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O ano de 2021 está sendo de grandes novidades para o Instagram. Nos últimos meses, a rede social revelou inúmeras melhorias para agradar criadores de conteúdo, para concorrer com as redes rivais e para melhorar a navegação de perfis ativos. Teve mudança de algoritmo, novas funcionalidades e regras.
Sem medo de arriscar, em 2021 a rede mudou completamente a maneira de disponibilizar vídeos. Por exemplo, deixou de lado o IGTV (grande aposta dos últimos anos) e lançou o reels, “inspirado” no concorrente TikTok. Outra mudança sensível é o vai e vem da contagem de curtidas, retirada em maio e que retornou de forma opcional em setembro.
Mas nenhum mês do ano foi tão repleto de melhorias quanto outubro. Na primeira quinzena do mês, a rede fez um pacote de diversas melhorias, além de aumentar a rigidez com práticas indevidas. Confira tudo a seguir.
Confira o detalhamento de cada uma das novidades anunciadas em outubro. A grande maioria delas já estão ativas e você pode testá-las no seu próprio perfil!
Você é do time que acha 15 segundos pouco tempo? Pois saiba que muito em breve será possível fazer stories de até 60 segundos! Segundo o anúncio realizado em outubro, a mudança para stories de 1 minuto tem dois objetivos: aumentar o tempo de raciocínio para o criador e segurar o ouvinte por mais tempo no aplicativo.
Como tudo, tem prós e contras: para quem gosta de conversar com o público a mudança é interessante, mas o desafio de prender a atenção do ouvinte por 60 segundos é maior.
Desde que o Instagram permitiu o uso de links externos, o famoso “arraste para cima”, a ferramenta foi objeto de desejo de muitos usuários da rede. Antes exclusiva para contas populares, com mais de 10 mil seguidores, a ferramenta mudou, e passa a ser universal!
O “arraste para cima” é agora um sticker (ou figurinha), disponível na criação do Stories. A entrega para todas as contas é gradativa e, o quanto antes, todos usuários terão acesso.
O reels é o atual formato de conteúdo queridinho do instagram. Os vídeos verticais de até 1 minuto são inspirados no grande concorrente da vez, o TikTok. As ferramentas são bem parecidas, com trends de áudio, dancinhas, filtros e ferramentas de edição superiores ao stories.
Além do boom de alcance que o formato vem recebendo nos últimos meses, o Instagram criou uma área própria para o reels no menu principal. O formato, que hoje também aparece na linha do tempo normal, conta com um diferencial na sua página própria: a descoberta de contas. Se no feed você recebe os reels das contas que já segue, no menu próprio tem a oportunidade de conhecer páginas novas, com base nos seus interesses e contas semelhantes na rede.
Desde que passou a admitir vídeos, o Instagram já testou diversas possibilidades. Com filmes de 15 segundos, gifs, vídeos de 60 segundos na linha do tempo e até o recentemente extinto IGTV (formato inspirado no YouTube, lançado em 2018).
Já em outubro, com o destaque do reels descrito acima, a rede agrupou todos os conteúdos de vídeo na mesma seção. Ao acessar qualquer perfil, você verá o símbolo de Play, reunindo todo e qualquer vídeo produzido pela pessoa ou página, somando lives, vídeos, gifs e etc. Tudo que é compartilhado, e não é foto ou carrossel, entra na linha do tempo e nesta nova aba.
O Instagram Insights, ferramenta para páginas comerciais e produtores de conteúdo acompanharem a performance, é outro recurso que vive em constante evolução. Uma das razões é porque a área é destinada ao uso profissional, e está sempre recebendo feedbacks de grandes contas para melhorar o entendimento e transparência da rede social.
Junto ao pacote de mudanças, a atualização de outubro busca a simplificação trazendo números e novos gráficos a respeito dos melhores conteúdos produzidos pela página. Ainda em configurações, a página pode selecionar se deseja, ou não, comunicar o número de curtidas para seus visitantes.
