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Antes de continuar a leitura e criar sua loja virtual, duas perguntas para você:
- Seu produto faz sucesso na sua roda de amigos e com o pessoal do bairro?
- Sente que a sua ideia tem potencial para virar um negócio de sucesso?
Se a resposta para as perguntas for “sim”, é sinal de que você tem uma boa ideia em mãos.
E no mundo conectado em que vivemos, o lugar das boas ideias é a internet. É possível começar nas redes sociais e pelo WhatsApp, mas conforme a sua marca for crescendo você sentirá a necessidade de se profissionalizar.
Para te ajudar nessa missão, a Unbox desenvolveu um guia de como vender online e como estruturar a sua marca. Agora se esta fase já foi superada e você está pronto para aumentar as vendas, está na hora de aprender como criar a sua loja virtual.
Sua marca e seus produtos podem alcançar milhões de pessoas na internet. Mas tenha em mente que é sempre de uma forma: impactando uma tela/pessoa de cada vez. Portanto leve a sério a sua missão de delimitar o seu público-alvo.
Ao veicular uma propaganda de TV, por exemplo, você pode impactar toda uma cidade naquele determinado intervalo de tempo no ar. Na internet, você pode reproduzir um efeito parecido com anúncios e postagens nas redes sociais, mas para acertar em cheio deverá agregar características a sua descrição de persona ideal, como: cidade, idade, interesses, gênero, ocupação, escolaridade e etc. O ideal é formular uma persona, e nós temos um guia completinho para te ajudar nessa missão.
Só lance a sua loja na internet após pesquisar bem com quem ela irá concorrer.
Você está entrando para um mercado concorrido (como moda, saúde, alimentos, fitness...)? Ou então está lançando um produto que o mercado nunca viu? Independente de qual for a sua resposta, não deixe de estudar a fundo o universo de empresas e possibilidades que envolvem sua marca. Monitorar os passos da sua concorrência é essencial para definir como contextualizar seus produtos: logística, produção, estratégia de preço e promoções.
A internet é uma importante aliada para esta investigação. Hoje existe um forte movimento, por parte das empresas, de apostar em presença (site, redes sociais) e vendas na internet. Marcas de todos os tamanhos e setores estão conquistando seus espaços e divulgando seus valores, e cabe a você decidir como entrar nesse jogo e chamar atenção para sua loja.
Existem, basicamente, três caminhos para vender online: desenvolver um site próprio, apostar em marketplaces ou abrir uma loja virtual.
Um site próprio permite que você pense em absolutamente cada detalhe – textos, imagens, menus, apresentação do seu produto e tudo mais. Entretanto, desenvolver um site é um projeto robusto e leva semanas (até meses) para ser entregue. Para um empreendedor que precisa focar em diversas questões do seu negócio, fica inviável se preparar tecnicamente e destinar o tempo que um site exige. Uma opção é contar com profissionais terceirizados e agências especializadas na área – o que encarece consideravelmente o projeto.
Já os marketplaces fazem grande sucesso no Brasil – veja o Mercado Livre, por exemplo. Contam com uma excelente performance online em buscadores como o Google. Famosos e fáceis de cadastrar produtos, a grande questão é justamente a falta de personalidade. A estrutura é engessada e o consumidor acaba se conectando muito pouco com a marca e o vendedor. Outro aspecto que chama a atenção é a “mordida” dada por essas plataformas na comissão por vendas, que muitas vezes chegam a quase 20% do valor do produto vendido. Planeje-se para essa porcentagem não fazer falta no final.
E temos as plataformas de lojas virtuais, como a Unbox. Voltadas para a praticidade e venda ágil, são soluções prontas para empreendedores focarem no que realmente importa: a geração de negócios e promoção de seus produtos.
Na Unbox você já conta com os sistemas de pagamento e logística 100% incluídos, poupando tempo e a complexidade que envolve a integração com os Correios, transportadoras e instituições financeiras. Além destas vantagens, é possível criar uma loja virtual em minutos, customizar e cadastrar seus produtos e partir para a venda.
Detalhe, as plataformas de lojas virtuais geralmente praticam comissões por venda mais acessíveis que os marketplaces. Inclusive, a Unbox garante 15 dias de teste grátis para você começar a vender pela internet.
Após decidir a plataforma e como fazer sua loja virtual, prepare-se para apresentação dos seus produtos. Mesmo que a solução seja incrível, ela deve ser apresentada como tal. Pense com carinho nas descrições, qualidade das fotos e, se possível, produza vídeos.
O primeiro passo é detalhar com precisão os aspectos técnicos e ressaltar os pontos fortes de cada produto. Pense na experiência e jornada de compra da sua persona, e também revise todo o conteúdo antes de lançar. Uma abordagem profissional gera credibilidade para a sua loja, evitando questionamentos por parte dos seus futuros clientes na hora da decisão de compra.
Outro aspecto técnico importante é o SEO (Search Engine Optimization). Você já pesquisou sobre otimização para os motores de busca como o Google? São práticas poderosas que vão ajudar seu site a aparecer primeiro nas buscas dos internautas, aumentando a chance de venda online. Vale a pena mergulhar no assunto.
Já ouviu falar em usabilidade? É a qualidade de um site de possuir fácil navegação, com informações claras, menus atraentes, design intuitivo e velocidade de carregamento. Por mais que você tenha muito a dizer e mostrar na sua loja, pense a aparência dele de forma objetiva, simples, rápida e que esteja pronta para responder às possíveis perguntas do cliente.
Aqui na Unbox nós cuidamos para que seu site vá ao ar com a melhor performance possível. É a garantia de uma navegação fluida, objetiva e voltada para uma experiência incrível, tanto para quem compra, quanto para você que está iniciando no mundo das vendas online.
Mesmo que a sua loja trabalhe bem a venda por impulso, ninguém sai comprando pela internet sem pesquisar duas vezes. Portanto a jornada do cliente com um site agradável, com bons produtos e usabilidade deve caminhar lado a lado com um suporte eficiente.
Coloque pontos de contatos como Chat, número de WhatsApp ou central de e-mails para continuar a conversa com os visitantes da sua loja. Se alguma dúvida surgir no momento da compra, esteja pronto e online para garantir que ela ocorra.
Uma boa descrição de produtos pode antecipar parte das dúvidas, mas lembre-se que um bom atendimento é garantia de fidelização.
Pronto para começar?
Agora você já tem: um produto bom, as plataformas disponíveis para lançar e também descobriu as principais técnicas de performance online. Sabe o que está faltando para fazer a sua loja virtual? Começar.
Se o seu foco é melhorar o seu produto e a gestão do negócio, a dica da Unbox é aproveitar os 15 dias grátis e ter uma experiência de como é vender online.
Em poucos minutos você realiza seu cadastro (não precisa de CNPJ) e começa a personalizar a sua loja virtual.
Com a loja no ar, a Unbox garante a performance e experiência dos seus usuários enquanto você se volta para a divulgação e os pedidos dos seus clientes.
Tenha todo o suporte técnico e muito mais conteúdo à sua disposição para amadurecer sua loja virtual e aumentar suas vendas.
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