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O Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março, é mais uma grande oportunidade para quem vende pela internet. Abraçado pelo e-commerce, a data comemorativa ganha cada vez mais destaque no calendário nacional de vendas. Ano passado, foi o grande destaque no primeiro semestre.
Para se ter uma noção do seu potencial, em 2022 o 15 de março representou mais de R$ 722 milhões de faturamento em vendas online (dados da Allin/Social Miner). Se pegarmos o recorte de 1º ao dia 15 do mês, o montante ultrapassa os R$ 4 bilhões.
Não à toa o Dia do Consumidor é conhecido como “Black Friday do Primeiro Semestre” entre profissionais de marketing e das vendas online. Portanto, deixar a data passar sem uma ação especial ou homenagem aos seus clientes está fora de cogitação.
Neste artigo você lerá mais sobre a força do Dia do Consumidor e também poderá baixar o Guia do Dia do Consumidor da Unbox, um conteúdo rico com todos os detalhes para vender mais em março.
Embora no Brasil o Dia do Consumidor tenha ares de novidade, a data existe há quase 60 anos. Porém, foi oficializada nos Estados Unidos na década de 1980, como um marco ao respeito pelos direitos dos consumidores. A partir dos anos 90, passou a ser trabalhada pelo comércio em todo o mundo.
Por aqui, mesmo que o varejo local também faça uso da temática, o Dia do Consumidor bombou por conta do e-commerce. Sobretudo nos últimos 5 anos, quando o Brasil se desenvolveu muito no comércio eletrônico e evoluiu a experiência de compra e venda pela internet.
Outro fator que impulsiona muito o varejo nacional é justamente a data em que é celebrado. O Dia do Consumidor é 15 de março, um mês de recuperação do consumo nacional. Janeiro é muito marcado pelas férias de verão e, em seguida, fevereiro chega com o Carnaval. Meses em que o consumidor brasileiro destina seu consumo com viagens, eventos e festas.
Certamente você já ouviu que o ano só começa depois do Carnaval. É nesse contexto que o Dia do Consumidor assume o protagonismo das vendas, junto com o Dia da Mulher e a Volta às Aulas, em determinados setores.
Como em toda promoção no e-commerce, no Dia do Consumidor o lojista precisa entregar uma proposta interessante, uma divulgação criativa e uma experiência de compra impecável.
No Brasil, temos o hábito de sensibilizar o público em datas especiais. Fazemos isso com homenagens, vídeos, depoimentos, brindes, etc. Pois bem, no Dia do Consumidor você precisa enaltecer o homenageado.
Você tem estudado as necessidades do seu comprador ideal? Pesquisar os hábitos de consumo, o que faz a concorrência e as opiniões do seu consumidor é o primeiro passo para arrasar na data.
Na Unbox, recomendamos sempre o uso ativo das redes sociais para melhorar essa percepção. Converse com seus clientes nos seus perfis ou pelo WhatsApp sobre o que eles esperam de vantagens neste dia.
Abrir uma caixinha de respostas ou enquete costuma aumentar o engajamento nas suas redes sociais e trazer ótimas ideias.
Se não souber como começar essa conversa, um bom ponto de partida é consultar as pesquisas. Um estudo do Google, divulgado pelo portal E-Commerce Brasil, trouxe dados interessantes sobre o Dia do Consumidor.
O que os compradores brasileiros esperam no Dia do Consumidor?
Agora que você já sabe o que o consumidor espera, é hora de preparar a sua loja virtual para vender.
Para que a sua promoção de Dia do Consumidor atenda todas as necessidades do seu público, criamos um Guia passo a passo específico desta data comemorativa no e-commerce.
Neste conteúdo exclusivo você verá:
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O sucesso de uma promoção está na sua divulgação. Em datas comemorativas vemos muitos anúncios e publicações específicas nas redes sociais. Se você está no e-commerce e oferece uma experiência totalmente digital, faz todo sentido focar sua comunicação para engajar o público.
Você querendo ou não, seus concorrentes estarão utilizando o Dia do Consumidor, e isso vale para absolutamente todos os setores.
Neste cenário, aconselhamos o uso das redes sociais com conteúdos interativos como enquetes, marcar clientes em postagens e nos stories, enviar desafios e descontos especiais para quem chegar até as mensagens - ou perguntar o preço dos seus produtos via direct.
Lembrando que o Dia do Consumidor é uma data puramente comercial. Os seus clientes não estão se preparando para comprar presentes, como é o caso do Dia das Mães, ou então segurando o investimento, como é na Black Friday ou no Natal.
O que fará a diferença para a sua marca é a divulgação e os meios de atrair clientes até seu site de vendas.
Se você já tem experiência de vender pela internet, todo ano deve pensar: “não posso esquecer do Dia do Consumidor, da Black Friday, do Dia do Frete Grátis”, e por aí vai. Pois na correria da gestão das suas vendas, uma ou outra data comemorativa pode escapar.
Por isso, a Unbox desenvolveu para você o Calendário Venda Mais 2023. Um conteúdo exclusivo em forma de calendário do e-commerce, para você se planejar, imprimir, colocar lembretes e organizar seu ano.
Que tal vender online com a força de duas Black Fridays por ano? O Dia do Consumidor tem esse potencial e estamos aqui para ajudar. Se a sua marca ainda não preparou nenhuma novidade, a hora é agora.
Então prepare seu estoque, suas redes sociais e conte com a Unbox. Uma plataforma de vendas completa que unificou vendas online, pagamentos e logística de envio para você. Ou seja, é mais fácil vender, tem menos taxas e é mais barato despachar seus produtos para todo o Brasil.
Com a Ubox, você consegue adequar as suas estratégias e vender todos os seus produtos sem mensalidade e entregando mais barato via Correios para todo o Brasil.
Além das soluções exclusivas, na Unbox você conta com todo o suporte do nosso time de especialistas pelo WhatsApp. Assim pode pensar estratégias e tirar o melhor do seu e-commerce o ano inteiro!
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