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As datas comemorativas fazem parte da cultura do varejo brasileiro. Nos divertimos, interagimos e estamos inclinados a consumir mais em dias simbólicos. São momentos em que geralmente lembramos de pessoas especiais, e as presenteamos. O comércio sabe usar muito bem este impulso e cria estratégias para encantar os consumidores e mobilizar o mercado.
Nosso calendário está repleto de oportunidades para planejar campanhas especiais e alavancar vendas. A Black Friday de 2020, por exemplo, mobilizou mais de R$ 4 bilhões em apenas dois dias - só no e-commerce. Vai da criatividade e sensibilidade de cada marca criar ações interessantes para vendas ou engajamento.
Para que a sua loja se planeje, crie e desenvolva boas experiências, hoje vamos lembrar as principais datas comemorativas do segundo semestre que temos pela frente. As previsões indicam que a segunda metade de 2021 será muito parecida com o ano passado, ano em que o e-commerce despontou como um dos principais alternativas de compra e venda para brasileiros. Portanto, prepare-se para ter boas ideias e planeje-se para que elas sejam um sucesso.
Na Unbox trazemos todas as datas comemorativas no nosso Calendário Venda Mais 2021!
Um mapa que aborda as datas e estratégias mês a mês para você aproveitar e mobilizar as suas vendas. Além dos dias simbólicos, o Calendário Venda Mais! colabora com ideias e alguns gatilhos interessantes a serem usados ao longo do ano. Baixe o seu clicando na imagem a seguir.
A metade final do ano reserva algumas das principais datas para o comércio, sobretudo o digital. O Dia dos Pais e o Dia das Crianças são destinados à família, mas com públicos específicos, enquanto o Natal é uma tradição que abraça todos. Entre as datas citadas, temos no final de novembro a Black Friday, que ano após ano se consolida como uma grande oportunidade de venda - transcendendo o digital e a própria data em si. Com o aumento gigantesco da procura, acompanhamos as marcas estendendo a data para semanas e até um mês inteiro de descontos e facilidades, e com ofertas e experiências incríveis.
Tido como preparação e lançamento das campanhas do Dia dos Pais (segundo domingo de agosto), o sétimo mês do nosso calendário conta com três datas interessantes, porém específicas:
13 de julho: Dia Mundial do Rock - Oportunidade para lojas de instrumentos musicais e marcas que usam apelo da música em suas publicações e/ou exploram conteúdos da Cultura POP.
20 de julho: Dia do Amigo - Data simbólica do calendário brasileiro. Pode ser utilizada para estratégias de desconto na compra de um ou mais itens, como presentes e afins, ou para indicação de um amigo.
26 de julho: Dia dos Avós - Invista em campanhas comoventes, abordando o respeito e a participação da terceira idade. A dica é criar ações que toquem avós e netinhos.
No mês de agosto temos um fenômeno de vendas: o Dia dos Pais. O consumidor brasileiro já está acostumado e preparado a investir na data, portanto planeje com antecedência e prepare experiências interessantes para sair na frente da concorrência.
8 de agosto: Dia dos Pais - No segundo domingo do mês temos uma das maiores datas do comércio. Movimente suas redes sociais e não descarte a hipótese de descontos e condições especiais de pagamento.
11 de agosto: Dia do Estudante - Data interessante para livrarias, materiais de escritório e outros setores. No Brasil temos a tradição da meia-entrada, pode servir de inspiração para as suas ofertas.
15 de agosto: Dia dos Solteiros - Surgiu como resposta e para tirar sarro do Dia dos Namorados. Pode ser interessante para campanhas de vendas e interação nas suas redes sociais.
O nono mês do ano, que celebra a chegada da primavera, é movimentado em datas comemorativas. Ao longo de três semanas preenche o calendário e possibilita ofertas. O ideal, neste caso, é selecionar as que conversam melhor com os valores e objetivos da marca.
7 de setembro: Independência do Brasil - A data comemorativa é muito explorada pelo comércio local, aproveitando o feriado para movimentar as lojas físicas. Portanto, antecipe-se para trabalhar com a data.
