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Se você é lojista ou planeja abrir uma loja física, certamente cogitou o e-commerce como uma solução para vender mais. Sobretudo nos últimos meses, com o vai e vem de decretos em decorrência da pandemia do COVID-19. Como toda a abertura de qualquer negócio, uma loja virtual merece planejamento e atenção aos detalhes. Porém, para quem conta com experiência em vendas, o caminho é muito mais curto.
Neste artigo, trouxemos alguns dos principais fatores que beneficiam uma marca com histórico de loja física a estruturar uma loja virtual. Mesmo que ambas funcionem de forma independente, tanto o canal físico quanto o digital se beneficiam com a multiplicidade, e o resultado é um só: mais vendas para seu negócio!
Vamos agora aos principais benefícios de trazer a sua loja física para o comércio online.
Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Lojistas, 97% dos compradores brasileiros buscam informações de produtos na internet antes de comprar em lojas físicas. E a mesma pesquisa também revelou o caminho inverso, em que 84% dos entrevistados afirmaram que já procuraram primeiro em lojas físicas, mas que finalizaram a compra online com melhor preço. Sinais de que a comparação entre o local e o virtual é uma realidade para o consumidor brasileiro.
Outro aspecto que o virtual leva vantagem é o alcance de marca. Ao contrário do que acontece com uma loja física, o comércio eletrônico permite que você envie o link do produto para consumidores de qualquer lugar do Brasil (desde que a sua marca garanta a entrega). Quando falamos em estratégias de comunicação, por exemplo, a loja física está necessariamente associada à região do ponto de venda, restringindo possibilidades de anúncios e volume de pessoas impactadas - mesmo em grandes centros.
Certamente o ponto físico é um diferencial para diversos setores, como lojas de departamentos, setor alimentício, construção e outros - fator que não deve ser descartado por nenhuma marca. Porém, a cada ano a barreira do público com o consumo online diminui, e hoje, com a abrangência das redes sociais e inclusão digital por grande parte dos brasileiros, o comércio eletrônico cresce exponencialmente. Para se ter uma ideia, apenas o primeiro trimestre de 2021 apontou um crescimento de mais de 57% no e-commerce brasileiro.
Loja física ou virtual, quem não está online não é lembrado. Mais que um diferencial de marca, hoje os consumidores associam uma boa presença digital com credibilidade. Empresas sem site, informações no Google ou redes sociais causam desconfiança ao consumidor. Seja para a procura de um contato, como um número de telefone, ou para um atendimento direto via WhatsApp.
Mesmo que o lojista opte por focar seu negócio na loja física, é imprescindível que cadastre a empresa em ferramentas da Google, como a Meu Negócio. O maior buscador do mundo centraliza uma série de informações como endereço, telefone de contato, horário de atendimento, fotos e comentários e avaliações de usuários sobre o estabelecimento. O Meu Negócio está associado ao sistema operacional de todos os smartphones, possibilitando o rastreio das melhores rotas até o endereço, ligações com um toque e outras funções.
E se ser encontrado no Google é importante, interagir nas redes sociais é ainda mais. Para se ter uma dimensão das redes em nossas vidas, em 2020 o Facebook registrou mais de 130 milhões usuários brasileiros ativos. Mais da metade da população está lá interagindo, curtindo e comentando. O ponto de uma atuação relevante via redes sociais é encontrar o seu público e participar da conversa. Na dúvida, acesse nosso artigo sobre divulgação de lojas para descobrir a que melhor se encaixa com o perfil do seu consumidor e aplique dicas de criação de conteúdo voltado à vendas.
Tudo o que você possa imaginar é vendido pela internet no Brasil. Hoje, com uma pesquisa rápida, você encontra desde a sua próxima refeição até uma coleção de tampinhas de garrafas dos anos 1980. Nesse universo de possibilidades estão os seus concorrentes, produtos semelhantes aos que você tem em estoque e as lojas do seu bairro. Com tamanha competitividade, além de garantir a presença online, é seu papel garantir um bom atendimento.
Com uma loja física você até pode estar presente nas redes sociais e disponibilizar o contato via WhatsApp para atendimento para suprir esta demanda. Entretanto, com um e-commerce associado à sua marca é possível garantir a competitividade também online, para que o seu cliente percorra toda a jornada de compra sem sair de casa.
E mais, com uma loja virtual você consegue concretizar vendas a qualquer hora do dia, independente do expediente de atendimento. Muitas vezes o seu cliente não pode (ou não quer) se deslocar até o estabelecimento dentro do horário comercial. Com uma loja online você pode agregar esta comodidade, e nunca mais perder uma venda por impulso ou necessidade por estar com a loja fechada.
A loja física agrega a localização estratégica (ponto), a pronta-entrega, a experiência do cliente de perguntar, negociar e pedir conselhos ao vendedor e a confiança de um ponto único para trocas e recompras. Isso é fato.
Ocorre que, com uma boa estratégia de vendas e comunicação, é possível continuar disponibilizando este atendimento personalizado ao seu cliente fiel, enquanto a sua loja virtual impacta outros públicos. Ou seja, compradores de outras localidades, ou usuários que preferem o comércio online, ou até mesmo preço - testando e trabalhando diferentes condições de pagamento na sua loja física da virtual.
Tudo depende da sua compreensão do próprio público-alvo, ou persona utilizada nas suas comunicações.
Além dos benefícios do comércio virtual, a experiência prévia com uma loja física garante uma grande base para a loja virtual. Afinal, a sua marca antevêem algumas das principais barreiras para a abertura do e-commerce:
Você leva para a sua loja virtual a boa reputação da marca. Clientes que reconhecem a empresa podem atestar a credibilidade do site e comprar por um novo canal.
A experiência em atendimento ao cliente, perguntas recorrentes e bons argumentos sobre os produtos podem ser potencializadas online via redes sociais, WhatsApp e FAQ.
Com espaço físico, certamente você conta com um estoque à disposição. Assim fica mais fácil a organização dos produtos, gestão de promoções e ganha mais um canal de vendas. Certifique-se de atualizar as informações de quantidade para não ter problemas anunciando produtos em falta.
Um dos grandes desafios do e-commerce é realizar a primeira venda. Com uma marca consolidada, é natural que você traga clientes que já compraram pessoalmente na loja. Acelerando o aprendizado e recorrência de vendas.
E mais, seja bem-vindo ao mundo Omnichannel e a diversificação de canais de vendas. Mais que uma tendência do varejo, o chamado omnichannel (multicanalidade em português) possibilita um maior alcance de marca, mais vendas diretas e atende a mais necessidades do mercado.
No cenário atual, especialistas já falam no D2C (do inglês, “Direct to Consumer” ou Venda Direta ao Consumidor) como um dos principais aprendizados para o pós-pandemia. Existe a necessidade latente das empresas conhecerem cada vez mais seus consumidores, e a experiência de venda online pode amadurecer muito o seu atendimento. Lembrando sempre que a proposta do omnichannel não se trata da canibalização de um canal sobre o outro, mas sim da integração de estratégias para contemplar uma maior parcela do mercado.
Se a sua marca tem um bom produto e estoque, a Unbox é a plataforma para você vender para todo Brasil. Por isso lojistas pequenos e médios estão fechando negócios com suas lojas virtuais. A Unbox garante a criação do e-commerce em menos de um dia, com gestão automatizada para controle de estoque, métodos de pagamentos seguros, logística e condições diferenciadas no custo de envio dos produtos.
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