Principais dúvidas de nossos clientes ao criar uma loja virtual

Principais dúvidas de nossos clientes ao criar uma loja virtual

Com o sucesso do e-commerce nos últimos anos, montar uma loja virtual foi a opção de muitas pessoas para realizar o sonho de lançar a marca própria, ou então para levantar uma grana extra. Para se ter uma noção do mercado digital no Brasil, no mês de junho de 2021 as vendas online representaram 21% das transações do varejo nacional. Uma alternativa mais rápida, com menos riscos e bastante promissora de começar a vender e lucrar com o próprio negócio. 

Como em todo grande passo, o empreendedor online se depara com algumas dúvidas no processo. O que é natural quando se está testando, investindo ou começando um projeto. Aqui na Unbox ouvimos muitas destas dúvidas todos os dias, e já contribuímos para que mais de 2.000 marcas saíssem do zero ao lucro, através da criação de lojas virtuais. 

Neste artigo, nosso time focado em performance e vendas online reuniu algumas das principais dúvidas para você que está planejando começar um negócio online.

O que vender pela internet?

A verdadeira essência da sua marca está nos produtos que ela oferece. Por dois motivos: 

Primeiro porque não é possível montar uma loja virtual sem definir o que você venderá nela.

Segundo porque a qualidade dos seus produtos influencia diretamente na credibilidade e na recorrência das compras na sua loja. 

Existem, basicamente, duas maneiras de tomar esta decisão:

  • Você pode trabalhar com algo que satisfaça seus sonhos e vontades pessoais;
  • Você pode pesquisar profundamente e atuar em um setor promissor, buscando melhorá-lo através de uma marca única e com personalidade própria.  

Acertar na escolha do seu nicho tem a ver com a sua dedicação pelo tema. No primeiro caso por inclinação pessoal, no segundo por competência e visão de mercado. 

Na Unbox sugerimos sempre o casamento das duas coisas. É o nosso caso: antes da Unbox as pessoas já vendiam online, mas nosso papel é simplificar e otimizar o processo para que PMEs de todo o Brasil possam alcançar o sucesso e os seus objetivos.

Este ponto é importante. Afinal, como lojista e empreendedor você deverá ser o principal advogado da sua marca, atestando o valor da empresa e dos seus produtos. E no meio do caminho também atuará vendendo, respondendo perguntas de clientes e curiosos, conquistando fãs, e por aí vai. 

O que vender na internet? Pergunte a si mesmo e faça uma pesquisa online.

Em termos práticos, existe um método eficiente para validar a sua ideia.

Depois de pensar em produtos interessantes, faça uma busca minuciosa por grandes plataformas de vendas online. Sites como Amazon, Submarino, iFood (em caso de alimentos), Mercado Livre e outros. Perceber como seus futuros concorrentes comunicam, vendem e interagem com avaliações e comentários pode ajudar na percepção de valor do público para a sua ideia. Anote também o que o mercado pratica de preços e como as demais marcas promovem suas vendas. Tudo isso ajudará no futuro.

Não se preocupe tanto com o estoque. É possível começar com pouco volume, como mostraremos mais a seguir.

Como começar a vender online?

Depois de decidir o setor, os produtos e o nome da sua marca, começam os testes. Quem está no início desta jornada costuma compartilhar o produto com amigos e familiares, em grupos no Facebook, vendendo pelo Instagram e WhatsApp. Tudo vai da sua imaginação.

Se tudo ocorrer como o esperado, é hora de partir para a profissionalização da sua marca. Neste momento, optar por uma loja virtual é uma decisão inteligente para agregar credibilidade. 

Ter uma loja online é uma excelente solução para:
  • Quem já tem uma marca física vender mais;
  • Quem tem uma marca online, mas vende de forma informal e limitada;
  • Quem deseja começar a empreender!

Para o guia completo com tudo o que você precisa saber antes de criar a sua loja virtual clique aqui. 

Marketplace ainda é uma boa opção?

Muito popular no Brasil, o modelo de marketplaces chegou por aqui há quase 10 anos. São sites que atuam como um grande shopping center virtual, em que os lojistas disponibilizam seus produtos e a plataforma anuncia e possibilita a transação comercial. 

É um canal a ser avaliado pela popularidade com o consumidor, e pode ajudar a alavancar algumas vendas no começo. O ponto do marketplace são as altas taxas de comissão por venda. O mercado brasileiro, no geral, cobra acima de 15% por unidade comercializada, o que pode ser um risco para lojistas que dependem exclusivamente deste tipo de negócio. O ideal é diversificar a estratégia para não comprometer a sua rentabilidade. Para se ter uma ideia, na Unbox a comissão é menor que 4%.

Quanto custa montar uma loja virtual?

Essa é uma das perguntas mais recorrentes sobre o e-commerce. 

A verdade é que o custo pode variar de soluções gratuitas, até soluções personalizadas na casa dos 5 ou 6 dígitos (só para colocar o site no ar). Tudo depende da complexidade idealizada pelo lojista. 

Na Unbox é possível criar uma loja virtual gratuitamente por 15 dias com excelente performance digital, meios de pagamento e entrega integrados, personalização e sem limite de produtos no ar. A partir do período de teste, é necessário a assinatura de plano, mas sem aporte financeiro inicial. 

Agora se o lojista almeja um site do zero, com a necessidade de desenvolvimento de código exclusivo e integração com plataformas externas (gestão de carrinho, cobrança e envio, por exemplo), os valores podem crescer muito com a contratação de profissionais da área.

