Personalização da sua loja virtual: dicas para se destacar

Personalização da sua loja virtual: dicas para se destacar

A personalização é um dos principais pontos na hora de criar a sua loja virtual. 

Afinal, certamente você tem uma loja física favorita na sua cidade. Agora tente lembrar que loja é essa, e mais importante: por que se sente tão à vontade comprando lá?

Existem diversas razões pelas quais os consumidores se identificam com as marcas: preço, conveniência, variedade de produtos, experiência, valores da marca, organização e também bem-estar. O fato é que você compra mais e cria vínculo quando se sente bem.

Uma loja virtual bonita e organizada, com boas fotos e interface interessante, contribui para uma melhor navegabilidade do consumidor. Bem direcionado e contente no site, este usuário certamente encontrará os produtos que deseja com mais facilidade e realizará seus pedidos. São detalhes como estes que contribuem muito para a credibilidade do site e para o comprador se sentir mais seguro para efetuar as suas compras

Neste artigo iremos abordar detalhes e ferramentas importantes para a personalização da sua loja virtual, sempre visando uma maior identidade e eficiência para a criação do seu e-commerce. 

Para quem a sua loja virtual está vendendo? 

Uma personalização cuidadosa da sua loja virtual tem o poder de atrair, reter e fidelizar seus clientes. Efeitos que só serão alcançados se a sua loja for criada pensando neles, é claro. Portanto, sempre que falamos em vendas pela internet, o primeiro passo é delimitar seu público ideal e criar uma persona. Temos um guia neste blog falando em detalhes sobre o assunto, mas a persona é basicamente o comprador ideal para a sua marca e seus produtos. Entendendo como ela age e o que procura, você pode tirar ideias interessantes para a sua loja. 

Entenda o raciocínio: se a sua persona busca o melhor preço sempre, aposte em cores chamativas para os botões de compra e use imagens que comuniquem promoções e custo-benefício. Agora se o seu público-alvo está voltado para comportamento e branding, certifique-se de contar com imagens que comuniquem este estilo de vida e valores comuns à marca.

Um bom design é aquele que enfatiza a utilidade de um produto ou serviço e é potencializado por uma boa qualidade estética.

DICA PARA LOJISTAS: se você já conta com uma loja física, traga a marca, as cores e a essência do seu espaço também para a internet. Essa conexão fortalece a lembrança e o vínculo com o seu público cativo. Hoje em dia, com a evolução do e-commerce no Brasil, o consumidor deseja fazer suas compras quando e onde achar mais conveniente. Portanto uma loja virtual faz todo sentido mesmo para quem conta com loja física. 

Paleta de cores e a identidade visual

Como citamos acima, a personalização da sua loja virtual precisa ter conexão com a sua marca. O logotipo deve estar presente, as fotos tem que conversar com a sua identidade e as cores que integram a loja também. Entretanto, quando tratamos da paleta de cores, é necessário levar alguns aspectos que vão além do gosto pessoal.

Paleta de cores para personalização da loja virtual.
O poder das cores na personalização da sua loja virtual.

É sempre interessante conhecer as tendências de design para fazer uma loja bonita. No mais, pense na experiência do seu público e como ele se identifica - caso ele siga uma linha clássica, o design da loja deve buscar cores neutras, uma aparência clean e foco nos detalhes. Já para marcas que se conectam com o público jovem, vale apostar em cores alegres, imagens dinâmicas que comuniquem movimento e autenticidade. 

É um diferencial pesquisar a respeito de cores complementares. São as combinações de cores que oferecem contraste entre si, proporcionando destaque para as informações e possibilitando uma melhor legibilidade aos usuários da sua loja.

Entendendo cores complementares
Use a lógica das cores na sua loja virtual.

O banner certo para a melhor primeira impressão

Se você está conectado à internet, certamente já viu um banner. Banners são um formato de imagem muito comum para trazer destaques, chamar a atenção e dar um toque especial na personalização da sua loja virtual. Geralmente, em e-commerces, estão situados no topo do site, abrindo alas para os produtos, menus e categorias disponíveis ao usuário. 

Mais que o apelo estético, os banners podem trazer informações relevantes como diferenciais de preço, promoções temporárias, lançamentos, destaque em produtos e condições de pagamento. As oportunidades são infinitas. 

Assim como tudo na vida, na adesão de banners é preciso ter equilíbrio. Muitos sites pesam a mão em comunicação visual e estímulos e acabam esquecendo que as estrelas de uma loja virtual são os produtos. Em contrapartida, muitas vezes perdem a oportunidade de conversar com o cliente. Para ajudar na construção da sua estratégia, os Banners na Unbox contam com o chamado slider (ferramenta rotativa do banner), para que o lojista consiga cadastrar até 6 imagens, diversificando a comunicação.

Personalização da loja virtual Chock Chocolates
Confira o banner da Chock Chocolates. Uma loja Unbox.

