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A vitrine de uma loja virtual é, basicamente, o primeiro contato de um visitante com o e-commerce. A verdade é que vender pela internet conta com diversos pontos em comum com o varejo tradicional. Um desses pontos é justamente a organização lógica de produtos, montagem e atrativos para induzir a entrada do cliente.
O mesmo desafio de transformar um usuário que “está só dando uma olhadinha” ocorre com lojas virtuais, mas contando com as particularidades de um site e suas métricas de marketing digital específicas - que podem ajudar, e muito, na performance de vendas.
Uma dessas métricas para ficar de olho chama-se Taxa de Rejeição. Disponível para visualização de todos os sites com o Google Analytics instalado, a taxa de rejeição é uma métrica que aponta a porcentagem de visitantes que acessam um site e saem sem acessar novas páginas, ou interagir com seu conteúdo. Na prática, é só “a olhadinha” mesmo, sem clicar em produtos ou categorias. Considerando o portal E-commerce Brasil, temos a seguinte referência para lojas virtuais:
Mas como ter uma melhor Taxa de Rejeição e reter mais clientes?
Sem entrar em aspectos técnicos de desenvolvimento de sites, como tempo de carregamento e performance (pontos que uma loja Unbox garante para o lojista), a resposta está em garantir uma vitrine interessante para seus visitantes. Neste artigo, você verá algumas ferramentas para envolver seu cliente logo na página inicial, promovendo mais interações com boas práticas para uma vitrine de loja virtual.
Como citamos em nossa postagem sobre personalização, os banners são fundamentais para uma boa primeira impressão. A relação com a vitrine da sua loja virtual é direta, visto que o banner de topo é provavelmente o primeiro elemento do seu site a carregar na tela do visitante. Além de estético, este elemento tem um grande potencial estratégico, evidenciando produtos em destaque, promoções, lançamentos e demais conteúdos de destaque.
Tecnicamente, o banner da sua vitrine precisa trabalhar personalidade com organização, evitando a poluição visual e facilitando a navegação do usuário. Dê preferência para imagens objetivas, sem muitos elementos e se for o caso de optar por textos, ser direto e sem exagero de frases e caracteres. Uma frase sucinta, cores que contrastam e destaque para um ou outro produto (com nome) é, em geral, o caminho mais eficiente.
Lembre-se, das vitrines de lojas físicas em shoppings. Elas trazem produtos de destaque e que tenham relação direta com o conceito da loja. Além dos anúncios de promoção e a decoração impecável.
Com o sucesso das compras online por todo o mundo, passamos a assimilar cada vez mais alguns hábitos de navegação em lojas virtuais. Um destes hábitos é reparar nos menus dos sites e nas categorias de produtos para informações importantes. E é neste sentido, e complementando como um detalhe, que funciona a faixa do topo.
Geralmente as marcas reservam a faixa do topo para diferenciais: descontos no frete, entrega para todo o Brasil, descontos e cupons. O ponto estratégico, no topo e perto dos menus, impacta e incentiva os clientes com objetivos específicos a concretizarem suas ações de compra. Com a informação destacada, por exemplo: FRETE GRÁTIS POR TEMPO LIMITADO, os visitantes contam com mais um argumento de compra para navegar entre os produtos.
Menos imponente que o banner, o segredo de usar a faixa do topo na vitrine da sua loja virtual é agregar riqueza com detalhes.
Impacte com qualidade logo na chegada. Um dos argumentos para elaborar uma vitrine de loja virtual interessante é destacar produtos que simbolizam a marca. Nesta lógica, os mais vendidos, mais procurados e com maior retorno geralmente estampam a área de produtos em destaque.
Detalhe importante: certifique-se de não frustrar a chegada do visitante. Trazer na área de destaque produtos em falta, sem estoque ou indisponíveis passa uma péssima impressão. Para ajudar você nesta etapa, trouxemos as três principais estratégias de vitrine com produtos:
Vá até o seu histórico de vendas e busque pelos produtos com melhor saída. Entendendo o perfil de seus clientes e fazendo uma boa gestão de estoque, dar visão aos favoritos da clientela é uma boa forma de garantir vendas recorrentes.