Como funciona o pagamento e a logística de envio?

Com a loja virtual pronta, o desafio é começar a vender. Assim que os primeiros clientes passam a se interessar, é papel da marca proporcionar uma boa experiência de compra. Se tratando de vendas online, a grande preocupação do consumidor é na hora do pagamento e envio dos produtos, sendo a credibilidade e confiança no site dois fatores indispensáveis para uma boa relação. 

Abaixo trazemos como a operação da Unbox funciona, o que pode variar em outras plataformas.

Meios de pagamento de uma loja virtual

Podemos fazer o paralelo com uma loja física. Nas lojas tradicionais é papel do lojista buscar a melhor opção de fornecedor e contratar uma maquininha de cartão de crédito para suas vendas, por exemplo. A mesma coisa ocorre na loja online, cada plataforma está associada a um sistema. 

Ao criar sua loja virtual com a Unbox, isso não é um problema. A loja já nasce pronta para vender, já aceitando boletos e cartão de crédito, inclusive com a opção de parcelamento. A nossa integração garante um sistema antifraude, que aprova o pagamento do pedido antes de acionar o lojista para o envio do produto.

E como o dinheiro das vendas é repassado na Unbox?

Como citado acima, a experiência de compra do cliente na loja virtual é completa. Ele mesmo escolhe os produtos, coloca no carrinho e efetua o pagamento. Tudo sem integrações externas.

A partir da aprovação da compra, o valor é encaminhado para a sua carteira Unbox Pay. É assim que chamamos o nosso cadastro de lojistas que ocorre automaticamente na criação da loja virtual. Acessando o seu perfil, você decide os prazos e recebimentos dos valores das vendas, com plano de antecipação para compras no cartão de crédito e boletos.

Métodos de envio

Valores e tempo de envio são dois pontos sensíveis no e-commerce. Podem determinar ou não uma venda. 

Quando se vende pelas redes sociais ou WhatsApp, você tem o desafio de informar este valor aos seus clientes de maneira informal. As cotações de entrega ou correios são estimativas, e o individual de encomendas geralmente é mais caro para lojas e clientes. 

Ao montar uma loja virtual com a Unbox você não precisa mais se preocupar com isso. Nosso sistema garante a integração com as melhores opções de envio e com um frete até 50% mais barato via correios. Na hora da compra o cliente já opta pelo tipo de frete desejado e você não tem nenhuma preocupação, além de imprimir a etiqueta. 

É mais barato porque garantimos uma negociação diferenciada com os Correios do Brasil, além da possibilidade de cadastrar entrega com transportadoras, ou delivery local, por motoboy ou até mesmo retirada na loja.

Garanta o melhor preço no frete
Garanta a compra oferecendo o melhor preço e prazo no frete para seus clientes.

Ou seja, você não precisa mais enfrentar filas para enviar seus produtos e garantir que o cliente receba tudo em perfeito estado, super rápido e ainda garantindo o diferencial de preço no frete. .

Dúvidas comuns antes de vender com a própria marca

Existem alguns detalhes em relação a empreender com e-commerce no Brasil que costumam deixar dúvidas em novos lojistas online. Veja mais algumas dúvidas frequentes de nossos lojistas.

É preciso ter um CNPJ para ter uma loja online?

Não. Você pode criar uma loja online apenas com o seu CPF, se desejar.

Eu preciso ter estoque para criar a minha loja?

Não. Não é necessário, você pode até mesmo começar com pequenas unidades em estoque e sentir como é a busca por esse produto na sua loja antes de investir mais no negócio.

Além disso, você pode fazer o fluxo contrário: trabalhar sob demanda, com as vendas através de encomendas. Desde que fique claro o prazo necessário para produção, é possível se organizar para entregar os produtos e criar um modelo de pré-venda.

Dica da Manu: a exclusividade é um forte gatilho de venda. Um produto exclusivo gera expectativa e o cliente se sente especial com um produto pensado para ele.

É preciso estar em todas as redes sociais?

A resposta é: não! Você deve estar onde seu público está. Se você só conseguir oferecer atendimento em uma rede social, então mantenha o foco nela. Para entender um pouco melhor as opções, acesse este conteúdo

Consigo conectar minha loja às redes sociais?

Sim! Ao montar a sua loja virtual da Unbox você pode personalizar o acesso às principais redes sociais: Instagram e a Sacolinha, à página do Facebook e seus anúncios, instalar o botão de WhatsApp para atendimento direto, integrar o Google Analytics, Google Meu Negócio, Google Ads e outros. 

Também é possível instalar o Google Tag Manager para edições específicas, sempre contando com ajuda do nosso time técnico para dúvidas e possibilidades.

Montar a sua loja virtual nunca foi tão prático e eficiente

Na Unbox a sua loja virtual já nasce pronta para vender, e o nosso time sempre está a uma mensagem de distância para qualquer dúvida. Lance seus produtos e divulgue sua loja para conquistar clientes e conte com um site seguro e eficiente para garantir as vendas. 

Com a sua loja no ar, a Unbox garante uma operação fácil do seu negócio e uma experiência incrível para seus visitantes, enquanto você se volta para a divulgação e à gestão de pedidos dos seus clientes. 

Também conte com todo o suporte dos nossos especialistas para ter ideias incríveis de promoções, dicas de marketing e vender mais com ações pontuais.

Escrito por
Felipe Fagundes

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