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O calendário de datas comemorativas do e-commerce é um grande aliado para quem vende online.
Cada data comercial traz um significado diferente, e pode servir de inspiração para vendas, promoções e aproximar o público da sua marca.
Se você já tem experiência de vender pela internet, todo ano deve pensar: “não posso esquecer do Dia do Consumidor, da Black Friday, do Dia do Frete Grátis”, e por aí vai. Pois na correria da gestão das suas vendas, uma ou outra data comemorativa pode escapar.
Por isso, a Unbox desenvolveu para você o Calendário Venda Mais 2023. Um conteúdo exclusivo em forma de calendário do e-commerce, para você se planejar, imprimir, colocar lembretes e organizar seu ano.
Neste artigo, você terá acesso ao Calendário Venda Mais 2023 e a algumas dicas valiosas de como usar as datas comemorativas no e-commerce e vender muito em 2023.
Antes de continuar, recomendamos que você baixe o Calendário Venda Mais 2023. É o seu grande mapa do tesouro para se inspirar de janeiro a dezembro.
Com o Calendário Venda Mais, você encontrará oportunidades em absolutamente todos os meses do ano, rendendo dicas de conteúdo para as datas mais clássicas do comércio como Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais, e até para dias que surgiram do e-commerce, como a Black Friday, Dia do Frete Grátis e o Dia do Consumidor.
Não perca de vista as principais datas comerciais do e-commerce do ano. São dias que você e os consumidores em geral já esperam ações de vendas. No Brasil, temos muito o costume de planejar nossa vida, férias e compras conforme os dias simbólicos, portanto vá salvando os dias a seguir na sua agenda.
Lembrando que no Calendário Venda Mais, você terá as principais datas, lembretes e dicas de conteúdo, e também sugestões mais criativas. Por exemplo, em janeiro temos o Dia do Leitor e o Dia da Saudade.
Mas antes, atenção para o calendário geral.
Uma vantagem de utilizar datas comemorativas é justamente este apelo cultural de esperar por promoções. Temos o costume de trocar presentes, surpreender amigos e familiares, ou então preparar festas e recepções especiais.
Lembre-se que o cliente se prepara para gastar nos dias especiais do calendário, e começa a pesquisar seus produtos favoritos com antecedência. Datas como a Páscoa, na qual tradicionalmente se troca doces e ovos de chocolate, as lojas e produtores especializados se programam para proporcionar uma oferta mais interessante que os mercados tradicionais. O mesmo ocorre no setor de moda e vestuário no Dia das Mães, com o mercado presentes e floriculturas no Dia dos Namorados, e tantos outros exemplos.
O segredo para promoções inspiradas em datas comemorativas é antecipar.
Como o Dia, propriamente dito, representa uma janela curta de tempo para o consumidor, o ideal é projetar uma semana ou até mesmo mês de ofertas. Assim, os consumidores passam a receber estímulos de compra com mais prazo e podem se organizar em relação ao pagamento e recebimento do produto.
Importante também fazer conexões verdadeiras com o público. O Dia da Mulher, por exemplo, não é exatamente uma data com foco comercial, mas sim de conscientização e engajamento da sociedade. O mesmo ocorre em datas como a semana do Meio Ambiente, Dia do Orgulho LGBTQIA+, entre outras.
Agora que você já sabe as principais datas comemorativas do e-commerce, é hora de preparar sua ação de vendas. No blog Venda Mais! da Unbox você encontra uma série de dicas para promoções, e também ideias para datas comemorativas como Black Friday, Dia dos Pais e Dia do Consumidor.
A seguir alguns dos principais modelos que vimos no e-commerce.
Selecione alguns produtos da sua linha e monte um presente completo. Os combos de produtos ou kits são uma forma de ajudar o cliente na busca pela lembrancinha ideal. Para os vendedores, o kit é uma forma de elevar o ticket médio e fechar vendas mais interessantes.
