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Todo dia é uma oportunidade de criar ações interessantes para a sua freguesia. Mas quais ações de fato envolvem os compradores na hora da decisão de compra?
Segundo pesquisa da Opinion Box, 61% dos consumidores vão às lojas pensando primeiro no melhor preço. O que justifica a popularidade de promoções em lojas virtuais, liquidações e outlets com o público e a necessidade de lojistas estarem sempre se reinventando na divulgação de seus produtos. Porém é essencial ter sempre em mente: tão importante quanto vender, é vender bem.
Já se tornou uma prática cultural do comércio brasileiro utilizar as chamadas datas comemorativas, como Dia das Mães, dos Pais, Dia das Consumidor, e até mesmo feriados como Páscoa, Natal, Carnaval e tantos outros. O ponto é utilizar essas datas sazonais para gerar identificação com as pessoas, levando-as a criar experiências reais, vínculos afetivos como lembranças e troca de presentes, e não apenas o impulso da compra. Para os lojistas, as datas proporcionam um incentivo a mais na criação de dinâmicas de vendas, lançamentos e inclusive descontos interessantes ao longo do ano. Planejar o ano inteiro de vendas, destacando as datas mais importantes, é uma ótima maneira de aproveitar todas essas possibilidades. E até nisso a Unbox pode ajudar, com o Calendário Venda Mais 2021 de datas pertinentes deste ano.
Neste artigo vamos levantar os pontos importantes a serem analisados antes de uma ação de vendas e trazer algumas das principais inspirações para você elaborar promoções na sua loja virtual.
Como citado, o embalo de uma data comemorativa pode ocasionar em uma promoção ou desconto por conta do lojista. E é neste impulso que uma boa ação pode se tornar uma dor de cabeça, implicando em baixa margem de lucros, problemas de logística e atrito com os consumidores por diversas razões (esgotamento de estoque, sobrecarga no atendimento, muitas trocas, etc).
Estruturar a promoção na sua loja virtual é o grande ponto de partida, e existem aspectos que necessitam de atenção para prever riscos e garantir o sucesso da campanha. O primeiro, e muitas vezes ignorado, é definir um objetivo principal da ação de vendas no seu e-commerce. Lembre-se, vender mais não é exatamente um objetivo, deve-se ir além para criar uma estratégia mais eficiente. Algumas perguntas podem ajudar:
Desejo ganhar exposição durante uma data comemorativa com uma promoção? Prepare seus cupons e descontos para chamar a atenção do público.
Antes de sair anunciando e vendendo, planeje. Alguns pontos são essenciais para impulsionar o sucesso da sua ação e outros são cruciais para evitar o fracasso. Entenda os riscos e boas práticas seguindo o passo a passo abaixo de como fazer.
Já respondeu as perguntas que fizemos no tópico anterior? Se não, volte e responda.
Definir o objetivo da sua campanha é o primeiro passo para mapear as ações necessárias, estipular os valores a serem investidos (descontos, anúncios, etc.), mensurar o sucesso e pensar em um plano B ou C durante a execução, caso seja necessário.
A partir de um objetivo específico, é possível enumerar todos os seus canais de promoção (redes sociais, WhatsApp, e-mail e anúncios) e até mesmo tom de voz e conceito da sua campanha. Por exemplo, se o seu objetivo é vender todas as unidades de um determinado produto em estoque, uma saída é apelar para a escassez e salientar na loja uma contagem regressiva com desconto. Ou então anunciar que o produto irá sair de linha.
Enfim, delimitar o objetivo para dar asas à imaginação.
Sua campanha de promoção envolverá custos com divulgação? Então planeje estes valores e coloque uma meta de vendas e retorno em receita. Um bom planejamento leva você do ponto A ao ponto B, medindo esforços e projetando resultados.
O centro da sua ação deve ser o comportamento do consumidor, o atual ou o que está sendo prospectado. E isso implica hábitos de consumo, valores interessantes para desconto, canais para divulgação e atendimento. Este é o ponto de partida.
Por fim, projete um ponto de chegada, estipulando um marco de sucesso para a promoção da sua loja virtual. Ao longo do período da ação, analise se os resultados estão caminhando para o esperado, e não hesite em colocar alguma correção em curso.
Já pensou se a sua promoção é um grande sucesso de vendas? Pois acredite que ela será e garanta a logística e entrega da sua loja para não frustrar clientes. É comum que em ações de vendas o estoque caia rapidamente, demandando atenção com a divulgação de ofertas, gestão de pedidos e prazos de envio.
Prometa o que puder cumprir e esteja online para tirar dúvidas em relação ao seu produto. Uma boa promoção, de valor para os consumidores, não pode ser manchada por uma crise de experiência de compra.
Onde está seu público? Vá até lá e converse com ele sobre as novidades e promoções da sua loja virtual.
Uma ação de vendas só tem aderência quando é destinada à persona ideal. Ou seja, o público que perceberá maior valor e engajará comprando e recomendando o produto. Se você ainda está em dúvida sobre a persona, acesse o guia da Unbox, descubra o melhor canal para conversar com estas pessoas e mapeie as ações necessárias.
As redes sociais são um excelente termômetro se a sua audiência está pronta para comprar. Faça perguntas, estimule a curiosidade perto do lançamento da campanha e faça o buzz acontecer. Se possível, prepare seu público, crie uma lista de interessados e faça um pré-lançamento interessante. Esta é a forma mais eficiente de garantir resultado logo nos primeiros dias de promoção na sua loja virtual.
