… …
A personalização é um dos principais pontos na hora de criar a sua loja virtual.
Afinal, certamente você tem uma loja física favorita na sua cidade. Agora tente lembrar que loja é essa, e mais importante: por que se sente tão à vontade comprando lá?
Existem diversas razões pelas quais os consumidores se identificam com as marcas: preço, conveniência, variedade de produtos, experiência, valores da marca, organização e também bem-estar. O fato é que você compra mais e cria vínculo quando se sente bem.
Uma loja virtual bonita e organizada, com boas fotos e interface interessante, contribui para uma melhor navegabilidade do consumidor. Bem direcionado e contente no site, este usuário certamente encontrará os produtos que deseja com mais facilidade e realizará seus pedidos. São detalhes como estes que contribuem muito para a credibilidade do site e para o comprador se sentir mais seguro para efetuar as suas compras.
Neste artigo iremos abordar detalhes e ferramentas importantes para a personalização da sua loja virtual, sempre visando uma maior identidade e eficiência para a criação do seu e-commerce.
Uma personalização cuidadosa da sua loja virtual tem o poder de atrair, reter e fidelizar seus clientes. Efeitos que só serão alcançados se a sua loja for criada pensando neles, é claro. Portanto, sempre que falamos em vendas pela internet, o primeiro passo é delimitar seu público ideal e criar uma persona. Temos um guia neste blog falando em detalhes sobre o assunto, mas a persona é basicamente o comprador ideal para a sua marca e seus produtos. Entendendo como ela age e o que procura, você pode tirar ideias interessantes para a sua loja.
Entenda o raciocínio: se a sua persona busca o melhor preço sempre, aposte em cores chamativas para os botões de compra e use imagens que comuniquem promoções e custo-benefício. Agora se o seu público-alvo está voltado para comportamento e branding, certifique-se de contar com imagens que comuniquem este estilo de vida e valores comuns à marca.
Um bom design é aquele que enfatiza a utilidade de um produto ou serviço e é potencializado por uma boa qualidade estética.
DICA PARA LOJISTAS: se você já conta com uma loja física, traga a marca, as cores e a essência do seu espaço também para a internet. Essa conexão fortalece a lembrança e o vínculo com o seu público cativo. Hoje em dia, com a evolução do e-commerce no Brasil, o consumidor deseja fazer suas compras quando e onde achar mais conveniente. Portanto uma loja virtual faz todo sentido mesmo para quem conta com loja física.
Como citamos acima, a personalização da sua loja virtual precisa ter conexão com a sua marca. O logotipo deve estar presente, as fotos tem que conversar com a sua identidade e as cores que integram a loja também. Entretanto, quando tratamos da paleta de cores, é necessário levar alguns aspectos que vão além do gosto pessoal.
É sempre interessante conhecer as tendências de design para fazer uma loja bonita. No mais, pense na experiência do seu público e como ele se identifica - caso ele siga uma linha clássica, o design da loja deve buscar cores neutras, uma aparência clean e foco nos detalhes. Já para marcas que se conectam com o público jovem, vale apostar em cores alegres, imagens dinâmicas que comuniquem movimento e autenticidade.
É um diferencial pesquisar a respeito de cores complementares. São as combinações de cores que oferecem contraste entre si, proporcionando destaque para as informações e possibilitando uma melhor legibilidade aos usuários da sua loja.
Se você está conectado à internet, certamente já viu um banner. Banners são um formato de imagem muito comum para trazer destaques, chamar a atenção e dar um toque especial na personalização da sua loja virtual. Geralmente, em e-commerces, estão situados no topo do site, abrindo alas para os produtos, menus e categorias disponíveis ao usuário.
Mais que o apelo estético, os banners podem trazer informações relevantes como diferenciais de preço, promoções temporárias, lançamentos, destaque em produtos e condições de pagamento. As oportunidades são infinitas.
Assim como tudo na vida, na adesão de banners é preciso ter equilíbrio. Muitos sites pesam a mão em comunicação visual e estímulos e acabam esquecendo que as estrelas de uma loja virtual são os produtos. Em contrapartida, muitas vezes perdem a oportunidade de conversar com o cliente. Para ajudar na construção da sua estratégia, os Banners na Unbox contam com o chamado slider (ferramenta rotativa do banner), para que o lojista consiga cadastrar até 6 imagens, diversificando a comunicação.
