Dia do Frete Grátis 2023: como lucrar mais nessa data comemorativa do e-commerce

Dia do Frete Grátis 2023: como lucrar mais nessa data comemorativa do e-commerce

Vem aí o Dia do Frete Grátis 2023, marcado para o próximo dia 28 de abril. Febre no e-commerce mundial, a data tem se destacado no calendário comercial brasileiro, sobretudo nos últimos 3 anos.

Com a popularização das compras pela internet, cada vez mais somos impactados por ações de vendas que movimentam o varejo online. Assim como a Black Friday, o Dia do Consumidor e outras oportunidades, a função dessas datas é aumentar a visibilidade e o volume de pedidos, e o Dia do Frete Grátis segue a mesma linha de raciocínio. 

Pensado para atrair clientes em um período de baixa do comércio, o Dia do Frete Grátis resolve duas grandes objeções do consumidor brasileiro: o temido fim de mês e o custo do frete

Se você é do tipo que aproveita toda oportunidade para movimentar seu negócio online, preste atenção nas dicas do blog Venda Mais e feche mais vendas no Dia do Frete Grátis 2023!

O que é o Dia do Frete Grátis?

É exatamente o que o nome propõe: um dia em que as compras são enviadas sem custo de entrega

Ao que tudo indica, a data é inspirada em uma ação de vendas do mercado norte americano, o Free Shipping Day. Nos Estados Unidos, o objetivo é incentivar a compra em épocas de pouco movimento. 

No Brasil, o Dia do Frete Grátis foi popularizado pelo e-commerce. Aqui, constatamos que o custo de logística é um dos principais vilões na hora do cliente efetivar a compra. Tanto que, com o intuito de aumentar as vendas, a estratégia tem se consolidado como Semana do Frete Grátis, e muitas marcas usam toda a última semana de abril para engajar os seus públicos. 

Contribui também como um incentivo para as vendas em abril. Geralmente, o mês conta apenas com a Páscoa no calendário e o dia ou semana do Frete Grátis é uma ideia interessante para movimentar o estoque.

Nunca mais perca vendas em uma data comemorativa

Se você já tem experiência de vender pela internet, todo ano deve pensar: “não posso esquecer do Dia do Consumidor, da Black Friday, do Dia do Frete Grátis”, e por aí vai. Pois na correria da gestão das suas vendas, uma ou outra data comemorativa pode escapar.

Por isso, a Unbox desenvolveu para você o Calendário Venda Mais 2023. Um conteúdo exclusivo em forma de calendário do e-commerce, para você se planejar, imprimir, colocar lembretes e organizar seu ano.

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Principais vantagens de aproveitar o Dia do Frete Grátis

Por ter um contexto bastante óbvio, o Dia do Frete Grátis é um forte incentivo para os clientes comprarem. A logística é tida como uma das poucas barreiras do e-commerce, em relação ao varejo local. 

Tanto que no Brasil, o custo do envio é um dos principais motivos para abandono de carrinhos. Segundo pesquisa recente da Opinion Box, 65% dos consumidores afirmaram que já desistiram de uma compra online por causa do preço do frete

Outro aspecto positivo do Dia do Frete Grátis é que os consumidores amam fazer compras em datas especiais. É do nosso comportamento de consumo pesquisar produtos online e aguardar a melhor oferta. Existe toda uma cena de clientes que acompanham os preços e marcas nas redes sociais, sempre aguardando uma ação diferenciada de vendas, como descontos no valor ou envio. 

Para lojistas e empreendedores, uma data comemorativa é sempre uma oportunidade de engajar seus clientes. Abaixo, separamos os principais vantagens de aderir a Semana do Frete Grátis em 2023:

Primeira compra: 

Toda loja online precisa atrair novos compradores. Eliminando a barreira do frete, pessoas que conhecem e interagem com a sua marca podem perceber a vantagem de testar o produto. Também é muito utilizado em indicações e campanhas com influenciadores.

Aumentar o ticket médio:

Estipule um valor de gasto mínimo para ativar a promoção. Por exemplo, frete grátis a partir de compra de R$ 100. Assim, você incentiva o consumidor a colocar mais produtos no carrinho. 

💡 Dica da Unbox: use a nossa solução Carrinho Unbox para criar combos com frete grátis!

Gestão de estoque: 

O Dia do Frete é muito usado para vender produtos com baixa demanda. Seja pelo valor agregado, interesse do público ou até mesmo para encaminhar um item da coleção passada. 

Alcance da marca: 

Toda promoção tem o poder de destacar a sua marca nas redes sociais. Use o Dia do Frete Grátis para divulgar muito os seus produtos, conquistar novos seguidores e fisgar a clientela da concorrência. 

Agora que você já sabe as principais vantagens de participar do Dia do Frete Grátis 2023, veja algumas dicas de como elaborar a estratégia do seu negócio na data.

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As 7 estratégias para usar no Dia do Frete Grátis

Como toda ação de vendas, o ideal é preparar a sua loja online e estoque para o Dia do Frete Grátis ser um sucesso. O planejamento é uma etapa fundamental em qualquer promoção, pois com o custo, produtos e descontos podem se tornar uma dor de cabeça se mal aplicados. 

