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O unboxing é o termo adotado para o ato de tirar produtos da caixa, ou melhor: hora de desempacotar. Vindo do inglês, se popularizou no mundo todo junto com a entrega de encomendas via correio, e simboliza o momento em que finalmente abrimos a caixa e reagimos ao produto.
Você já deve ter sacado a referência do nosso nome, Unbox, com o unboxing. O nosso objetivo aqui é o mesmo: proporcionar a melhor experiência possível. No nosso caso, impactamos a vida de quem vende.
O chamado unboxing experience ficou famoso porque as pessoas passaram a filmar o recebimento de produtos, e divulgar online. Para título de curiosidade, o primeiro unboxing filmado e upado na internet é de um Nokia E61, postado no YouTube no dia 12 de junho de 2006.
Depois de quase duas décadas do primeiro unboxing, este comportamento se tornou uma febre com a popularização do e-commerce. E neste artigo, você verá como o seu uso pode ser estratégico no encantamento de clientes e promoção do seu negócio online.
Como citamos na introdução, é um termo que viralizou principalmente na internet. Unboxing em inglês significa, em tradução livre, tirar algo da caixa. Mais que o gesto em si, a fama se espalhou porque as pessoas começaram a filmar este processo e compartilhar nas suas redes sociais.
Afinal, toda a encomenda é aberta. O charme do unboxing está na surpresa, na alegria ou reação inusitada de ver o produto pela primeira vez. Justamente desta expectativa, que se intensificou a partir da cultura de enviar produtos pelos correios, as marcas e influenciadores perceberam o potencial de engajamento deste tipo de conteúdo.
Assim surgiu o que chamamos de unboxing experience.
O unboxing experience é o uso estratégico do envio de encomendas. Focado no encantamento do cliente, as marcas planejam alternativas para gerar uma experiência feliz no recebimento do produto.
Isso se dá das mais diversas formas. Por vezes é uma embalagem bonita, um brinde, um cartão com uma mensagem de carinho, uma etiqueta diferente, um lacinho feito à mão, um perfume ou uma ideia criativa. Quando a proposta dá certo, o cliente fica com a sensação de que a compra que ele mesmo realizou, chegou em forma de presente.
O que chamamos de envio perfeito se dá, basicamente, em três etapas: a embalagem, o frete e o envio.
Esta metodologia, criada pela parceira da Unbox a Paula Roscito, consiste na tríade de fatores para um unboxing experience positivo.
A embalagem, diz respeito ao material que envolve a sua encomenda. Qual caixa combina perfeitamente com o seu produto, qual material será utilizado para preservar a segurança do que você está vendendo, qual cor, tema ou formato pode trazer um diferencial para o unboxing.
O segredo para uma embalagem de sucesso é entender o seu público-alvo e criar um contexto único. Datas comemorativas podem ser usadas, assim como papéis decorativos ou ilustrações temáticas.
O frete fala sobre a vantagem logística paga pelo comprador. Atualmente, as taxas e prazos de entrega são um dos principais fatores de desistência de carrinhos e compras no e-commerce. Favorecer uma embalagem interessante e estratégica, permite que o custo de envio seja menor, sem perder carisma. Portanto, tenha em mente as medidas e peso do seu produto e acerte na opção mais em conta e legal.
E o envio é justamente o casamento perfeito entre expectativa e surpresa positiva. Ou seja, atender o combinado de prazos e preço de frete, com a experiência afetiva de um unboxing especial. É quando a embalagem é mais que apenas bonita, mas sim funcional, organizada e que siga uma ordem lógica para impressionar o cliente que recebeu o produto em casa.
Agora que você entendeu o conceito, então deve estar se perguntando como proporcionar uma experiência de unboxing inesquecível. Separamos cinco dicas para planejar e otimizar os seus resultados!
A base de toda a boa ação de vendas é entender quem você quer impactar. Um estudo aprofundado da sua persona pode te ajudar a identificar as melhores estratégias para um unboxing experience. Relembre nosso guia de persona clicando aqui.
Com o perfil do seu consumidor mapeado, você começa a selecionar as ideias. Um perfil mais sofisticado de cliente pode exigir (e pagar) por embalagens mais refinadas. Ao mesmo tempo que consumidores mais jovens e antenados às redes sociais podem ser direcionados com links ao seu Instagram, ou algo nesse sentido.
Portanto pense em quem vai receber o produto em casa para simular um unboxing perfeito.
Como citamos no envio perfeito, a embalagem é muito mais que uma caixa. Primeiro porque é o cartão de visitas do seu unboxing, é o que o seu cliente verá quando receber a encomenda. Segundo porque a embalagem tem o papel de proteger o que vai dentro.
