Domínio para loja virtual: o que é e como acertar na escolha

Domínio para loja virtual: o que é e como acertar na escolha

O domínio de uma loja virtual tem o mesmo efeito que o ponto de uma loja física. De forma prática, o domínio trata-se do endereço online de qualquer site, e se tratando de comércio eletrônico também faz muita diferença acertar na escolha. 

Além da missão de batizar a sua marca de forma criativa e verdadeira, o domínio da sua loja virtual irá levar esta identidade para a internet. Portanto, nesta decisão você deverá considerar a essência da sua marca, futuras ações de marketing e redes sociais e até mesmo o tráfego de visitantes ao seu site. 

Neste artigo traremos o que é e como acertar na escolha do domínio da sua loja virtual, além de tirar as principais dúvidas de lojistas neste tema que é técnico, mas mais simples do que você imagina.

O que é domínio?

O domínio é o nome pelo qual um site é localizado em pesquisas e nos navegadores de internet. Seu papel é identificar o site, funcionando como um registro fixo e, assim que comprado, exclusivo para uso. Toda página online obrigatoriamente conta com um domínio, mesmo que ela seja temporária ou esteja conectada a outro site. 

O ideal é que o domínio seja o mesmo nome do seu negócio ou, ao menos, uma forma fácil de identificar do que se trata. Isso porque esta é a maneira como os seus clientes irão te encontrar na internet.

Muito confundindo com o termo link ou URL, na verdade o conceito de domínio é mais amplo, podendo agregar contas de e-mails, certificados de segurança e outros serviços online. Um domínio pode agregar vários links, como meusite.com.br/loja, meusite.com.br/blog, meusite.com.br/equipe e por aí vai.

Para ilustrar, vamos pensar no exemplo da Unbox. Aqui é possível criar uma loja virtual em menos de 5 minutos e, quando pronta, ela nasce com o domínio minhaunbox.com/exemploloja. Ou seja, um domínio genérico que disponibilizamos até o lojista registar o “exemploloja.com.br”. Ou o domínio de sua preferência.

Hospedagem e como registrar seu domínio

Como qualquer registro de marca, o domínio é temporário - e funciona enquanto a sua assinatura de hospedagem estiver ativa. A hospedagem é o serviço de alojamento de sites online, no qual você salva os arquivos online, imagens, textos e descrições na internet.

Como o próprio nome sugere, você aluga este espaço online e durante o período de contrato a empresa se responsabiliza com a estabilidade, segurança, suporte técnico e velocidade de carregamento do seu site.

No Brasil, temos algumas empresas que são referência no mercado como o Registro.br, HostGator e GoDaddy. O interessante é que nestes sites você pode consultar a exclusividade e pesquisar se o domínio pensado para a sua marca já existe.

Tipos de extensão

Este é um detalhe importante na hora de contratação de um domínio. Ao longo da busca, você irá se deparar com opções como .com.br, .org, .net., .info e muitos outros. Estas opções chamamos de “extensões”, e por vezes causam confusões na hora da contratação. 

Por se tratar de uma loja virtual, opte sempre pelo .com. Esta redução vem de comercial, ou seja, está vinculado a empresas, sites de vendas e ou apto para fazer negócios. O que para e-commerce é fundamental.

Dica da manu: a melhor extensão de domínio é a .com.br
O melhor domínio é o que garante o SEO da sua loja virtual.

Dicas para escolher o melhor domínio

Agora que você já conhece os aspectos técnicos, vamos às dicas para acertar em cheio na decisão do domínio. O foco é sempre ser o mais fiel a sua marca, com um ou outro elemento que contribua com a performance dos visitantes do seu site. Um conteúdo que pode ajudar e muito nesta etapa é o nosso guia de SEO para lojas virtuais. Conceitos como a palavra-chave são importantes nesta jornada.

Separamos 6 dicas sobre o assunto a seguir. 