O primeiro passo é olhar para o seu catálogo. Se o estoque está abastecido e você pretende ganhar em quantidade, colocar toda a loja em frete grátis pode ser uma boa opção. Mas se você trabalha com produtos mais específicos, o ideal é criar condições para o Dia do Frete Grátis. 

Veja abaixo sete estratégias de como se planejar para o dia. 

Frete Grátis por tempo limitado:

Basta definir se será o Dia ou a Semana do Frete Grátis e divulgar.

Poucos vendedores percebem que o custo de envio é um diferencial da sua marca. Oferecer frete grátis sempre é uma estratégia mais indicada para produtos com alta margem de lucro, se não é o seu caso, é melhor delimitar um tempo específico para a promoção.  

O uso do frete grátis por tempo limitado, como uma data comemorativa, criará um senso de urgência nos consumidores e aumentará a quantidade de pedidos na ocasião. 

Frete Grátis em determinados produtos:

É uma excelente estratégia de gestão de estoque. Coloque produtos com menor demanda ou muito estoque como destaque da sua promoção, favorecendo assim o giro de produtos. 

Uma dica importante é selecionar produtos com menor peso e medidas porque, no final das contas, a sua empresa arcará com o envio. Ou então, opte por produtos com alta margem de lucro. 

Detalhe essencial nessa estratégia: organize suas categorias de produtos na loja virtual. Crie uma nova categoria para a promoção ou monte carrinhos e combos para evitar confusões.

Frete Grátis para compras acima de um valor estipulado:

Como citamos no capítulo anterior, o Dia do Frete Grátis é uma boa oportunidade de elevar o ticket médio. Faça as contas de quanto é um carrinho lucrativo para a sua realidade, e então estipule essa meta. 

Além de aumentar o valor dos seus pedidos, essa estratégia assegura que mais itens sejam adicionados ao carrinho de compras. Ou seja, seus clientes vão testar ainda mais produtos e provar os benefícios da sua marca.

Frete Grátis para determinados locais:

Gostaria de validar seu público em determinada cidade ou região? Aqui está uma boa oportunidade. 

Uma das principais vantagens do e-commerce é enviar produtos para todo o Brasil. Entretanto, às vezes a distância pode encarecer o envio e afastar potenciais clientes. Em ações como o Dia do Frete Grátis você conversa e vende para todos. 

Outra opção é selecionar regiões próximas. Assim você fortalece a sua marca com o público local e ainda economiza com o despacho e modalidades de envio. 

Frete Grátis para kits e combos:

Mais uma estratégia voltada para a gestão de estoque e ticket médio. Monte um combo com seus principais produtos, ou então associe o seu campeão de vendas com algo que está parado em estoque. As opções de combos e kits são infinitas e ajudam a elevar o valor da compra. 

Outra alternativa é usar a criatividade. A última semana de abril pode conversar, por exemplo, com o Dia das Mães - 14 de maio. Portanto, se a sua marca dialoga com o público feminino, trabalha com presentes e/ou produtos personalizados, você pode proporcionar ainda mais contexto ao seu Dia do Frete Grátis. 

Frete Grátis para clientes fiéis:

Fortaleça o relacionamento com os seus principais clientes. 

Oferecer frete grátis para antigos compradores gera ainda mais conexão com a sua comunidade e estimula a compra recorrente. Selecione alguns dos seus compradores, envie e-mails, mensagens via WhatsApp ou pelas suas redes sociais. 

Recompensar seus clientes pode ser muito positivo para o sucesso do seu negócio!

Capriche na divulgação

O Dia do Frete Grátis é uma campanha sazonal. Por ser mais nova no calendário de vendas do comércio, nem sempre o consumidor está ligado no dia, ou organizado para comprar na última semana do mês. Portanto, não economize esforços na divulgação da sua estratégia de frete grátis.

O primeiro passo é detectar onde está o seu público. Use redes sociais, e-mail ou WhatsApp, e organize a sua comunicação para divulgar os benefícios. Uma ação de vendas atinge seu objetivo quando é destinada à persona ideal. Ou seja, o público que terá a sensação de que a promoção foi feita pensando nele. Se você ainda está em dúvida sobre a persona, acesse o guia da Unbox.

As redes sociais são um excelente termômetro se a sua audiência está pronta para comprar. Faça perguntas, estimule a curiosidade perto do dia 28 de abril e faça o burburinho acontecer. 

💡 Dica da Unbox: não esqueça de personalizar a sua loja virtual. Suba banners e etiquetas de frete grátis durante o período de promoção!

A melhor logística para as suas vendas está na Unbox

Se o Dia do Frete Grátis foi popularizado pelo e-commerce, então a sua marca precisa de uma loja online eficiente para vender mais. 

Quando o seu site de vendas funciona e otimiza seu processo, fica mais fácil organizar boas estratégias para o seu negócio, e com a Unbox, você tem autonomia, agilidade e gestão total dos seus pedidos. 

Uma plataforma de vendas completa que unificou vendas online, pagamentos e logística de envio para você. Ou seja, é mais fácil fechar negócio, tem menos taxas e é mais barato despachar seus produtos para todo o Brasil. Além das soluções exclusivas, na Unbox você conta com todo o suporte do nosso time de especialistas pelo WhatsApp. Assim pode pensar estratégias e tirar o melhor do seu e-commerce o ano inteiro! 

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Escrito por
Felipe Fagundes

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