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O Dia dos Pais no e-commerce já é um dos pontos altos do calendário de vendas do ano.
Tradicional para as famílias e no comportamento de consumo dos brasileiros, a data vem ganhando relevância ano após ano no formato de vendas online, sobretudo graças ao salto de faturamento nos últimos dois anos.
Faz parte da nossa cultura presentear pessoas em datas comemorativas, e os papais não serão esquecidos este ano. Segundo pesquisa da All In e Opinion Box, cerca de 68% dos consumidores comprarão presentes nos próximos dias, pensando na data.
E se tem intenção de compra é alta, então tem oportunidade para vender mais online. Neste artigo, trouxemos pontos que você não deve esquecer na hora de criar a sua promoção de Dia dos Pais no e-commerce.
O retrospecto do Dia dos Pais no e-commerce empolga. Para se ter uma noção, o Dia dos Pais de 2021 no e-commerce foi o maior de todos os tempos no Brasil.
Atingiu números que antes eram apenas vistos em datas como Natal e Black Friday. A receita alcançada em 2021 superou os R$ 6,2 bilhões, número 16% maior que o apontado em 2020. O aumento dos valores também apareceu no ticket médio, passando para R$ 449 (11% superior que em 2020).
Este ano contamos também com a normalização e volta do comércio local. Apesar de dividir a experiência de compra em relação aos consumidores, o mercado online apresenta estabilidade. Pesquisa e dados especializados apontam alta de faturamento neste trimestre, com mais de 91% dos brasileiros apontando que vão comprar ainda em agosto e setembro.
Neste sentido, o desafio é pensar estratégias que convençam o consumidor de fechar negócio online. Frete grátis, kits e demais dicas (que abordaremos abaixo) ajudam na experiência dos seus clientes.
Você tem estudado as necessidades da sua persona? Pesquisar os hábitos de consumo, anseios e opiniões do seu consumidor é o primeiro passo para uma promoção de sucesso. Relembre passos importantes com a Unbox clicando aqui.
Uma ideia é associar assuntos do momentos ao Dia dos Pais. Pesquise o que é trending ou assunto do momento entre o seu público-alvo. As redes sociais são uma ótima ferramenta para concluir esta pesquisa, e você pode criar uma postagem questionando o tipo de promoção favorita, ou qual produto do seu estoque os seus seguidores almejam desconto.
Abrir uma caixinha de respostas ou a seção de comentários costuma aumentar o engajamento nas suas redes sociais e trazer ótimas ideias. Use e abuse de todos os seus canais de contatos com seguidores. Veja mais dicas nas redes.
As pessoas não precisam ser convencidas da importância de presentear seus próprios pais. Isso elas já fazem ou farão ao natural. O desafio é associar a sua marca à intenção de compra, ou seja: gerar a lembrança ou desejo.
Mas antes de ver como fazer isso, relembre alguns produtos que costumam estar em alta em relação à sazonalidade da data.
Diferente de Natal, Black Friday, Dia do Consumidor e outros, nesta data alguns setores costumam disparar em procura e conversão. Atenção para as categorias de produtos mais citadas na intenção de compras para o Dia dos Pais no e-commerce. Segundo os entrevistados:
Se você já é lojista Unbox de um desses setores, ou está se preparando para ser, tenha em vista que o Dia dos Pais é um grande momento para a venda destes produtos. Esteja com tudo pronto!
Com a proximidade de datas comemorativas, passamos a ver muitos anúncios e publicações específicas nas redes sociais. Se você está no e-commerce e oferece uma experiência totalmente digital, faz todo sentido investir em atrativos para o público que está online.
Você querendo ou não, seus concorrentes estarão anunciando na data - e isso vale para absolutamente todos os setores. Neste cenário, aconselhamos o uso das redes sociais, anúncios no Google e o disparo de e-mails para impactar seus clientes. O potencial de alcance orgânico (ou seja, apenas com publicações, sem anúncios), é uma estratégia de envolvimento a longo prazo, enquanto o tráfego pago (anúncios) funciona melhor no curto prazo ou com objetivo e data delimitada - como ocorre na Black Friday.
Caso não tenha familiaridade com o processo, o time da Unbox está a um chat de distância para tirar as suas dúvidas e dar uma consultoria sobre o assunto.
A internet é repleta de oportunidades. Ou seja, muitos consumidores não medem esforços na hora de pesquisar o melhor preço. Muitas vezes, com tantas opções disponíveis online, o que mais influencia a compra de um produto é o seu preço final. Como apontado pelos próprios entrevistados no Dia dos Pais.
Além da estratégia de desconto no valor (e cuidado para não perder muita margem), outro ponto sensível na promoção de preço é a credibilidade da loja e marca. Nem sempre descontos mirabolantes e porcentagens OFF são bem recebidas pelos consumidores. Monitore o mercado, mas não faça qualquer negócio.
Sempre que optar por uma estratégia de desconto e preço, preocupe-se em estabelecer um contexto favorável e que justifique. Já falamos que o Dia dos Pais tem um apelo emocional para os consumidores, mas é possível explorar também: últimas unidades do estoque, última oportunidade antes de subida de preço, lançamentos e novas coleções, desconto para clientes fiéis, entre outros.
Uma excelente forma de encantar públicos específicos em um determinado período.
A compra por cupom é uma alternativa segura para medir o engajamento no Dia dos Pais no e-commerce. Por exigir o envolvimento ativo do cliente (no caso, o ato de inserir o cupom na hora da compra), esta modalidade permite comprovar a efetividade de e-mails, parcerias com influenciadores, anúncios em redes sociais e demais frentes.
Tudo começa com o contato personalizado: você prepara a sua ação de Dia dos Pais, leva o visitante até o site e comprova a jornada de compra no uso do cupom.
Outra estratégia interessante para cupons é oferecer desconto na primeira compra, cadastro na loja ou indicação de clientes, proporcionando uma recompensa por interagir pela primeira vez. A ação pode chamar a atenção de mais pessoas, com mais indicações por parte dos clientes e possíveis recompras.
Pensada para você vender mais, a Unbox facilita todas as suas tarefas no e-commerce: organize seus produtos, divulgue suas ações nas redes sociais, venda com frete mais barato no Dia dos Pais e muito mais.
Começar é mais fácil do que você imagina: é possível criar uma loja virtual em apenas 5 minutos, com um único cadastro e 15 dias gratuitos para testar a plataforma.
Qualquer dúvida de como criar a sua conta na Unbox é só chamar nos botões ao lado para falar com nosso atendimento via chat e WhatsApp. Faça como mais de 5.000 lojistas de todo Brasil e conte com uma plataforma de vendas online completa para conquistar mais clientes.
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