Certifique-se que o material é resistente o suficiente para armazenar seu produto e tenha em mente que o pacote será manuseado diversas vezes ao longo do trajeto. Uma dica essencial é embalar seus produtos mais frágeis (como vidro, porcelana, artesanato e eletrônicos) em plástico bolha. Nada pior para o unboxing que uma mercadoria com defeito.
Foque a personalização no interior da embalagem, como uma caixa extra, envelope ou embrulho. Outra prática bem avaliada pelos consumidores é o uso de embalagens em materiais sustentáveis. Como:
Organize os itens de forma lógica dentro da embalagem. Após o despacho, o seu produto passará de mãos em mãos até o lar do cliente. Portanto, monte o pacote com algumas dicas de como o unboxing funcionará.
Marcar a caixa com adesivos como “Este lado para cima”, organizar o produto dentro de outro recipiente, envolver em papel ou plástico são algumas dicas que podem facilitar o manuseio.
Se optar por enviar algum item extra, brinde ou cartão, certifique-se que este bônus não ficará solto na caixa, criando mais confusão do que impacto positivo na experiência.
Você já ouviu o termo “overdelivery”? Também do inglês, significa entregar mais do que o combinado.
Por razões óbvias, clientes adoram ser surpreendidos com mensagens à mão, itens colecionáveis, amostras grátis ou cupons de desconto impressos nos seus pacotes.
Essa sensação de receber mais do que o comprado gera gratidão. Trata-se de um investimento da sua marca para uma relação de carinho com o cliente.
Você não precisa investir fortunas para gerar a sensação de overdelivery. Um cupom de próxima compra, ou dedicatória em forma de mensagem podem cumprir bem o papel. Vai da sua criatividade, adaptação do produto e público.
Não coloque em risco a experiência de unboxing com ideias mirabolantes. Tenha em mente o seu orçamento e a logística antes de planejar um brinde ou uma surpresa dentro do pacote.
Brindes como líquidos, perfumes fortes, enfeites delicados e caixas complexas podem não resistir a trajetos longos de envio. Se optar por algo nesse sentido, embale bem. Novamente, cuidado com a organização e foco na ordem em que o seu cliente irá desembalar a encomenda.
O simples, com personalidade e capricho tem muito valor e poder de encantamento.
Para lojas e marcas, o unboxing é poderoso de duas maneiras: gera valor de marca junto aos consumidores e incentiva o compartilhamento de mídia espontânea.
Quando o cliente recebe uma compra em forma de presente, sente-se especial. É mais uma prova de que a sua marca valoriza o investimento das pessoas e pensa nelas como prioridade do negócio. Essa sensação gera indicação, recompra, recomendações e lembrança.
Clientes sempre voltam quando se sentem bem atendidos.
Essa relação de reciprocidade também possibilita a mídia espontânea. Você pode instigar o seu cliente a gravar o unboxing da próxima compra, por exemplo. Ou pedir para que ele tire uma foto do produto em prática. Ou então que grave um look usando suas peças, em caso de lojas de roupas.
Quando estão satisfeitos e felizes com o uso, as pessoas se sentem à vontade para compartilhar a boa experiência. Sobretudo quando são recompensadas, com uma postagem especial da loja ou um desconto para clientes fiéis.
💡 Um lembrete sempre vai bem: coloque um adesivo ou um recadinho na embalagem para as pessoas fotografarem e publicarem seus produtos nas suas redes sociais.
Agora que você já entendeu a força da estratégia, utilize-a a seu favor. Uma maneira de incentivar seus clientes a fazerem unboxing, é criando este conteúdo na sua rotina de postagens nas redes sociais.
Tenha o hábito de filmar seus produtos, bastidores e montagem de pacotes. Conteúdos como esse geram familiaridade, vontade de comprar e replicar a experiência.
Veja este exemplo na prática no nosso Instagram com a Paula Roscito: clique aqui.
Agora veja o passo a passo para você criar conteúdo de unboxing em casa:
Quando o seu site de vendas funciona e otimiza seu processo, fica mais fácil organizar boas estratégias para o seu negócio! Conte com uma plataforma de e-commerce agiliza tudo, dando mais tempo e qualidade de vida para você caprichar nas suas iniciativas e vendas.
Prepare seu estoque, suas redes sociais e conte com a Unbox. Uma plataforma de vendas completa que unificou vendas online, pagamentos e logística de envio para você. Ou seja, é mais fácil vender, tem menos taxas e é mais barato despachar seus produtos para todo o Brasil.
Com a Unbox, você consegue adequar as suas estratégias e vender todos os seus produtos sem mensalidade e entregando mais barato via Correios para todo o Brasil.
Além das soluções exclusivas, na Unbox você conta com todo o suporte do nosso time de especialistas pelo WhatsApp. Assim pode pensar estratégias e tirar o melhor do seu e-commerce o ano inteiro!
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