Organize as suas categorias

Imagine sites como Magazine Luiza, Americanas, Ponto Frio e Amazon que têm um leque gigantesco de produtos sem as categorias. Para o cliente é o mesmo que entrar em um enorme atacado de um corredor só. Para que os visitantes se encontrem e naveguem com facilidade entre as oportunidades, surgiram as famosas categorias. Além de agrupar produtos em comum, as categorias possibilitam comparações de modelos, sugerem produtos similares e estimulam a navegação do usuário entre as opções do site. No final das contas, possibilitam uma melhor organização e a pesquisa dos compradores. 

Mais que facilitar a vida do seu cliente, as categorias contribuem para organizar a vida do lojista também. Esta personalização da sua loja digital permite uma boa visualização e atualização do mix de produtos. Categorizados, e agrupados, a visualização do número de pedidos e performance de vendas é direta.

Cadastrando os seus produtos

Chegou a hora de brilhar. Lembre-se que cada usuário que chega a sua loja está mais interessado nos produtos à disposição do que qualquer outra coisa. Logo, a mesma concentração e estratégia dedicadas à definição do preço devem acompanhar o cadastro de cada item. Não pule etapas, pense nos detalhes e capriche nas imagens que irão ao ar no site.

Exemplo de informação de produtos
Veja o exemplo completo da loja Da Senhora.

Cada item merece atenção especial. Elabore uma descrição sucinta sobre a utilidade (quando não for uma solução óbvia, por exemplo vestuário), benefícios e detalhes da concepção, qualidade do material e forma de uso, se houver. Medidas devem ser registradas: dimensões, peso, quantidades, embalagem, gramatura e etc. Mesmo as informações mais óbvias podem favorecer a decisão de compra do cliente, e até mesmo contribuir para que seu produto seja encontrado em buscadores da internet. Vale a pena dar uma conferida no nosso guia de SEO para acertar em cheio no cadastro de informações

Em relação às imagens, faça um esforço para demonstrar o produto em todos os ângulos possíveis. Exemplos de usabilidade com modelos, solução na prática e resultado final tendem a entreter e convencer o comprador em dúvida. Crie uma galeria com diversas fotos (e vídeos - se possível), para enriquecer em detalhes a descrição. Atenção: a qualidade das imagens - tamanho do arquivo, iluminação, cenário e estética - são fatores decisivos para o convencimento do comprador.

Use suas redes sociais para agregar valor 

A credibilidade influencia muito para a decisão na compra online. Integrar as principais redes sociais à personalização da sua loja virtual conta pontos importantes com quem está em dúvida. 

É uma via de mão dupla, é possível levar clientes para a loja virtual através das redes sociais, e o próprio site pode ajudar na divulgação dos seus perfis e angariar alguns seguidores. Sem contar que o conteúdo disponível nas redes pode conduzir o usuário a compra, ou provocar o impulso necessário. 

Mais que isso, associar loja e canais sociais possibilita que o usuário entre em contato e interaja com a marca. Gerando um engajamento interessante e possibilitando uma ponte para compradores para qualquer necessidade.

Como a Camaleo integra seu Instagram à loja
Faça como a Camaleo e integre suas redes sociais à loja.

Hoje, as redes sociais estão no centro de grande parte das estratégias, encurtando o relacionamento e despertando desejo de usuários - até aqueles que ainda não sabem que este desejo existe. Estar presente e criar conteúdo em redes como o Instagram, o Facebook, o Tiktok e outras redes sociais é uma demonstração de profissionalismo da marca.  

Quem somos: conte a sua história

Marcas têm personalidade, valores, se posicionam e comunicam uma mensagem aos seus seguidores, concorrentes e ao mercado em geral. No “Quem Somos” não desperdice a oportunidade de contar um pouco essa história e de divulgar a essência da marca. 

Mais que dizer a data de inauguração e endereço, uma página institucional reforça a credibilidade e possibilita que as pessoas aprendam um pouco sobre a empresa. Uma boa narrativa pode agregar ainda mais valor e conteúdo ao comprador, e pode ser o primeiro passo de uma relação duradoura e de recompras.

Use imagens e capriche na narrativa para gerar empatia e ajudar a promover a identidade da marca.

Personalização completa da sua loja virtual na Unbox

Quer saber como agregar todas estas ferramentas incríveis na sua loja virtual? Faça um teste grátis na Unbox. Nossa plataforma garante personalização, um design agradável, organização, praticidade e funcionalidade para lojistas de todos os setores. 

Criar uma loja virtual na Unbox leva apenas alguns minutos, e você sai com um e-commerce prontinho para vender com formas de pagamento, logística de entrega, melhor preço no frete e um layout incrível. 

Sem contar que a nossa equipe de atendimento está sempre on para tirar suas dúvidas técnicas e deixar sua loja ainda mais incrível. 

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Escrito por
Felipe Fagundes

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