Google Analytics: o que é e como instalar na minha loja virtual

Google Analytics: o que é e como instalar na minha loja virtual

O Google Analytics é a principal ferramenta de monitoramento de sites e de marketing digital do Google. Oficial e gratuito, o Analytics é essencial para analisar o desempenho de um site, coletar os dados de acesso nele, o comportamento do público e navegação de usuários e aplicativos instalados.  

Entender como o seu público se relaciona com a marca está no centro de qualquer estratégia de marketing, e por isso o Google Analytics se faz tão importante para o e-commerce e lojas virtuais. A ferramenta propicia uma análise completa e confiável da interação de visitantes em sites, lojas online, blogs e páginas. 

Para que você entenda todo potencial da ferramenta, preparamos o guia abaixo, contando o que é o Google Analytics e como instalar corretamente na sua loja virtual.

O que é o Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta oficial para monitoramento de tráfego de sites da Google. Além de ser a plataforma mais utilizada para esse objetivo no mundo, é totalmente gratuita e está integrada com os anúncios (Google Ads), Shopping e outras soluções. Com o Analytics instalado no seu site, é possível monitorar o perfil dos visitantes, as páginas mais acessadas, vendas realizadas, erros em páginas e uma infinidade de dados. 

Em termos práticos, o Google Analytics possibilita que você faça um diagnóstico profundo no site, e responda a uma série de perguntas como:

  • Quantos visitantes o meu site está recebendo - e quem são essas pessoas? 
  • Como as pessoas chegam até o meu site? Qual a origem deste tráfego?
  • Qual o produto da minha loja é mais acessado ou clicado? 
  • Quantas vezes os clientes colocam o produto no carrinho de compras até comprar?
  • Através de quais das minhas redes sociais o site é mais acessado?
  • Anúncios: como está o desempenho das minhas campanhas?

Estas são apenas algumas das principais questões que a ferramenta pode solucionar. Apesar de agregar muito conteúdo, o mais interessante é que você não precisa ser um especialista para entender como utilizar o Google Analytics a seu favor. Além da instalação, daremos algumas dicas práticas de como sair usando a seguir. 

O que o Analytics pode fazer pela sua loja virtual

Para reforçar sua importância, vamos traçar um paralelo com uma loja física. Em um ponto comercial o lojista consegue avaliar a circulação de clientes, as filas, produtos mais desejados e as principais perguntas dos clientes. O Google Analytics estabelece esta mesma lógica com sites. Após sua instalação, é possível diagnosticar quantas pessoas estão online, de que lugar elas acessam, qual o horário de pico de usuários ativos, quais pedidos os seus clientes colocam no carrinho, e muito mais. 

Sem uma ferramenta de análise de tráfego, sua loja virtual pode ficar no escuro quanto ao desempenho de vendas e campanhas de divulgação. Portanto, considere instalar e acompanhar o Google Analytics.

Como instalar o Google Analytics

A análise do Google Analytics ocorre através da coleta de dados via código. Este código será exclusivo e gerado por você, proprietário da página, na sua conta do Analytics e então inserido no seu site. 

Em resumo é isso, mas agora vamos ao passo a passo dos pontos essenciais neste processo.

Criando sua conta

Como em qualquer ferramenta, o Google Analytics conta com login e senha. Se você já possui uma conta GMail (e-mail da Google), tudo fica mais fácil e integrado automaticamente.

Para criar a sua conta, basta acessar https://analytics.google.com e seguir as orientações recomendadas. Tanto o código do Google como o ID estarão disponíveis no final deste processo.

Passo a passo de Configuração

Após o logins, você completará alguns detalhes da sua conta. Defina um nome e certifique-se de marcar todas as opções a respeito dos serviços Google. Você poderá voltar a este cadastro no futuro.

Configurando o Google Analytics
Primeiras configurações do Analytics.

Cadastrando suas propriedades

Em seguida, será necessário preencher as propriedades da sua conta. Atenção nestes campos, selecionando corretamente o fuso horário e, sobretudo, alterando a moeda para Real

Propriedades do Google Analytics
Definindo as propriedades da Conta.

Registrando sua empresa

Passamos para informações mais detalhadas da sua loja ou site. Cadastre o setor de atuação, tamanho e intenções com o uso do Google Analytics. Estas informações podem ser atualizadas no futuro. 

Informações da Empresa
Informações da Empresa no Google Analytics.

