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Sucesso absoluto no varejo local, o Dia das Mães no e-commerce também tem se mostrado uma grande oportunidade para lojistas online.
Por aqui, temos o hábito de presentear pessoas de que gostamos, e com as mamães não seria diferente. Nichos relacionados à floricultura, decoração, eletrônicos e moda e acessórios puxam a fila, mas a data tem quebrado paradigmas desde 2020. No ano em questão, as vendas no ambiente online saltaram de R$ 2,78 bilhões de reais para mais que o dobro (117%), totalizando R$ 6,02 bilhões (fonte: E-commerce Brasil). O fenômeno atribuído à pandemia do coronavírus se manteve ano passado, e o valor transacionado em lojas virtuais bateu os R$6,4 bilhões no Dia das Mães de 2021.
E 2022 tem tudo para continuar sendo o ano do Dia das Mães no e-commerce. Como toda data especial, aproveitar a oportunidade demanda trabalho para os lojistas e hoje trouxemos dicas para você arrasar e garantir o sorriso das mamães até o dia 8 de maio. Continue lendo.
Como citamos anteriormente, o retrospecto do Dia das Mães no e-commerce empolga. Com o alto volume de vendas, é interessante avaliar alguns aspectos antes de começar a anunciar na data.
O primeiro ponto a se levar em conta é que antes de serem mães, elas são mulheres. Detalhe que impacta o comportamento de consumo como um todo. Segundo a Neotrust, em 2021 o faturamento de R$ 6 bilhões foi composto 52% por mulheres, porém a diferença é chocante quando tratamos a intenção de compra por setores. Veja abaixo:
Interpretando o gráfico, temos informações importantes.
O setor de beleza é amplamente dominado pelo público feminino, portanto se este for o seu nicho invista em uma campanha que converse com mulheres. Ao mesmo tempo que eletrodomésticos e informática apresenta ampla vantagem masculina. Neste caso, envolva sua ação de vendas do aspecto mais maternal ou familiar.
Dados que nos levam à etapa fundamental antes de qualquer promoção:
Você tem estudado as necessidades da sua persona? Pesquisar os hábitos de consumo, anseios e opiniões do seu consumidor é o primeiro passo para uma promoção de sucesso. Relembre passos importantes com a Unbox clicando aqui.
Tente perguntar com antecedência, e a partir de hoje se possível, a opinião dos seus clientes. As redes sociais são uma ótima ferramenta para este tipo de interação, e você pode criar uma postagem questionando o tipo de promoção favorita, ou qual produto do seu estoque os seus seguidores almejam desconto. Abrir uma caixinha de respostas ou a seção de comentários costuma aumentar o engajamento nas suas redes sociais e trazer ótimas ideias.
Use e abuse de todos os seus canais de contatos com seguidores. Veja mais dicas nas redes.
Além do sucesso natural da data, outro fator costuma atrair clientes para o e-commerce: o chamado Dia do Frete Grátis. A data, muito popular em mercados como Estados Unidos e China, é celebrada no 28 de abril, justamente para movimentar transações no período.
Aqui na Unbox entramos na onda, e todos os nossos lojistas contarão com a vantagem de Frete Grátis de 25 de abril até 9 de maio de 2022. É uma excelente oportunidade de abrir seu negócio online já com este diferencial de vendas.
Diferente de Natal, Black Friday, Dia do Consumidor e outros, nesta data alguns setores costumam disparar em procura e conversão. Atenção para os nichos que não podem ficar de fora do Dia das Mães:
Se você já é lojista Unbox de um desses setores, ou está se preparando para ser, tenha em vista que o Dia das Mães movimentará as buscas por produtos a partir da segunda quinzena de abril. Esteja com tudo pronto!
Com a proximidade de datas comemorativas, passamos a ver muitos anúncios e publicações específicas nas redes sociais. Se você está no e-commerce e oferece uma experiência totalmente digital, faz todo sentido investir em atrativos para o público que está online.
Você querendo ou não, seus concorrentes estarão anunciando na data - e isso vale para absolutamente todos os setores. Neste cenário, aconselhamos o uso das redes sociais, anúncios no Google e o disparo de e-mails para impactar seus clientes. O potencial de alcance orgânico (ou seja, apenas com publicações, sem anúncios), é uma estratégia de envolvimento a longo prazo, enquanto o tráfego pago (anúncios) funciona melhor no curto prazo ou com objetivo e data delimitada - como ocorre na Black Friday.
Uma solução potente para impulsionar o alcance da sua promoção no Instagram é criar alguns Reels - a ferramenta favorita da rede este ano. Saiba mais e descubra dicas no guia de Reels da Unbox, clicando aqui.
Caso não tenha familiaridade com o processo, esta é mais uma vantagem de planejar com antecedência. Pois ainda dá tempo de buscar um especialista. O time da Unbox está a um chat de distância para tirar as suas dúvidas e dar uma consultoria sobre o assunto.
A internet é repleta de oportunidades. Ou seja, muitos consumidores não medem esforços na hora de pesquisar o melhor preço. Muitas vezes, com tantas opções disponíveis online, o que acaba influenciando a compra é o valor final do produto.
Além da estratégia de desconto no valor (e cuidado para não perder muita margem), outro ponto sensível na promoção de preço é a credibilidade da loja e marca. Nem sempre descontos mirabolantes e porcentagens OFF são bem recebidas pelos consumidores. Monitore o mercado, mas não faça qualquer negócio.
Para não errar, acesse o artigo atualizado de promoções no e-commerce clicando aqui.
Sempre que optar por uma estratégia de desconto e preço, preocupe-se em estabelecer um contexto favorável e que justifique. Já falamos que o Dia das Mães no E-commerce tem um apelo emocional, mas é possível explorar também: últimas unidades do estoque, última oportunidade antes de subida de preço, lançamentos e novas coleções, desconto para clientes fiéis, entre outros.
Uma excelente forma de encantar públicos específicos em um determinado período.
A compra por cupom é uma alternativa segura para medir o engajamento do Dia das Mães. Por exigir o envolvimento ativo do cliente (no caso, o ato de inserir o cupom na hora da compra), esta modalidade permite comprovar a efetividade de e-mails, parcerias com influenciadores, anúncios em redes sociais e demais frentes.
Tudo começa com o contato personalizado: você prepara a sua ação de Dia das Mães, leva o visitante até o site e comprova a jornada de compra no uso do cupom.
Outra estratégia interessante para cupons é oferecer desconto na primeira compra, cadastro na loja ou indicação de clientes, proporcionando uma recompensa por interagir pela primeira vez. A ação pode chamar a atenção de mais pessoas, com mais indicações por parte dos clientes e possíveis recompras.
Pensada para você vender mais, a Unbox facilita todas as suas tarefas no e-commerce: organize seus produtos, divulgue suas ações nas redes sociais, venda com frete grátis no Dia das Mães e muito mais. A Unbox faz o papel de Mãe e cuida de tudo para que a sua marca esteja sempre focada em vender.
Começar é mais fácil do que você imagina: é possível criar uma loja virtual em apenas 5 minutos, com um único cadastro e 15 dias gratuitos para testar a plataforma.
Qualquer dúvida de como criar a sua conta na Unbox é só chamar nos botões ao lado para falar com nosso atendimento via chat e WhatsApp. Faça como mais de 5.000 lojistas de todo Brasil e conte com uma plataforma de vendas online completa para conquistar mais clientes.
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