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A data mais romântica do calendário vem aí: em 12 de junho temos o Dia dos Namorados.
Mais uma oportunidade interessante para lojistas conversarem com seus clientes e venderem mais pelo e-commerce. Repleta de brincadeiras, carisma e muito relevante para diversos setores do varejo, a data já faz parte da cultura do consumidor brasileiro, que se prepara para presentear pessoas especiais.
Diferente de todo mundo que celebra o Valentine’s Day (ou o Dia de São Valentim) em fevereiro, no Brasil a festa ocorre em junho, e o motivo é exclusivamente comercial. Ainda nos anos 40s, a ideia era ter uma atração no varejo no mês de junho, tido como o mais fraco de vendas no ano. A inspiração para o dia 12 foi por ser véspera da celebração de Santo Antônio, que já era famoso no Brasil por ser o santo casamenteiro.
Quase 80 anos depois, a data ainda é um show de vendas, e no e-commerce ainda mais. Os números recentes apresentam uma alta intensa de procura e faturamento. Por isso, a sua marca não pode ficar de fora.
Lembrando que você não perde nenhuma data acompanhando o nosso Calendário Venda Mais 2022.
Veja as dicas da Unbox para se preparar e vender mais neste Dia dos Namorados.
Como todo o e-commerce em geral, os últimos três anos têm sido de protagonismo do varejo online. O Dia dos Namorados de 2020 já tinha sido o maior até então, e o de 2021 faturou 28% a mais que o recorde anterior (dados da All In | Social Miner). Foram mais de R$3,3 bilhões faturados no e-commerce com presentes apaixonados.
Mas para arrasar nas vendas é preciso anteceder o evento. Por ser uma data com dia específico, o período de compra dos consumidores tende a ser antecipado, visando estar com o produto em mãos no dia 12. Nesse sentido, as vendas estão espaçadas da seguinte maneira:
Antecipar as comunicações e o planejamento da marca é imprescindível para atender o público que compra ainda em maio, sobretudo no e-commerce em virtude do período de prazo.
Quando pensamos no perfil dos consumidores, mais detalhes importantes. Praticamente todos os setores promovem o Dia dos Namorados justamente pela sazonalidade de vendas. Lembra que nos anos 40s a festa foi pensada para suprir o calendário? Ainda hoje o fenômeno ocorre.
A procura por produtos específicos pode variar por categoria. Setores como bebidas e vinhos contam com equilíbrio, enquanto mulheres compram mais em lojas de moda e acessórios e homens produtos em informática. Acompanhe as categorias abaixo.
Agora que você já viu o tamanho da oportunidade, vamos as melhores ideias para a sua marca. A importância de se preparar é tanta que virou até aula por aqui. Na nossa live semanal da Unbox Ensina!, o Dia dos Namorados foi assunto para a nossa especialista em marketing digital, Roberta Pellicoro, que abordou os principais pontos para lançar uma promoção de sucesso com a sua marca.
Você tem conversado e perguntado quais as necessidades da sua persona? A persona é um método fundamental de mapear os comportamentos dos seus públicos e clientes. Para não errar na estratégia, relembre passos importantes com a Unbox clicando aqui
Quando falamos em datas comemorativas como o Dia dos Namorados, ter um entendimento de como a sua clientela interage com produtos é fundamental. Seu estoque está num contexto de presente romântico? Se sim, essa data é tudo para a sua loja. Moda e acessórios, lingeries, bebidas e presentes são produtos que contam com altíssima procura na data.
Além da pesquisa e de atrair novos consumidores, lembre-se que sempre é mais barato vender para quem já comprou da sua marca. Envie e-mail, mensagens e postagens para compradores falando das novidades e de uma eventual campanha de Dia dos Namorados.
Um bom controle de estoque é essencial em datas comemorativas. Entender seu fluxo de vendas pode antever situações desagradáveis como: produtos personalizados que ficam em estoque, poucas unidades de determinado produto ou problemas com logística.
