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Celebrado sempre no segundo domingo de maio, o Dia das Mães de 2023 cairá no próximo dia 14 de maio.
Sucesso absoluto no calendário de vendas, o Dia das Mães no e-commerce vem ganhando o status das principais datas comemorativas, como Black Friday, Natal e Dia do Consumidor.
Abraçado pelo varejo eletrônico nos últimos anos, o Dia das Mães no e-commerce este ano convive com a volta do varejo físico e local. Mesmo neste cenário, a expectativa de crescimento é de 5 a 7% (segundo divulgado no E-commerce Brasil pela Voxus). O que não é nada mau, visto que a data apresentou um faturamento na casa dos R$ 5,5 bilhões em 2022 (Nielsen IQ Ebit).
Mas como se destacar e garantir que o presente de Dia das Mães será comprado na sua loja online? Bom é disso que vamos falar neste artigo com dicas, dados e tendências desta grande oportunidade para vender mais.
Como dito acima, acompanhamos um imenso volume de compras no Dia das Mães no e-commerce nos últimos 2 anos. Só os valores de faturamento já denotam a importância da pesquisa e do canal de compra no comportamento do consumidor.
Segundo a Nielsen IQ Ebit, em 2022, o faturamento foi de R$ 5,5 bilhões nas primeiras semanas de maio, enquanto que em 2021 , o valor ultrapassou os R$ 6,2 bilhões (auge da pandemia e restrições do comércio).
Essa nova dinâmica está presente na forma como o consumidor procura e decide onde comprar o presente. É o que aponta a pesquisa da Opinion Box para o Dia das Mães no e-commerce de 2023.
Veja o que os entrevistados responderam a respeito de pesquisa de preço por produtos ou serviços.
Neste ano, a dinâmica está mais equilibrada, porém com fortíssima presença online.
É fato que as pessoas estão sendo cada vez mais impactadas por lojas e empresas enquanto navegam na internet. A força da divulgação em redes sociais, como o Instagram e Facebook, tem direcionado os clientes para sites e compras online. Ao serem influenciadas por celebridades e marcas online, as pessoas fixam a ideia do que comprar, quanto custa, os diferenciais entre as lojas e recebem dicas do presente perfeito para as suas mamães.
Investir em campanhas temáticas e divulgação nas redes sociais está no centro da estratégia para um Dia das Mães de sucesso no e-commerce. Quando você impacta positivamente o cliente que está passeando pela linha do tempo, reduz a necessidade dele procurar em lojas físicas e shoppings, por exemplo.
Veja mais estratégias.
Além do sucesso natural da data, outro fator costuma encantar os consumidores no Dia das Mães: o reforço dos valores de marca. Converse, dê dicas, coloque o seu produto no dia a dia das pessoas e comprove seus diferenciais.
Existem inúmeras formas de causar este impacto positivo. Qualidade, oportunidade, exclusividade, desejo, preço, descontos ou entrega diferenciada. Por exemplo, na Unbox os nossos lojistas contarão com a vantagem do Frete Grátis na última semana de abril para antecipação das vendas. A ação faz parte do Dia do Frete Grátis que ocorre no dia 28 de abril de 2023.
Para mais ideias, veja a nossa Consultoria de Dia das Mães no YouTube.
Como não poderia deixar de ser, o Dia das Mães no e-commerce é muito voltado para presentes e produtos destinados ao público feminino. Veja agora as categorias que são tendências neste período.
Diferente de Natal, Black Friday, Dia do Consumidor e outros, nesta data alguns setores costumam disparar em procura e conversão. Atenção para os nichos que contarão com alta demanda dos consumidores no Dia das Mães, segundo a pesquisa da Opinion Box:
Se você já é lojista Unbox de um desses setores, ou está se preparando para ser, tenha em vista que o Dia das Mães movimentará, e muito, as buscas por produtos. Esteja com tudo pronto!
Você conhece as necessidades e preocupações da sua persona ideal? Entender os hábitos de consumo e opiniões dessas pessoas são um diferencial competitivo no atendimento e nas ações de vendas.
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Pergunte hoje mesmo quais as expectativas dos seus clientes. As redes sociais são uma ótima ferramenta para este tipo de interação, e você pode criar uma postagem questionando o tipo de promoção que eles estão esperando, que produtos estão buscando e muito mais informações.
Uma ideia é abrir uma caixinha de respostas ou convidar seus clientes para comentar em uma live, vídeo ou publicação.
Hoje em dia, as redes sociais estão no centro do comportamento online.
Com a proximidade de datas comemorativas, passamos a ver muitos anúncios e publicações específicas nas redes sociais. Se você está no e-commerce e oferece uma experiência totalmente digital, faz todo sentido investir em atrativos para o público que está online.
Em datas comemorativas com aspecto emocional, como Dia das Mães, o engajamento bomba online.
Você querendo ou não, seus concorrentes estarão postando muito neste período - e isso vale para absolutamente todos os setores. Neste cenário, aconselhamos o uso das redes sociais, anúncios no Google e o disparo de e-mails para impactar seus clientes.
A internet é repleta de oportunidades no Dia das Mães. Ou seja, muitos consumidores não medem esforços na hora de pesquisar o melhor negócio. Com tantas opções disponíveis online, bons preços e promoções são apontados como o grande diferencial de opção por parte de quem vai comprar. Veja na pesquisa.
Além da estratégia de desconto no valor (e cuidado para não perder muita margem), outro ponto sensível na promoção de preço é a credibilidade da loja e marca. Nem sempre descontos mirabolantes e porcentagens OFF são bem recebidas pelos consumidores. Tanto que o segundo indicativo de confiança na pesquisa acima é a familiaridade com a loja. Portanto, monitore o mercado, mas não faça qualquer negócio.
Sempre que optar por uma estratégia de desconto e preço, preocupe-se em estabelecer um contexto favorável e que justifique. Já falamos que o Dia das Mães no E-commerce tem um apelo emocional, mas é possível explorar também: últimas unidades do estoque, última oportunidade antes de subida de preço, lançamentos e novas coleções, desconto para clientes fiéis, entre outros.
Uma excelente forma de encantar públicos específicos em um determinado período.
A compra por cupom é uma alternativa segura para medir o engajamento do Dia das Mães. Por exigir o envolvimento ativo do cliente (no caso, o ato de inserir o cupom na hora da compra), esta modalidade permite comprovar a efetividade de e-mails, parcerias com influenciadores, anúncios em redes sociais e demais frentes.
Tudo começa com o contato personalizado: você prepara a sua ação de Dia das Mães, leva o visitante até o site e comprova a jornada de compra no uso do cupom.
Outra estratégia interessante para cupons é oferecer desconto na primeira compra, cadastro na loja ou indicação de clientes, proporcionando uma recompensa por interagir pela primeira vez. A ação pode chamar a atenção de mais pessoas, com mais indicações por parte dos clientes e possíveis recompras.
Ninguém quer decepcionar no Dia das Mães, não é verdade? Com a plataforma de vendas online certa, o seu cliente se encanta, você coloca dinheiro no bolso e seu negócio prospera.
Pensada para você vender mais, a Unbox facilita todas as suas tarefas no e-commerce: organize seus produtos, divulgue suas ações nas redes sociais, venda com frete grátis no Dia das Mães e muito mais. A Unbox faz o papel de Mãe e cuida de tudo para que a sua marca esteja sempre focada em vender.
Clique em Comece agora! e dê início a sua jornada de sucesso online.
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