… …
Uma das etapas da venda online é calcular o valor do frete dos seus produtos corretamente. Apesar de ter se tornado um diferencial, no qual os clientes estão sempre em busca do melhor valor de entrega, o cálculo em si é muito rápido de fazer. O próprio site dos Correios conta com uma calculadora online para consulta, na qual você só precisa registrar dados como o CEP de origem e destino, medidas, formato e peso do pacote.
Sem contar que em algumas plataformas de vendas (como a Unbox) já entregam este cálculo de frete pronto, facilitando a vida do lojista. Entretanto, essa é uma preocupação muito válida, uma vez que a logística está se tornando cada vez mais determinante para a fidelização de clientes no e-commerce. Acertar na modalidade de envio e custo pode representar economia para a loja e mais vendas junto ao consumidor final.
Neste artigo do blog da Unbox, contamos como as entregas dos Correios funcionam, além de como é calculado o frete e boas dicas de logística para sua estratégia de vendas.
O método de envio, ou o popular frete, é o serviço responsável pela entrega da mercadoria. Esta logística torna-se a cada dia mais determinante para experiência de compra dos clientes online, pois uma chegada tranquila e sem surpresas na casa do comprador é papel da loja. Cumprir prazos, ser transparente em relação a valores e a segurança do produto ao longo do percurso contam pontos valiosos para a sua marca.
Temos duas grandes particularidades no mercado de frete do e-commerce nacional. A primeira delas é a presença dos Correios, a tradicional empresa brasileira de distribuição de cargas e correspondências que serve de referência para a atuação do setor. A segunda são as modalidades de Frete Econômico e Frete Expresso, as quais os Correios e as transportadoras nacionais sugerem produtos a partir da velocidade de entrega, nível de fragilidade e área de abrangência. Esta prática do mercado, por si só, já contribui para a diversidade de oferta nas modalidades de envio.
Segundo dados de 2020, cerca de 86% do comércio eletrônico apontou os Correios como principal forma de envio. A malha logística da empresa possibilita a abrangência nacional, com prazo de entrega seguro e modalidades de contrato vantajosas para lojistas e compradores. Com tamanha importância para o lojista brasileiro, acaba que o cálculo de frete praticado pelos Correios influência nos valores praticados no mercado. Mas existem outras opções:
Leia mais sobre como utilizar e cadastrar cada uma delas na sua loja virtual neste link.
Os Correios do Brasil estimam o valor com base em um sistema cúbico de pesagem da mercadoria. O que não prioriza o peso do produto, mas sim as dimensões da embalagem. A título de curiosidade, o envio de um jogo de almofadas e travesseiros pode sair o mesmo preço que uma caixa de livros, por exemplo.
A própria empresa ajuda você nesta missão. Você pode acessar a página de cálculo de preços e prazos do Correios, mas antes de orçar o valor são necessárias as seguintes informações:
Outra decisão que influenciará muito no valor do envio é o tipo de serviço desejado. As modalidades mais famosas no e-commerce são o PAC e o Sedex. O PAC é o frete econômico, que entre capitais geralmente varia de 10 a 20 dias úteis, enquanto o Sedex é uma das opções de Frete Expresso, mais rápida, porém mais cara que as demais.
O cálculo do peso cúbico é na verdade uma fórmula, determinada por padrões internacionais e estipulada pela IATA (Entidade Internacional de Empresas Aéreas):
- (Comprimento x Largura x Altura da embalagem) / 6.000
O número 6.000 é o fator de cubagem, que nunca varia. Trata-se de um coeficiente que resulta de uma relação entre peso e volume do pacote. É importante lembrar, ainda, que os Correios impõem um limite em que a soma do comprimento, da largura e da altura não ultrapasse os 200 cm.
Após realizar esse cálculo adota-se o seguinte critério: se o peso cúbico da encomenda for menor ou igual a 10 quilos, o valor do frete será baseado apenas no peso bruto, desprezando-se o cálculo acima. Caso o peso cúbico supere 10 quilos, será levado em conta o maior resultado na comparação entre os dois pesos.
Caso o resultado da equação ultrapasse os 10 quilos cúbicos são implicados outros fatores para o transporte de mercadoria. Como a pesagem cúbica não é uma medida usual, recomendamos o uso da calculadora do Correios (clique na imagem), que simplifica a equação e ainda estipula a estimativa de prazo de envio.
Valores e tempo de envio são dois pontos sensíveis no e-commerce, e podem determinar ou não uma venda.
Quando se vende pelas redes sociais ou WhatsApp, você tem o desafio de informar este valor aos seus clientes de maneira informal. O que pode gerar ruído na comunicação e cotações menos confiáveis.
Ao montar uma loja virtual com a Unbox você não precisa mais se preocupar com isso. Nosso sistema garante a integração com as melhores opções de envio e com um frete até 50% mais barato via Correios. Na hora da compra o cliente já opta pelo tipo de frete desejado e você não tem nenhuma preocupação, além de imprimir a etiqueta.
É mais barato porque na Unbox garantimos uma negociação diferenciada com os Correios, além da possibilidade de cadastrar entrega com transportadoras, ou delivery por motoboy ou até mesmo retirada na loja. Confira mais dicas para favorecer o seu cálculo de frete abaixo:
Como vimos, a precificação do frete se dá a partir da cubagem - relação entre o peso e o volume da encomenda. Nesse cenário, embalagens muito grandes e pesadas tendem a encarecer o seu cálculo de frete.
Prefira sempre materiais leves para caixas e pacotes, e em caso de produtos frágeis cubra com papel ou plástico bolha para preencher espaços e assegurar a integridade do produto.
Segundo uma pesquisa de comportamento do consumidor brasileiro, 65,5% dos entrevistados apontaram o custo de frete como um dos pontos mais sensíveis na decisão de compra. Portanto considere este investimento para atrair novos clientes.
A promoção frete grátis é comum em dois cenários:
Para ambos os cenários há um contexto: no primeiro caso é um investimento absorvido pelo lojista para valorizar a compra do seu produto, já no segundo caso, o valor da entrega está integrado ao lucro da marca. Em ambos os casos o estímulo está em proporcionar uma vantagem para o cliente, no qual ele tem a sensação de pagar apenas o que recebe em casa, e não pela logística.
Antes mesmo de enviar, é importante garantir a venda. A Unbox é uma plataforma que garante uma loja virtual atrativa para seus consumidores, fácil de organizar pedidos para você lojista e pronta para sair vendendo logo no primeiro dia. As soluções de pagamento via boleto e cartão de crédito já estão integradas ao sistema, assim como o método de envio pelos Correios e a opção para adicionar transportadoras ou retirada em loja.
Isso mesmo, não precisa ir negociar na agência de Correios do seu bairro, a Unbox já entrega uma negociação vantajosa e com ótimas condições para a sua loja. Quer vender mais? Vem para a Unbox. Crie sua loja grátis por até 15 dias clicando em Quero Vender Online.
Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades e nosso Café com Unbox semanal ☕