O comércio eletrônico caiu nas graças do consumidor brasileiro. Segundo pesquisa da Ebit|Nielsen, publicada no E-commerce Brasil, o volume de vendas este ano deve bater a casa dos R$ 110 bilhões. O que aumenta a confiança de compradores e lojistas para a criação de promoções em lojas virtuais, mas também cresce a concorrência em datas comemorativas e em ofertas de valor. Neste cenário, vende mais quem usa a criatividade e proporciona uma boa experiência ao consumidor.
Passado os pontos essenciais para o lançamento da campanha, listamos modelos populares de promoções para inspirar a sua loja virtual a impactar mais clientes e gerar resultados.
Uma tradição que o varejo online herdou do comércio tradicional. As promoções em lojas virtuais também acompanham os feriados e datas festivas, mobilizando seus consumidores com descontos, cupons, condições especiais de pagamento e entrega. O calendário de vendas propicia oportunidades em absolutamente todos os meses do ano, rendendo conteúdo desde as datas mais clássicas do comércio como Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais, até dias que surgiram do e-commerce, como a Black Friday e o Dia do Consumidor.
Uma vantagem de utilizar datas comemorativas é justamente este apelo cultural de esperar por promoções. O consumidor brasileiro já anseia por ofertas nesse calendário, e começa a pesquisar seus produtos de interesse inclinado à compra. Datas como a Páscoa, na qual tradicionalmente se troca doces e ovos de chocolate, as lojas e produtores especializados se programam para proporcionar uma oferta mais interessante que os mercados tradicionais. O mesmo ocorre com eletrônicos na Black Friday, setor de vestuário no Dia das Mães e tantos outros mercados.
O segredo para promoções inspiradas em datas comemorativas é antecipar. Como o Dia, propriamente dito, representa uma janela curta de tempo para o consumidor, o ideal é projetar uma semana ou até mesmo mês de ofertas. Assim, os consumidores passam a receber estímulos de compra com mais prazo e podem se organizar em relação ao pagamento e recebimento do produto.
A internet é um mar de oportunidades. Ou seja, águas perfeitas para os consumidores que não medem esforços na hora de pesquisar o melhor preço. Muitas vezes, com tantas opções disponíveis online, o que acaba influenciando a compra é o valor final do produto. Neste contexto, torna-se imprescindível pesquisar a concorrência para entender os valores praticados e monitorar, se possível diariamente, os movimentos do mercado.
Além da estratégia de abatimento de valor (e cuidado para não perder muita receita na margem), outro ponto sensível na promoção de preço é a credibilidade da loja e marca. Nem sempre descontos mirabolantes e porcentagens OFF são bem vistas pelos consumidores. Mesmo que essa percepção perca força a cada ano, ainda há no comprador brasileiro alguma desconfiança em relação ao varejo offline. Sempre que optar por uma estratégia de desconto e preço, preocupe-se em estabelecer um contexto favorável e que justifique. Vale lembrar também: toda a atenção na hora do cadastro técnico e de características do produto, utilizar fotos de boa qualidade e garantir a logística de entrega e valor do frete.
Para garantir a credibilidade da sua marca, vale uma lida no manual da Unbox de boas práticas.
Uma das mais populares promoções para lojas virtuais. Mesmo com a ampla inclusão dos consumidores ao varejo digital, o valor do frete e o prazo de entrega ainda mexem com os compradores. Apurado pela pesquisa de comportamento do consumidor da Opinion Box, 65,5% dos entrevistados apontaram este ponto como um dos mais sensíveis na decisão de compra.
A promoção frete grátis é comum em dois cenários:
Para ambos os cenários há um contexto: no primeiro caso é um investimento absorvido pelo lojista para valorizar a compra do seu produto, já no segundo caso, o valor da entrega está integrado ao lucro da marca. Ambos os casos o estímulo está em proporcionar um investimento "palpável" por parte do cliente, no qual ele tem a sensação de pagar apenas pelo que consome, ou melhor, recebe em casa.
Uma excelente forma de fidelizar e entender como o seu público está reagindo às ações de divulgação.
A compra por cupom é uma alternativa segura de medir o engajamento da promoção na sua loja virtual. Por exigir o envolvimento ativo do cliente (no caso, o ato de inserir o cupom na hora da compra), esta modalidade permite comprovar a efetividade de e-mails, parcerias com influenciadores, anúncios e demais frentes.
Tudo começa com o contato personalizado: você prepara a comunicação específica para falar com a pessoa, leva até o site, comprova a jornada de compra e consegue bater o investimento da trajetória até a confirmação do pagamento.
Outra estratégia interessante para cupons é oferecer desconto na primeira compra, cadastro na loja ou indicação de clientes, proporcionando uma recompensa por interagir pela primeira vez. A ação pode reverberar, com mais indicações por parte dos clientes e possíveis recompras.
Na plataforma da Unbox você consegue adequar cada uma das ideias citadas na sua loja. Proporcionando uma experiência de compra segura, com opções de pagamento, logística e cupons de desconto integradas. Tudo para garantir que a sua loja tenha a credibilidade e confiança dos seus clientes na hora de curtir cada produto.
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