Os combos geralmente são formados por produtos que se completam, e estão sempre em sintonia com a data comemorativa do e-commerce em questão. Um conjunto de roupas para o Dia das Mães, um kit de churrasco para o Dia dos Pais ou presentes selecionados para noivas, bebês ou Dia dos Namorados.
Esta estratégia conquista o cliente para elevar o ticket médio dos pedidos, garantir promoções de frete e ajuda na organização e venda do seu estoque.
Usar um Cupom para a sua loja virtual ajuda a medir o sucesso da sua ação de vendas. Geralmente utilizado em primeiras compras, datas especiais ou para descontos, o cupom pode ser o diferencial que um cliente indeciso está esperando para fechar negócio.
Um aspecto interessante desta estratégia é medir o engajamento do público com as suas iniciativas. Use cupons personalizados nas suas redes sociais ou para frete grátis e entenda comportamentos interessantes da sua empresa.
Veja a aula completa do uso de cupons no e-commerce no nosso Unbox Ensina!
Com a proximidade de datas comemorativas, passamos a ver muitos anúncios e publicações específicas nas redes sociais. Se você está no e-commerce e oferece uma experiência totalmente digital, faz todo sentido investir em atrativos para o público que está online.
Você querendo ou não, seus concorrentes estarão utilizando também as datas - e isso vale para absolutamente todos os setores. Neste cenário, aconselhamos o uso das redes sociais com conteúdos interativos como enquetes, marcar clientes em postagens e nos stories, enviar desafios e descontos especiais para quem chegar até as mensagens ou famoso direct.
O conteúdo orgânico, ou seja, postagens sem o impulsionamento pago, é uma estratégia de envolvimento a longo prazo. É preciso estimular e se conectar com o público com volume e alta periodicidade.
Já o impulsionamento de postagens e campanhas também deve ser avaliado. Hoje, quando pensamos em promoções e alcance em curto prazo, pagar para as plataformas Google ou Meta pode garantir que a sua ação em data comemorativa alcance mais pessoas.
Uma das mais populares promoções para lojas virtuais. Mesmo com a ampla inclusão dos consumidores ao varejo digital, o valor do frete e o prazo de entrega ainda mexem com os compradores. Apurado pela pesquisa de comportamento do consumidor da Opinion Box, 65,5% dos entrevistados apontaram este ponto como um dos mais sensíveis na decisão de compra.
O frete grátis funciona basicamente de duas formas: quando a loja está com frete gratuito para todo o Brasil, ou quando o cliente compra determinado produto ou valor.
No primeiro caso é um investimento absorvido pelo lojista para valorizar a compra do seu produto. Deixa sensação de que o cliente está pagando só pelo item.
Já no segundo caso, o valor da entrega está integrado ao lucro da sua venda online. Ou seja, o cliente compra mais com a sensação de que o negócio valerá a pena em função do desconto no frete.
Ambos os casos o estímulo está em proporcionar um investimento "palpável" por parte do cliente, no qual ele tem a sensação de pagar melhor, em outras palavras: sair ganhando.
Quer vender pela internet em 2023 como nunca?
Então prepare seu estoque, suas redes sociais e conte com a Unbox. Uma plataforma de vendas completa que unificou vendas online, pagamentos e logística de envio para você. Ou seja, é mais fácil vender, tem menos taxas e é mais barato despachar seus produtos para todo o Brasil.
Com a Ubox, você consegue adequar as suas estratégias e vender todos os seus produtos sem mensalidade e entregando mais barato via Correios para todo o Brasil.
Além das soluções exclusivas, na Unbox você conta com todo o suporte do nosso time de especialistas pelo WhatsApp. Assim pode pensar estratégias e tirar o melhor do seu e-commerce neste 2023!
Lembrando que na Unbox você cria uma loja virtual em cinco minutos, com opções de pagamento, logística pronta para envio e 100% segura. Nosso Painel garante total gestão de pedidos e possibilita ao lojista mais autonomia na personalização da loja e criação de cupons e promoções.
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