É comum que marcas sejam reconhecidas pelos seus principais produtos. Portanto estampa-los com destaque gera familiaridade e conexão com os visitantes - além de encurtar a navegação em caso de busca específica.
Dar visibilidade para os lançamentos na vitrine da loja virtual passa uma boa impressão. Sinal de que a marca se atualiza, lança produtos e está sempre em busca de surpreender seus clientes. Mais que isso, divulgar a novidade é fundamental para aumentar o engajamento e gerar vendas.
Muito comum no setor de vestuário e moda, as novas coleções tendem a estampar banners e produtos em destaque, visando comunicar o novo conceito adotado pela marca.
O sucesso de uma promoção depende muito de como ela é comunicada. Criar vitrines para dar visibilidade às ações promocionais é uma estratégia que irá impactar os visitantes e ajudar na conversão de vendas.
Utilizar a ferramenta também é uma estratégia que conversa com ações promocionais em redes sociais, por exemplo. O cliente que clica no anúncio de desconto espera ter acesso rápido e facilitado ao produto em questão. Portanto nunca esqueça de atualizar seu site a cada promoção planejada.
Se tem um ponto em que a vitrine de loja virtual leva vantagem em relação à loja física é na área de depoimentos. Contar com uma seção de consumidores atestando a qualidade de seus produtos agrega a prova social a sua marca e ainda gera engajamento com os consumidores.
Para quem está na dúvida se deve comprar ou não, um elogio pode ser o impulso que falta para o ato. Afinal, somos seres sociais e a prova de que mais pessoas compraram, e aprovaram, o produto rende pontos para o lojista. Já para quem empresta sua credibilidade à marca, ver que a sua opinião faz a diferença e está estampada na vitrine da loja é mais uma forma de conexão, interação e experiência. Ninguém empresta a sua reputação para um produto que desconfia, e ter esse gesto reconhecido fortalece o laço entre comprador e marca.
Portanto, trabalhe para que seus clientes exponham o que pensam a respeito do seu produto. Um fator interessante é propiciar uma moeda de troca, como um cupom de desconto para clientes que se propuserem a deixar um comentário. Essa interação gera recompra, reconhecimento e serve como moeda de troca.
A Unbox acredita que cada marca tem uma essência própria. Tanto é verdade que os lojistas Unbox possuem total acesso à personalização da loja virtual, criando, editando e escolhendo diversas ferramentas para melhorar a experiência de seus consumidores.
O menu de personalização é intuitivo, fácil de usar e dividido em seções.
Na primeira e principal área de personalização, você encontra todas as informações de carácter institucional da sua marca. É possível adicionar o logo, definir as cores principais da marca e até o favicon para uma navegação personalizada dos visitantes.
É utilizado o termo “home” para a página inicial. Na prática, muitas ferramentas da vitrine da sua loja virtual encontram-se aqui. Nesta área, o editor poderá selecionar os produtos em destaque, os depoimentos de clientes, integrar suas redes sociais e definir o “cardápio principal” de itens que aparecerá para o visitante no endereço da loja virtual.
Como apontado no início deste artigo, os banners da loja virtual são responsáveis pela primeira impressão. Nada mais justo que o destaque devido na área de personalização da Unbox. Em Cabeçalho, é possível realizar o upload de imagens para banners nas dimensões ideais para desktop (computadores e notebooks) e mobile (celulares).
É também a área em que os lojistas podem criar suas faixas do topo, selecionando as cores, mensagens e objetivo específico para a ferramenta.
Mais que entregar as ferramentas e a liberdade de criação, a Unbox garante uma performance excelente, organização e design inteligente para a sua loja. Na prática o seu site é completo, conta com todos os requisitos técnicos para ser bem ranqueado no Google e para seus clientes navegarem entre os produtos.
Criar uma loja virtual na Unbox leva apenas alguns minutos, e você sai com um e-commerce prontinho para vender com formas de pagamento, logística de entrega, melhor preço no frete e um layout incrível.
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