Imagine sites como Magazine Luiza, Americanas, Ponto Frio e Amazon que têm um leque gigantesco de produtos sem as categorias. Para o cliente é o mesmo que entrar em um enorme atacado de um corredor só. Para que os visitantes se encontrem e naveguem com facilidade entre as oportunidades, surgiram as famosas categorias. Além de agrupar produtos em comum, as categorias possibilitam comparações de modelos, sugerem produtos similares e estimulam a navegação do usuário entre as opções do site. No final das contas, possibilitam uma melhor organização e a pesquisa dos compradores.
Mais que facilitar a vida do seu cliente, as categorias contribuem para organizar a vida do lojista também. Esta personalização da sua loja digital permite uma boa visualização e atualização do mix de produtos. Categorizados, e agrupados, a visualização do número de pedidos e performance de vendas é direta.
Chegou a hora de brilhar. Lembre-se que cada usuário que chega a sua loja está mais interessado nos produtos à disposição do que qualquer outra coisa. Logo, a mesma concentração e estratégia dedicadas à definição do preço devem acompanhar o cadastro de cada item. Não pule etapas, pense nos detalhes e capriche nas imagens que irão ao ar no site.
Cada item merece atenção especial. Elabore uma descrição sucinta sobre a utilidade (quando não for uma solução óbvia, por exemplo vestuário), benefícios e detalhes da concepção, qualidade do material e forma de uso, se houver. Medidas devem ser registradas: dimensões, peso, quantidades, embalagem, gramatura e etc. Mesmo as informações mais óbvias podem favorecer a decisão de compra do cliente, e até mesmo contribuir para que seu produto seja encontrado em buscadores da internet. Vale a pena dar uma conferida no nosso guia de SEO para acertar em cheio no cadastro de informações.
Em relação às imagens, faça um esforço para demonstrar o produto em todos os ângulos possíveis. Exemplos de usabilidade com modelos, solução na prática e resultado final tendem a entreter e convencer o comprador em dúvida. Crie uma galeria com diversas fotos (e vídeos - se possível), para enriquecer em detalhes a descrição. Atenção: a qualidade das imagens - tamanho do arquivo, iluminação, cenário e estética - são fatores decisivos para o convencimento do comprador.
A credibilidade influencia muito para a decisão na compra online. Integrar as principais redes sociais à personalização da sua loja virtual conta pontos importantes com quem está em dúvida.
É uma via de mão dupla, é possível levar clientes para a loja virtual através das redes sociais, e o próprio site pode ajudar na divulgação dos seus perfis e angariar alguns seguidores. Sem contar que o conteúdo disponível nas redes pode conduzir o usuário a compra, ou provocar o impulso necessário.
Mais que isso, associar loja e canais sociais possibilita que o usuário entre em contato e interaja com a marca. Gerando um engajamento interessante e possibilitando uma ponte para compradores para qualquer necessidade.
Hoje, as redes sociais estão no centro de grande parte das estratégias, encurtando o relacionamento e despertando desejo de usuários - até aqueles que ainda não sabem que este desejo existe. Estar presente e criar conteúdo em redes como o Instagram, o Facebook, o Tiktok e outras redes sociais é uma demonstração de profissionalismo da marca.
Marcas têm personalidade, valores, se posicionam e comunicam uma mensagem aos seus seguidores, concorrentes e ao mercado em geral. No “Quem Somos” não desperdice a oportunidade de contar um pouco essa história e de divulgar a essência da marca.
Mais que dizer a data de inauguração e endereço, uma página institucional reforça a credibilidade e possibilita que as pessoas aprendam um pouco sobre a empresa. Uma boa narrativa pode agregar ainda mais valor e conteúdo ao comprador, e pode ser o primeiro passo de uma relação duradoura e de recompras.
Use imagens e capriche na narrativa para gerar empatia e ajudar a promover a identidade da marca.
Quer saber como agregar todas estas ferramentas incríveis na sua loja virtual? Faça um teste grátis na Unbox. Nossa plataforma garante personalização, um design agradável, organização, praticidade e funcionalidade para lojistas de todos os setores.
Criar uma loja virtual na Unbox leva apenas alguns minutos, e você sai com um e-commerce prontinho para vender com formas de pagamento, logística de entrega, melhor preço no frete e um layout incrível.
Sem contar que a nossa equipe de atendimento está sempre on para tirar suas dúvidas técnicas e deixar sua loja ainda mais incrível.
Faça seu teste hoje mesmo: clique em Quero vender Online! ou faça o cadastro abaixo para receber nosso contato.
Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades e nosso Café com Unbox semanal ☕