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O Google Analytics é a principal ferramenta de monitoramento de sites e de marketing digital do Google. Oficial e gratuito, o Analytics é essencial para analisar o desempenho de um site, coletar os dados de acesso nele, o comportamento do público e navegação de usuários e aplicativos instalados.
Entender como o seu público se relaciona com a marca está no centro de qualquer estratégia de marketing, e por isso o Google Analytics se faz tão importante para o e-commerce e lojas virtuais. A ferramenta propicia uma análise completa e confiável da interação de visitantes em sites, lojas online, blogs e páginas.
Para que você entenda todo potencial da ferramenta, preparamos o guia abaixo, contando o que é o Google Analytics e como instalar corretamente na sua loja virtual.
O Google Analytics é a ferramenta oficial para monitoramento de tráfego de sites da Google. Além de ser a plataforma mais utilizada para esse objetivo no mundo, é totalmente gratuita e está integrada com os anúncios (Google Ads), Shopping e outras soluções. Com o Analytics instalado no seu site, é possível monitorar o perfil dos visitantes, as páginas mais acessadas, vendas realizadas, erros em páginas e uma infinidade de dados.
Em termos práticos, o Google Analytics possibilita que você faça um diagnóstico profundo no site, e responda a uma série de perguntas como:
Estas são apenas algumas das principais questões que a ferramenta pode solucionar. Apesar de agregar muito conteúdo, o mais interessante é que você não precisa ser um especialista para entender como utilizar o Google Analytics a seu favor. Além da instalação, daremos algumas dicas práticas de como sair usando a seguir.
Para reforçar sua importância, vamos traçar um paralelo com uma loja física. Em um ponto comercial o lojista consegue avaliar a circulação de clientes, as filas, produtos mais desejados e as principais perguntas dos clientes. O Google Analytics estabelece esta mesma lógica com sites. Após sua instalação, é possível diagnosticar quantas pessoas estão online, de que lugar elas acessam, qual o horário de pico de usuários ativos, quais pedidos os seus clientes colocam no carrinho, e muito mais.
Sem uma ferramenta de análise de tráfego, sua loja virtual pode ficar no escuro quanto ao desempenho de vendas e campanhas de divulgação. Portanto, considere instalar e acompanhar o Google Analytics.
A análise do Google Analytics ocorre através da coleta de dados via código. Este código será exclusivo e gerado por você, proprietário da página, na sua conta do Analytics e então inserido no seu site.
Em resumo é isso, mas agora vamos ao passo a passo dos pontos essenciais neste processo.
Como em qualquer ferramenta, o Google Analytics conta com login e senha. Se você já possui uma conta GMail (e-mail da Google), tudo fica mais fácil e integrado automaticamente.
Para criar a sua conta, basta acessar https://analytics.google.com e seguir as orientações recomendadas. Tanto o código do Google como o ID estarão disponíveis no final deste processo.
Após o logins, você completará alguns detalhes da sua conta. Defina um nome e certifique-se de marcar todas as opções a respeito dos serviços Google. Você poderá voltar a este cadastro no futuro.
Em seguida, será necessário preencher as propriedades da sua conta. Atenção nestes campos, selecionando corretamente o fuso horário e, sobretudo, alterando a moeda para Real.
Passamos para informações mais detalhadas da sua loja ou site. Cadastre o setor de atuação, tamanho e intenções com o uso do Google Analytics. Estas informações podem ser atualizadas no futuro.
Estamos nos encaminhando para o recebimento do código. Neste ponto, dois pontos de atenção: marque na questão do fluxo de dados e informe o endereço da sua loja corretamente a seguir.
Agora você está com o seu código em mãos. É o material que você precisa para inserir no seu site e começar a rastrear dados de acesso. Duas informações são fundamentais: o ID da Métrica e a Tag Global do site. A Tag Global é o código em si, a ser adicionado ao HTML de sites por profissionais especialistas em desenvolvimento de sites. Já a ID da Métrica é a versão reduzida desta Tag, muito utilizada em ferramentas de sites e plataformas de vendas, como a própria Unbox.
Agora, se você é parceiro da Unbox e conta com uma loja virtual em nossa plataforma, a instalação não demora nem 5 minutos. Partindo do princípio que você está com o seu ID da Métrica Google em mãos, não é necessário nenhuma configuração manual ou integração de sistema para instalar o Google Analytics na sua loja. Apenas um cadastro rápido.
Em nossa área de Personalização da Loja, no Admin Unbox, você cadastra apenas o ID para nosso suporte técnico realizar todo o trabalho de desenvolvimento. Veja o passo a passo.
1. Faça o seu login no seu Painel Unbox.
2. Em seguida, clique em Personalização no seu Menu Principal.
3. Em Personalização, acesse a área de SEO, no fim da sua jornada de edição da Loja.
4. Já em SEO, basta cadastrar o ID da Métrica Google campo demarcado abaixo.
5. Pronto! A parte técnica da instalação fica por parte do nosso sistema e a sua loja já está apta a monitorar o tráfego via Google Analytics.
Com a Tag Global do Google em mãos é possível cadastrar a ferramenta em qualquer site, blog, landing page ou portal da sua escolha. Qualquer que seja a sua intenção com a página, é altamente recomendável a análise de tráfego para uma boa performance.
Entretanto é preciso se certificar de que é o administrador do site. Ou seja, tenha amplo domínio sobre o código e tenha consciência que a sua edição pode acarretar em erros. Plataformas como o WordPress possuem dinâmicas próprias para a instalação do Google Analytics, e constam com tutoriais próprios.
Para que você efetue a instalação da Tag Global sem riscos, recomendamos que você acesse o passo a passo do próprio Google.
Depois de passar por toda a instalação, é chegada a hora de aprender com a ferramenta. Por ser uma plataforma muito rica de informações, o Google Analytics pode assustar no início. São muitos insights, formatos de relatórios e dados a se interpretar.
O primeiro passo é entender que informação você precisa hoje. Como citamos anteriormente, a visão geral de usuários e visitantes costuma ser um dado importante para a gestão do site, como mostra a imagem abaixo.
Um ponto crucial do Google Analytics é conhecer o racional da ferramenta. Ou seja, como pensar e avaliar todos os dados disponíveis. A maneira mais intuitiva é elaborar algumas perguntas, no papel mesmo, e ir atrás dos insights disponíveis. Entenda e descubra:
Através de quais das minhas redes sociais o site é mais acessado?Disponível no menu Comportamento
Para descobrir ainda mais perguntas e intenções com o uso da ferramenta, assista ao vídeo de Gustavo Esteves, especialista em Web Analytics, do Portal Ecommerce Na Prática.
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