15 dias, a Unbox possibilita que a sua loja comece a vender logo no primeiro dia e de graça. Após o período você conta com planos mensal, semestral e anual, com todas as soluções personalizadas.
Outra opção em conta é cadastrar seus produtos em marketplaces, como o Mercado Livre. Ou então investir no lançamento de um site próprio, junto às empresas especializadas no desenvolvimento de sites com lojas integradas.
Se você seguir todos os passos anteriores, é provável que em pouco tempo a sua marca cresça muito em visibilidade. Isso ocorre porque para se destacar online não exige investimentos exorbitantes, nem um mix complexo de produtos. A tendência no varejo online é encontrar seu nicho específico de mercado, bem atendê-lo e ganhar espaço digitalmente em todo Brasil. É assim que empresas mais novas e com produtos artesanais conseguem competir com grandes nomes e gigantes do varejo.
Conforme a sua visibilidade for aumentando e os pedidos também, planeje-se para investir em uma gestão de marketing digital. É sempre bom lembrar que os seus potenciais clientes já existem e estão online. Hoje, no Brasil, mais de 70% da população está conectada à internet e o segredo é descobrir quem a sua marca deve impactar. Estratégias com cupons de desconto, disparo de e-mails para base e redes sociais são um importante complemento para continuar crescendo e expandindo as visitas para a sua loja virtual.
Se depois de ler todos estes pontos você está convicto que precisa começar a vender pela internet, nós temos uma boa novidade. Só a Unbox reúne tudo que empreendedores e empreendedoras precisam para desenvolver suas lojas, de maneira rápida, prática, agregando uma série de soluções e sem investimento inicial.
A plataforma integra pagamento, logística com os correios e uma loja simples de cadastrar produtos e com boa performance para seus visitantes navegarem e fecharem negócio.
Se ficou alguma dúvida de como a plataforma funciona, basta chamar nossa equipe de atendimento em algum dos botões ao lado, Chatbox ou WhatsApp, para entender em detalhes o que só a Unbox faz por você.
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