Reserve um momento para estimar as suas vendas no Dia dos Namorados. Caso sua marca venda online a mais de um ano, vale a pena resgatar os resultados do ano passado. Compare seu histórico de vendas e compare com a evolução atual da sua marca, principalmente em datas e campanhas de desconto.
Invista no seu estoque com responsabilidade e evite lançamentos específicos para a data em cima da hora.
Para a maioria das pessoas, o Dia dos Namorados é uma data para explorar as possibilidades e surpreender no presente. Nem sempre o cliente está em busca de algo específico, mas sim de novidades.
Nesse contexto, é uma boa ideia criar combos e kits especiais para a data. Assim você engorda o ticket médio no seu e-commerce, e estimula o comprador a conhecer ainda mais o mix.
Para clientes Unbox, a sugestão é caprichar na montagem do seu Carrinho Unbox. Não precisa nem cadastrar novidades no seu Painel, mas montar o pedido perfeito para anunciar e oferecer aos seus clientes. Saiba mais sobre essa novidade exclusiva clicando aqui.
Com a proximidade de datas comemorativas, passamos a ver muitos anúncios e publicações específicas nas redes sociais. Se você está no e-commerce e oferece uma experiência totalmente digital, faz todo sentido investir em atrativos para o público que está online.
Você querendo ou não, seus concorrentes estarão anunciando na data - e isso vale para absolutamente todos os setores. Neste cenário, aconselhamos o uso das redes sociais com postagens e dicas criativas para os pombinhos engajarem com a sua marca. Se quiser dicas de como criar esse tipo de conteúdo, clique aqui.
Abaixo, separamos uma lista de temas para você explorar no Dia dos Namorados:
Uma excelente forma de encantar públicos específicos em datas comemorativas.
A compra por cupom é uma alternativa segura para medir o engajamento da sua promoção de Dia dos Namorados. Por exigir o envolvimento ativo do cliente (no caso, o ato de inserir o cupom na hora da compra), esta modalidade permite entender o sucesso no disparo de e-mails, parcerias com influenciadores, anúncios em redes sociais e demais frentes.
Outra estratégia interessante para cupons é oferecer desconto na primeira compra, cadastro na loja ou indicação de clientes, proporcionando uma recompensa por interagir pela primeira vez. A ação pode chamar a atenção de mais pessoas, com mais indicações por parte dos clientes e possíveis recompras.
Veja mais dicas de como usar cupons e promoções neste artigo.
Se você fizer tudo certo nos passos anteriores, seus futuros clientes chegarão até o seu e-commerce. E é aí que você deve superar mais uma etapa essencial das vendas online: o abandono de carrinho. Pesquisas apontam que os carrinhos abandonados podem chegar até os 82% em determinados setores (E-commerce Brasil).
Os fatores mais apontados para a desistência são: preços não condizentes com a oferta, valor de frete, prazo de frete e as opções de pagamento.
Além da boa experiência e da qualidade dos produtos, é fundamental que a sua loja ofereça as melhores condições de pagamento. O cartão de crédito ainda é o método favorito dos consumidores, porém no Brasil destacamos o crescente número de compras online por Pix, sem falar no boleto.
Na Unbox você conta com todas essas opções, Pix, cupons, desconto no frete e ainda a solução exclusiva do Carrinho Unbox: uma ferramenta que prepara o pedido e leva seu cliente para um checkout de vendas rápido e seguro.
Pensada para você vender mais, a Unbox facilita todas as suas tarefas no e-commerce: organize seus produtos, divulgue suas ações nas redes sociais, venda com frete grátis e muito mais. Derrubamos todas as barreiras para o seu negócio dar certo, por aqui acreditamos que empreender é possível e o e-commerce é o meio.
Começar é mais fácil do que você imagina: é possível criar uma loja virtual em apenas 5 minutos, com um único cadastro para testar a plataforma.
Qualquer dúvida de como criar a sua conta na Unbox é só chamar nos botões ao lado para falar com nosso atendimento via chat e WhatsApp. Faça como mais de 5.000 lojistas de todo Brasil e conte com uma plataforma de vendas online completa para conquistar mais clientes.
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