E-commerce: mitos e verdades sobre começar a vender online

E-commerce: mitos e verdades sobre começar a vender online

Há pelo menos 20 anos o varejo digital chegou ao Brasil. Ao longo de todos esses anos, o debate se lojas virtuais eram confiáveis deu lugar a uma transformação digital, e hoje quem não está online certamente está perdendo oportunidades de vender mais! É por isso que empresas de todos os setores mudaram seu formato de venda e agora também atendem online. A pergunta deixou de ser “por que vender pela internet?” (que já respondemos no blog), para “como vender pela internet”. 


Esta transformação resultou em um universo muito particular de comércio online. Por apresentar algumas diferenças em relação ao modelo de vendas tradicional em lojas físicas, diversas dúvidas, mitos e incertezas surgiram no universo do e-commerce. Neste artigo você descobrirá algumas dessas particularidades, razões e mitos que empreendedores e marcas brasileiras convivem ao lançar a sua marca no mundo virtual.

Razões para começar a vender pela internet agora mesmo

Para grande parte dos consumidores brasileiros é prático e confiável comprar pela internet. Tudo passa por uma boa percepção da loja e também por uma boa experiência na hora de comprar seus produtos. É tomando este cuidado e usando e abusando de muita criatividade que pequenas e médias empresas conseguiram encontrar seu espaço e concorrer com grandes marcas na internet. 

Soluções como a Unbox possibilitam que as marcas e empreendedores de todo o país comecem a vender online com um investimento mais acessível que o necessário para abrir uma loja física. Portanto, com um bom produto, um planejamento caprichado e dedicação é possível vender mais e melhor através da sua loja virtual. 

Prepare-se para:

Viabilizar uma ideia de negócio

Risque do seu orçamento inicial os custos com aluguel de ponto, limpeza, segurança, contas de energia, água e manutenção do imóvel. Optando por uma loja online o seu investimento de partida é mais enxuto e focado no seu produto. Inverta a prioridade para entregar uma experiência mais prazerosa, proporcionando ao seu cliente uma sensação tão gostosa ao receber o produto em casa, quanto a clássica compra ao vivo. 

Na Unbox mesmo é possível abrir sua loja com investimento zero, e você ainda ganha 15 dias para testar nossa ferramenta de forma gratuita. Além disso, sua loja já nasce integrada com meio de pagamento e soluções de logística e frete, ajudando você a ter mais tempo para focar em organizar a identidade visual e profissionalizar a presença online do seu negócio.

Agregar mais um canal de vendas

Lojas tradicionais e com pontos físicos consolidados também estão vendendo online. Existem inúmeras vantagens em adicionar esse novo canal de venda: expandir a presença da marca, vender para mais localidades, impactar mais pessoas pela internet e se adaptar ao movimento de mercado chamado multicanal

Além dos pontos citados, nos últimos meses vivenciamos uma pandemia ocasionada pelo Novo Coronavírus que impactou diretamente o varejo tradicional, obrigando as empresas a se digitalizarem de forma rápida.

Rentabilizar com uma atividade paralela

Nem só de marcas e empreendedores em tempo integral vive o comércio eletrônico. Como uma forma de renda extra, ou projeto paralelo, muitas pequenas e médias empresas são iniciativas de empreendedores com carteira assinada ou renda fixa. Este movimento existe no Brasil entre jovens (18 - 34 anos) e está se tornando cada vez mais uma tendência. 

O formato garante estabilidade e a possibilidade de testes para diagnosticar a tração do projeto paralelo até o salto necessário para largar a renda fixa. Desta forma, muitas pessoas apostam no baixo risco e baixo investimento de uma loja virtual para viabilizar este sonho e testar a aderência do mercado. 

Depois desta série de razões para você cogitar uma loja virtual, vamos a seguir com alguns mitos e verdades a respeito do universo do e-commerce brasileiro.

Mitos e verdades do e-commerce brasileiro

Vamos ao que interessa: 

Consigo lançar minha loja online em um dia

Verdade, consegue! Mas neste ponto cabe uma reflexão importante: sua marca está preparada para começar a vender no primeiro dia? 

Foi-se o tempo em que o desenvolvimento de um site era um projeto complexo e de longo prazo para implementação. Existem uma série de plataformas que possibilitam a venda de produtos rapidamente (Mercado Livre e OLX) e até mesmo lojas virtuais completas, como é o caso da Unbox. Nossa tecnologia garante uma experiência tranquila e didática de construção do seu site, além de oferecer tudo o que você precisa para vender online com a sua marca desde o seu primeiro dia de cadastro.