Seu código de instalação do Google Analytics está quase pronto

Estamos nos encaminhando para o recebimento do código. Neste ponto, dois pontos de atenção: marque na questão do fluxo de dados e informe o endereço da sua loja corretamente a seguir.

Fluxo de Dados no Google Analytics
Para sua loja virtual, selecione Web.

Cadastre o endereço do seu site para monitorar os dados.

O seu código está pronto

Agora você está com o seu código em mãos. É o material que você precisa para inserir no seu site e começar a rastrear dados de acesso. Duas informações são fundamentais: o ID da Métrica e a Tag Global do site. A Tag Global é o código em si, a ser adicionado ao HTML de sites por profissionais especialistas em desenvolvimento de sites. Já a ID da Métrica é a versão reduzida desta Tag, muito utilizada em ferramentas de sites e plataformas de vendas, como a própria Unbox.

Tag Global do Site pronta
Pronto! Seu código no Google Analytics está criado.

Instalando o Google Analytics na sua loja Unbox

Agora, se você é parceiro da Unbox e conta com uma loja virtual em nossa plataforma, a instalação não demora nem 5 minutos. Partindo do princípio que você está com o seu ID da Métrica Google em mãos, não é necessário nenhuma configuração manual ou integração de sistema para instalar o Google Analytics na sua loja. Apenas um cadastro rápido.

Salve o ID da Métrica do seu código para a loja.

Em nossa área de Personalização da Loja, no Admin Unbox, você cadastra apenas o ID para nosso suporte técnico realizar todo o trabalho de desenvolvimento. Veja o passo a passo.

1. Faça o seu login no seu Painel Unbox

2. Em seguida, clique em Personalização no seu Menu Principal.

Painel Unbox para cadastrar o código
Acesse o painel da sua loja para cadastrar o código.

3. Em Personalização, acesse a área de SEO, no fim da sua jornada de edição da Loja. 

4. Já em SEO, basta cadastrar o ID da Métrica Google campo demarcado abaixo.

Cadastre o código em SEO
Em SEO, cadastre a sua ID da Métrica.

5. Pronto! A parte técnica da instalação fica por parte do nosso sistema e a sua loja já está apta a monitorar o tráfego via Google Analytics. 

Cadastrando o Google Analytics em outros sites

Com a Tag Global do Google em mãos é possível cadastrar a ferramenta em qualquer site, blog, landing page ou portal da sua escolha. Qualquer que seja a sua intenção com a página, é altamente recomendável a análise de tráfego para uma boa performance. 

Entretanto é preciso se certificar de que é o administrador do site. Ou seja, tenha amplo domínio sobre o código e tenha consciência que a sua edição pode acarretar em erros. Plataformas como o WordPress possuem dinâmicas próprias para a instalação do Google Analytics, e constam com tutoriais próprios. 

Para que você efetue a instalação da Tag Global sem riscos, recomendamos que você acesse o passo a passo do próprio Google.

Tudo instalado? Então preste atenção nas dicas iniciais

Depois de passar por toda a instalação, é chegada a hora de aprender com a ferramenta. Por ser uma plataforma muito rica de informações, o Google Analytics pode assustar no início. São muitos insights, formatos de relatórios e dados a se interpretar. 

O primeiro passo é entender que informação você precisa hoje. Como citamos anteriormente, a visão geral de usuários e visitantes costuma ser um dado importante para a gestão do site, como mostra a imagem abaixo.

Visão Geral no Google Analytics
Visão Geral de Público-alvo no Google Analytics.

Um ponto crucial do Google Analytics é conhecer o racional da ferramenta. Ou seja, como pensar e avaliar todos os dados disponíveis. A maneira mais intuitiva é elaborar algumas perguntas, no papel mesmo, e ir atrás dos insights disponíveis. Entenda e descubra: 

  • Quantos visitantes o meu site recebeu na última semana? - Disponível no menu Tráfego Geral
  • Qual a origem do tráfego para o site? - Disponível no menu Aquisição
  • Quanto tempo o usuário fica na página principal? - Disponível no menu Público-alvo
  • De que lugar do país as pessoas acessam o meu site? Disponível no menu Público-alvo, Geográfico

Através de quais das minhas redes sociais o site é mais acessado?Disponível no menu Comportamento

Para descobrir ainda mais perguntas e intenções com o uso da ferramenta, assista ao vídeo de Gustavo Esteves, especialista em Web Analytics, do Portal Ecommerce Na Prática. 

Escrito por
Felipe Fagundes

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