Pesquise muito antes

Parecido com o processo de escolha de nome para a marca, uma pesquisa online pode trazer ideias interessantes - e evitar dores de cabeça futuras. Observe o que a sua concorrência usa como referência e fuja de domínios protegidos por direitos autorais. Outra questão importante é evitar domínios parecidos com os de grandes empresas, pois estas costumam registrar uma série de variações para antever fraudes ou concorrentes. 

Neste ponto, uma busca entre as empresas de hospedagens deve resolver. 

Use palavras-chave

As palavras-chaves são termos altamente procurados em buscadores como o Google. Produtos geralmente contam com um volume interessante de acesso, como por exemplo: bolsas, calçados, canecas, café, quadros, por aí vai. Pense no mercado principal da sua marca e se ela tem alguma atividade-fim legal.  

Uma loja de óculos geralmente associa seu domínio a palavras como “ótica”, “lentes”, “visão”, etc. Além de ajudar nos buscadores, pode contribuir para que a sua marca se torne referência online.

Simplifique a escrita e leitura

Evite registrar domínios que precisam ser soletrados. Antes de bater o martelo, leia em voz alta e escreva diversas vezes a sua opção favorita. Assim entenderá se é difícil ou não para novos visitantes.

Ao menos que sua marca já seja muito conhecida, evite palavras em outros idiomas ou que gerem dúvida ortográfica para os usuários.

Prefira nomes curtos

Hoje, em 2021, boa parte dos domínios curtos e objetivos já foram registrados. O que significa que você deverá inovar para conquistar o seu espaço. Mesmo que tenha que criar uma combinação de duas ou três palavras, evite frases longas. Quanto mais caracteres, mais chances de o seu cliente errar na escrita e acabar não encontrando o seu site. Busque opções com menos de 15 letras.

Evite símbolos e pense bem antes de usar números

Na tentativa de criar algo novo, algumas pessoas podem achar uma boa ideia usar caracteres especiais ou números no nome do site. Além de dificultar a performance do SEO, estas práticas podem confundir o cliente na busca. 

Caso o nome da sua marca tenha numerais, seja consistente nesta comunicação. Use sempre a mesma escrita, por extenso ou em numeral - site, redes sociais, logotipo. Um exemplo é a Forever 21 que mantém a grafia em qualquer circunstância.

Se a ideia for boa, registre logo

Todos os dias, centenas de domínios são registrados no Brasil. As pessoas criam sites, lançam produtos e até utilizam esta prática como negócio, revendendo o domínio em seguida para outros interessados. Portanto, se a sua ideia cumprir todas as dicas anteriores, registre. 

Dessa forma você assegura o endereço da sua loja e evita a frustração de perder o timming.

Dicas para um bom domínio para sua loja virtual.
Sua ideia se encaixa nas dicas? Registre hoje mesmo!

Registrando o domínio da sua loja virtual Unbox

Essa é, sem dúvidas, a parte mais fácil. Com o domínio em mãos, basta chamar o nosso suporte no chat que faremos todo o processo técnico internamente. 

Caso tenha comprado Registro.br, é ainda mais rápido. 

  1. Depois do domínio ativo, você deverá garantir o acesso técnico ao nosso perfil: CSUNB.
  2. Para isso, no seu perfil do Registro.br, acesse Contato Técnico e Alterar Dados. 
  3. Insira no campo Técnico o ID informado pela Unbox (CSUNB) e o e-mail: cs@unbox.com.br
  4. Clique em Salvar e pronto, ambos serão notificados por e-mail sobre a alteração.

Depois dos passos, basta avisar no chat do seu Admin que em pouquíssimo tempo nosso time garante o domínio ativo na sua loja. 

Caso sua empresa de hospedagem seja outra, o passo a passo também é todo com o time técnico da Unbox. Envie o site de hospedagem, domínio, usuário e senhas para o e-mail: ola@unbox.com.br. Com acesso em mãos, nossos desenvolvedores realizam a migração para o domínio registrado.

Qualquer dúvida, chame o nosso time de suporte pelo botão ao lado ou pelo WhatsApp!

Escrito por
Felipe Fagundes

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