Uma das formas mais eficazes de aumentar a audiência no Instagram é através de colaborações. Ou seja, perfis criando conteúdo em conjunto, se marcando nas postagens e interagindo com os seguidores. Muito popular entre marcas, influenciadores e serviços complementares. Pensando nisso, a rede social se mexeu para dar uma forcinha e lançou um recurso que entrega justamente esta opção - com eficiência e performance de ambos.
Já é possível postar com colaboração de outros perfis, mesmo contas profissionais e pessoais. Na prática, a mesma publicação aparece para quem segue os dois perfis, o que potencializa o alcance de pessoas qualificadas e possíveis seguidores para ambas as páginas.
Facilidade para quem trabalha profissionalmente com o instagram. Depois de muito pedida pelos usuários, agora a rede permite publicar usando o computador (ou desktop), sem o intermédio de ferramentas oficiais, como o Estúdio de Criação do Facebook, ou plataformas parceiras.
No próprio perfil será possível atualizar o feed de notícias com imagens e vídeos, com as habituais ferramentas de localização, legenda, marcar usuários, filtros e etc.
As lives, sucesso de público em 2020 com shows e apresentações, também estão ganhando recursos para mobilizar os criadores. Desde agosto o formato vinha testando a possibilidade de até 4 participantes por transmissão, e hoje está disponível para todos os perfis.
Outro ajuste é que agora é possível programar as lives no perfil, reservando dia e hora para a divulgação da transmissão. Uma novidade, focada nos bastidores, é a opção “Prática” antes de entrar no ar: função que permite aos participantes testarem a transmissão antes de notificar ao público que as contas estão no ar. A novidade também possibilita que as páginas selecionem determinado tipo de público, ao invés de entregar a live para todos os seguidores simultaneamente.
O Instagram está cada vez mais rígido em relação às suas diretrizes. Contas que desrespeitarem as regras poderão perder o direito à lives, links e até filtros e figurinhas para os Stories.
A rede disponibilizou uma lista oficial de práticas a serem evitadas, tanto para o Facebook, quanto para o Instagram, e o sistema de penalidade - antes tido como duvidoso pelos usuários - está cada vez mais transparente. Adapte-se para não perder relevância!
Tudo o que você acabou de ler foi anunciado em outubro de 2021. Apesar do grande pacote, este ano tivemos ainda mais mudanças sensíveis na rede. Fizemos um breve resumo para você acompanhar:
Em maio, a rede social anunciou a função de legendas automáticas para tornar os conteúdos mais acessíveis. A medida, muito usada por contas de grande influência, também conta com tradução para até 90 idiomas. Apesar da boa intenção, a eficiência do recurso ainda é contestada pelas grandes contas.
Em abril, a rede lançou uma versão otimizada para usar menos memória de aparelhos e dados de conexão. A versão alternativa foi testada por aqui, e é a mais indicada para aparelhos menos potentes.
Como comentado anteriormente, o Instagram está focado no entretenimento via vídeo. Nas entrelinhas, a rede está demonstrando preocupação com os concorrentes TikTok e a rede Kawai. Se o IGTV era uma resposta à popularidade do YouTube, o reels tenta fisgar os fãs deste conteúdo mais compacto.
As redes sociais do atual Facebook Company estão melhores integradas. Contas profissionais, vinculadas à páginas do Facebook, permitem a leitura de mensagens diretas de ambas as redes pelo direct. O próximo passo, muito aguardado pelos usuários, é a integração com o WhatsApp.
O debate de esconder ou mostrar o número de curtidas voltou à pauta. Após ocultar as curtidas em 2020, no segundo semestre deste ano o Instagram deixou a cargo de cada um apresentar ou não a métrica. Qualquer conta pode ocultar ou mostrar o dado acessando as configurações da conta.
As redes sociais estão em constante evolução, assim como a Unbox. Uma plataforma de vendas 100% integrada às redes, possibilitando ferramentas como a sacolinha do Instagram, links patrocinados, integração com o Google, remarketing, catálogos do WhatsApp, entre outros.
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