Entretanto, é preciso planejamento para lançar sua marca na internet. Não é uma decisão a ser tomada da noite para o dia, portanto invista tempo e dedicação para preparar seus produtos, construir a identidade visual da sua marca, garantir o estoque e planejar a divulgação e próximos passos. Aqui na Unbox te ajudamos a pensar em todos os detalhes para a criação e manutenção da sua loja e conectá-la com canais que você já utiliza, como Instagram, Facebook, Google, entre outros.

Consigo abrir uma loja virtual com investimento zero

Mito, e a gente explica.  

Existem diversas  formas de criar uma loja virtual sem desprender 1 real e até mesmo sem CNPJ, e a própria Unbox é uma delas. Entretanto, para que a sua loja virtual obtenha sucesso é necessário caprichar na identidade visual, ter um estoque com produtos incríveis, comunicar-se ativamente com seus clientes nas redes sociais e outros canais de divulgação.

Como abordamos antes, uma das principais vantagens de optar pelo e-commerce é alocar todo investimento em estrutura física em produto, experiência e marketing, por exemplo. Mesmo que seu orçamento seja enxuto e você não precise investir na criação do site, organize-se para separar que outros detalhes ocorram com excelência. 

Importante: não caia na ilusão (muito comum) de que sua loja virtual venderá sozinha.

E-commerce só é rentável para grandes empresas

Isso é muito mito

É verdade que as grandes empresas investem pesado em marketing digital, logística e estrutura para dominar o mercado. Também é verdade que concorrer com empresas de renome é sempre complicado, mas a internet tem uma lei que nunca deve ser ignorada: online existe público para tudo e todos! 

Se o seu mercado é concorrido e conta com um gigante, a solução é trazer propostas inovadoras de produto, entrega e apresentação e caprichar no relacionamento com seus seguidores. Comece com uma pesquisa precisa de público, entenda com quem está conversando e quem deseja impactar para criar uma estratégia inteligente. Se um manual de como definir a persona da sua marca ajudar, nós temos este link para você.

Com uma loja virtual irei trabalhar menos

Mais um mito para a conta.

O papel da Unbox é facilitar todo o processo de criação e acompanhamento da sua loja virtual. Fazemos isso oferecendo toda a infraestrutura com integrações logísticas, métodos de pagamentos, redes sociais e um painel administrativo para você acompanhar seu estoque e pedidos da sua loja. Porém o trabalho não acaba aí.

Até uma loja virtual conquistar seu espaço e público cativo é necessário muita dedicação. Desde a decisão do nome, URL do site e cadastro de produtos, até a gestão de estoque, faturamento e atendimento ao cliente. O cuidado em cada detalhe conta para impulsionar as vendas e, assim como na loja física, a atenção ao cliente é essencial. Nunca deixe de conversar, aproximar e entender seu cliente.

Qualquer pessoa consegue criar uma loja virtual

Verdade! Na Unbox trabalhamos com a democratização do comércio eletrônico. 

Mesmo pessoas com pouca experiência na manutenção de sites podem operar o nosso painel. Depende da dedicação, capricho e atenção aos detalhes. Para isso contamos com um atendimento que acompanha de perto a sua jornada desde a criação da loja até o envio das suas primeiras vendas. 

Já o trabalho de marketing digital que envolve o comércio eletrônico, este sim é complexo. Divulgar, analisar e propor as ações de impulsionamento da sua marca exigem um bom conhecimento específico. Mas até nisso o nosso time pode ajudar, através do CheckList Venda Mais entregamos noções básicas do que fazer e como decolar as suas vendas com a Unbox.

Seus concorrentes estão sempre de olho em você

Também é verdade

Mas pense bem: a sua loja também pode fazer o mesmo e isso é parte do jogo! Com uma pesquisa rápida é possível navegar, estudar e tirar ideias interessantes dos seus concorrentes. E com alguma maturidade em marketing digital também é possível diagnosticar as palavras-chave e performance do site dos players do seu setor, percebendo o que eles fazem de correto para replicar. Para isso, existem ferramentas gratuitas como o Ubersuggest. Caso este seja um tema de seu interesse, preparamos um guia prático de como aplicar técnicas de SEO para uma melhor performance da sua loja.

É por isso que na Unbox facilitamos tudo para você 

Apesar de todas as vantagens, nenhuma venda online ocorre por acaso. É necessário dedicação e um pouquinho de estudo para começar a decolar no comércio eletrônico. 

Por conhecer as necessidades e desafios que enfrentam as pequenas e médias empresas do Brasil, a plataforma da Unbox nasceu para simplificar processos, trazer soluções e democratizar as vendas pela internet. Tudo muito rápido, didático e transparente para você focar no que realmente importa: a sua marca.   

Para continuar essa conversa entre agora mesmo em contato pelos botões de WhatsApp ou atendimento ao lado, ou se preferir deixe seu cadastro abaixo.

Escrito por
Felipe Fagundes

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