15 de setembro: Dia do Cliente - Dia simbólico do calendário brasileiro. Assim como no dia 15 de Março, Dia do Consumidor, vale ações de reforço de marca e benefícios para quem já é cliente (recompra).
22 de setembro: Início da Primavera - A troca de estação é um ótimo momento para abordar moda, comportamento e decoração.
Outubro não é apenas o mês de preparo da Black Friday, mas sim de muita ação. Além do Dia das Crianças, fenômeno da indústria de brinquedos e moda infantil, temos o mercado pet queridinho do Brasil e até o Dia das Bruxas. Programe-se para aproveitar bem cada oportunidade.
4 de outubro: Dia dos Animais - Data simbólica para o mercado pet, que vive em grande expansão no e-commerce, e de grande apelo para quem tem um bichinho em casa.
12 de outubro: Dia das Crianças - Moda infantil, brinquedos e presentes personalizados estão com tudo nesta época. Se a sua marca conversa com este público, aproveite.
31 de outubro: Dia das Bruxas - Sua marca usa a Cultura Pop como referência? Então aproveite o Halloween para aumentar o seu engajamento.
Chegou o mês mais aguardado para o varejo virtual. Mesmo sendo apenas na última sexta-feira do mês, a Black Friday vem ganhando cada vez mais importância e tradição com o consumidor brasileiro. Lojas preparam grandes ofertas, campanhas e movimentam seus canais de vendas. Planeje seus descontos e investimento em mídia com antecedência para proporcionar a melhor experiência para seu cliente!
20 de Novembro: Dia da Consciência Negra - Antes das ofertas, novembro reserva uma data importante para reflexão e conscientização do público. Pense em como abordar o dia da Consciência Negra para uma conversa condizente com os valores da sua marca.
26 de Novembro: Black Friday - Capriche na estratégia para a data mais importante do comércio online. Se optar por descontos, certifique-se de criar oportunidades reais, visto que o público está cada vez mais exigente e atento.
29 de Novembro: Cyber Monday - Muito do sucesso da Black Friday foi impulsionado pelo mercado de eletrônicos e jogos. Tanto que ganhou um dia de destaque entre os demais, e é na segunda-feira que estão concentrados os melhores descontos e ofertas em eletrônicos.
Existe vida no e-commerce pós Black Friday! Em dezembro temos os especiais de fim de ano, o Natal e o início de verão. Lembrando que no Brasil contamos com uma cultura fortíssima de consumo na época natalina e as famílias optam por antecipar as compras antes das férias de verão.
21 de Dezembro: Início do Verão - Data que marca a estação favorita dos brasileiros. Marcas de roupas, acessórios e decoração embarcam no ritmo do verão e apostam na renovação da casa e armário de seus consumidores.
25 de Dezembro: Natal - O Natal é a única data comemorativa capaz de rivalizar com a Black Friday em compras. O varejo fica movimentado o mês inteiro com descontos, promoções e ofertas de presentes em todos setores.
Agora que você já conhece as principais datas, é chegado o momento de decidir quais delas correspondem a sua marca. O calendário é repleto de oportunidades, mas nem todas estão conectadas ao universo do seu produto ou posicionamento como empresa.
Um fator importante é se posicionar em datas que conversem com os valores de marca. E tente diversificar um pouco as condições em datas comemorativas: frete grátis, descontos progressivos, cupons exclusivos e outras soluções ajudam a enriquecer sua estratégia. Clique aqui para saber mais dicas de promoções com a Unbox.
Por isso batemos tanto na tecla de planejar as ações de vendas. Calcule seus investimentos com descontos, estoque, mídia e esforço de vendas para proporcionar uma boa experiência ao cliente e não colocar em risco a credibilidade da sua marca.
Para a sua ação de vendas com datas comemorativas ser um sucesso, sua loja precisa estar online. Na plataforma da Unbox você consegue adequar cada uma das ideias acima com uma ótima experiência.
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