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O Instagram Reels vem ganhando protagonismo para quem usa a rede social.
Seja para influência, fins comerciais ou para dividir momentos com os amigos, a ferramenta de criação e compartilhamento de vídeos está em alta.
Lançado oficialmente em 2020, o Reels é uma aposta do Instagram para atender a uma nova forma de consumir conteúdo: com vídeos curtos, na vertical, com muitas ferramentas para criação e dar asas à criatividade.
A inspiração para o Reels não apareceu por acaso, afinal um dos principais concorrentes tem chamado cada vez mais atenção neste novo formato: o TikTok. A popularidade do rival não passou despercebida por Mark Zuckerberg, cofundador do Facebook e líder do Meta - grupo que controla o Instagram, Face e WhatsApp. Segundo o próprio Mark, "as pessoas têm muitas escolhas sobre como querem gastar seu tempo, e apps como o TikTok estão crescendo muito rapidamente. E é por isso que o nosso foco nos Reels é tão importante no longo prazo".
E mais que foco, o Instagram Reels tem se aperfeiçoado a cada dia. Atualmente, a rede está testando o formato em até 15 minutos, e reformulando a apresentação de vídeos em sua timeline.
Com tantas novidades, veja agora detalhes sobre a ferramenta que tem movimentando criadores e seguidores, e de quebra leia dicas de como bombar no reels também!
O Instagram Reels é a principal aposta da rede no momento, tanto para criadores, quanto para usuários. Como o próprio nome sugere (reels que do inglês significa “bobinas” ou "carretéis"), o formato de conteúdo é feito para ser consumido sequencialmente, fácil de interagir e passar para o próximo vídeo - como um fio.
A ferramenta é uma resposta para a forma de consumo de conteúdo que é tendência. O modelo surgiu no Snapchat e evoluiu para o que hoje conhecemos como Story: postagens rápidas e focadas no aspecto visual - vídeo ou foto, com texto restrito. A grande sacada do TikTok foi incorporar ferramentas de edições mais interessantes, como filtros, músicas e otimizar os famosos virais, as tendências de conteúdo.
Vendo o sucesso de interação e alcance do TikTok crescer pelo mundo, o Instagram elaborou o Reels com dinâmicas semelhantes, e o incorporou ao seu famoso algoritmo.
Os reels se tornaram populares no Instagram - que é a rede favorita dos brasileiros nos últimos 4 anos. Com o Reels é possível produzir vídeos curtos utilizando um leque enorme de edição da própria ferramenta. Também é possível aproveitar projetos em outros aplicativos ou até mesmo em outras redes sociais concorrentes.
Músicas em alta, filtros populares, hashtags que estão bombando, tudo está disponível para o criador de conteúdo com poucos cliques.
É de praxe das redes sociais impulsionar o sucesso de novas ferramentas. Na prática, isso quer dizer propiciar um maior alcance quando o criador de conteúdo testa uma ferramenta. Foi assim com vídeos, postagens em carrossel, storys e agora com o Reels.
A rede, propositalmente, entrega o conteúdo em Reels para mais contas que uma postagem normal no feed, gerando o senso de urgência para mais e mais pessoas aderirem à novidade. É assim que o uso da ferramenta bomba, e quem não aproveita a onda fica com a sensação de que o algoritmo está sabotando a sua entrega.
Em 2022 teremos mudanças sensíveis em relação aos reels, veja as novidades anunciadas em abril:
Além de amadurecer o reels para concorrer com o TikTok, as mudanças impactam outro concorrente: o YouTube. A rede social de vídeos também disputa atenção dos usuários com o Instagram, justamente por contar com vídeos longos e mais elaborados. Ao incrementar o reels com mecanismos de edições, o Insta está inspirando criadores de conteúdo e marcas a ficarem na ferramenta.
Agora que você sabe o básico, é hora de entender algumas convenções entre usuários e regras impostas pelo algoritmo que você deve conhecer. Mais que o aspecto técnico, se atentando a esses detalhes o seu conteúdo alcançará mais contas e encantar mais pessoas.
Ao acessar a ferramenta de criação, você terá acesso aos efeitos, áudios e filtros populares. A seção “em alta” não está disponível por acaso, é uma indicação do que é tendência no momento.
Já reparou que quando um filtro engraçadinho bomba diversas páginas replicam? Pois é. Acontece que esse senso de comunidade criado por uma trend (tendência) gera identificação e mais interações - as pessoas se reconhecem.
O mesmo ocorre com áudios. Utilize músicas, dublagens e sons em alta nos seus vídeos sempre que possível. Eles são identificados pelo ícone de seta para cima na tela do Reels e te ajudam a alcançar mais pessoas. Editar ou encenar a sua captação de vídeo no ritmo da música é uma ótima dica para aumentar a retenção do público.
Importante: não tenha vergonha de participar de uma trend e não fique com a sensação de que está copiando os conteúdos em alta. Para quem está começando isto é um impeditivo, mas na realidade a própria rede social incentiva o compartilhamento de conteúdos populares. Pode entrar na dança!
Post na hora certa para pegar o público com o celular na mão! Se a sua conta é comercial, ela conta com o que chamamos de Instagram Insights. Através dessa ferramenta é possível descobrir os horários de pico dos seus seguidores e de pessoas com o perfil parecido!
Sabendo disso, crie e organize-se para postar o seu Reels nestes intervalos. O primeiro passo é encantar as pessoas que já te seguem, a partir desse engajamento seu conteúdo chegará a mais contas!
Além de buscar na rede, existem algumas dicas para descobrir as músicas que estão bombando no reels.
No próprio Instagram, acesse a seção Descobrir (é a lupa de busca na tela principal do aplicativo) e note os vídeos que estão maiores na tela. Este destaque não é por acaso, eles são mapeados pelo algoritmo como postagens de alto engajamento nos conteúdos de interesse do seu perfil. Note o áudio utilizado neste post.
Outra maneira é utilizar um aplicativo parceiro do Instagram, o Spotify. O player de música mais famoso do mundo sabe muito bem fazer proveito dessa parceria e cria palavras-chave e playlists com o que está bombando no Insta. Na barra de busca do Spotify digite “Viral Hits” e veja as músicas que estão bombando no momento. Outra alternativa é pesquisar “reels” no player, aparecerão diversas listas, mas com a curadoria de usuários.
Existem outras formas de encontrar músicas que estão bombando: acesse essa lista aqui.
Se você é lojista e usa o Instagram para vender, então precisa de uma solução como a Unbox. Totalmente integrada à rede, com a Unbox é possível acessar o Instagram Shopping e instalar a famosa sacolinha no seu perfil da rede. É mais uma maneira de vender e aproveitar seus reels incríveis!
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