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Se engana quem pensa que falta muito tempo para a Black Friday. Passado o movimento do Dia dos Pais e da Semana do Brasil, todo o comércio eletrônico passa a se concentrar na principal data do ano.
Com status de fenômeno de vendas, a Black Friday caiu nas graças do consumidor brasileiro há alguns anos, e hoje o público já espera e se prepara financeiramente para as ofertas especiais da última semana de novembro. O sucesso é tanto que o evento mobiliza também o comércio local, com lojas físicas se empenhando em competir com a principal data do e-commerce mundial.
Para se ter uma noção da força do evento, em 2020, a Black Friday superou os R$ 4 bilhões de reais em vendas em apenas 2 dias, apontando uma alta de 25% em relação ao ano anterior (antigo recordista em receita).
Com tanta expectativa dos consumidores é de se esperar que as marcas se superem nas ofertas. E como sempre defendemos aqui na Unbox, o sucesso de uma promoção depende do seu planejamento.
Se tem uma data comemorativa que merece carinho é a Black Friday. Portanto, selecionamos 10 dicas para preparar a sua loja virtual com antecedência e arrasar nas vendas quando chegar a data.
Sim, e se possível comece agora.
Trabalhar com semanas de antecedência possibilitará que você desenhe melhor as ações, estratégias e comunicações específicas para a data. Essa dica é fundamental para lojistas que contam com a participação de pessoas ou empresas externas. Por exemplo, fornecedores de produto ou matéria-prima, empresas de comunicação e design, ou logística especial. Quanto mais perto da data, menos tempo você terá para negociar valores e alternativas. Também é uma forma de sair na frente da sua concorrência e buscar exclusividade.
Falando em ganhar tempo, hoje a Black Friday é maior que a última sexta-feira de novembro. Empresas de todo o Brasil já começaram um movimento para antecipar as ofertas, proporcionando descontos o mês inteiro para aumentar o volume de vendas.
Se a sua loja começar a se movimentar só em outubro ou novembro, terá menos tempo e margem para a decisão de todos estes fatores! Para arrasar no planejamento, confira o nosso guia de como criar promoções na sua loja.
Pergunte para a sua própria loja virtual:
A Black Friday se popularizou em todo mundo por um motivo muito simples: descontos incríveis. Desta forma, o consumidor parte do princípio de que irá economizar na data. Como todo desconto é um investimento do lojista, prepare-se para colocar no papel este impacto na sua receita. A melhor forma de contornar a expectativa dos clientes é pensar estrategicamente.
Por isso as perguntas no começo desta dica. Quando falamos do seu produto com melhor saída, a promessa é que você venda em grandes quantidades e fature em volume. Quando falamos em margem, a ideia é tracionar as vendas da sua loja sem comprometer o caixa. E quando falamos em produto parado, nada como uma super promoção para deixá-lo mais atraente. Outra solução muito comum ao longo da Black Friday é colocar toda a loja com margem de desconto (20% OFF, por exemplo), o que tende a incentivar o consumidor a colocar mais de um item no carrinho.
Estes são alguns exemplos para você utilizar na sua loja.
Mais uma vantagem de se preparar com antecedência: tempo hábil para negociações.
Além de se preparar para atender o cliente bem, aproveite a aproximação da data para ajustar contratos, pesquisar novos parceiros e garantir o estoque durante o movimento da Black Friday.
O último trimestre costuma ser animado para o comércio em geral, e o argumento da compra (e venda) em grande volume costuma ajudar a reduzir custos com fornecedores. A antecipação também promove segurança para a logística de pedidos e melhores condições para arcar com o investimento em matéria-prima.
Com a análise da sua loja e estoque garantido, chegou a hora de colocar o desconto no papel.
No caso da Black Friday, temos dois agravantes: o público espera por ofertas e é importante reservar um investimento em mídias sociais e criações de marketing, em vista a grande concorrência no comércio eletrônico. Portanto, organização é a chave para evitar dores de cabeça futuras.
O primeiro ponto é avaliar a chamada Margem de Contribuição. Esta margem trata da quantia em dinheiro que fica para a sua loja após a venda de um pronto, apesar de todos os descontos de produção, embalagem, imposto sobre o produto, transporte, comissões para vendedores e entre outros.
Veja o exemplo hipotético abaixo:
Se não puder oferecer descontos promissores em toda a loja, considere priorizar apenas categorias e itens com boa margem de lucro. Como citamos anteriormente, uma oferta também pode ser o empurrãozinho para aqueles produtos menos desejados da sua loja.
Outros três pontos são fundamentais na hora de projetar uma liquidação:
Importante: o cálculo acima é só um exercício para facilitar a visualização dos efeitos da aplicação de descontos. Aplique o cálculo dentro da realidade do seu produto, mercado e margem de lucro real.
A Black Friday é provavelmente o período que mais veremos anúncios nas redes sociais. Lendo parece chato, mas é a realidade. Por ser uma experiência totalmente digital, faz todo sentido investir em impacto no público enquanto está online, navegando na internet ou redes sociais.
Você querendo ou não, seus concorrentes estarão anunciando na data - e isso vale para absolutamente todos os setores. Neste cenário, aconselhamos o uso das redes sociais, anúncios no Google e o disparo de e-mails para impactar seus clientes. O potencial de alcance orgânico (ou seja, apenas com publicações, sem anúncios), é uma estratégia de envolvimento a longo prazo, enquanto o tráfego pago (anúncios) funciona melhor no curto prazo ou com objetivo e data delimitada - como ocorre na Black Friday.
Caso não tenha familiaridade com o processo, esta é mais uma vantagem de planejar com antecedência. Pois ainda dá tempo de buscar um especialista e, se possível, investir em uma identidade visual única para a Black Friday da sua loja.
O time de especialistas da Unbox está a um chat de distância para tirar as suas dúvidas e dar uma consultoria sobre este assunto.
Depois de selecionar as ofertas e garantir a visita do seu público através da divulgação, o desafio é proporcionar uma experiência de compra bem sucedida. E isso passa por uma entrega eficiente.
Com o grande movimento do comércio eletrônico, é essencial trabalhar com prazos de entrega reais, ou garantir esta etapa como fator como um diferencial. Lembrando que o frete é um dos pontos mais sensíveis da experiência do cliente, que tende a reclamar de custos altos e a demora na entrega de produtos.
Felizmente, é possível envolver o consumidor com promoções de frete grátis na compra de determinado valor ou quantidade de produtos, por exemplo.
Na Unbox, possibilitamos todos os métodos de envio para a sua loja virtual. Desde a retirada na loja, PAC e Sedex dos Correios, até o cadastro de transportadoras locais para entrega expressa. Descubra o método ideal para a sua loja e leia dicas de como proporcionar uma entrega fiel e atrativa dos produtos da sua loja na Black Friday.
A Black Friday é hoje um evento no e-commerce. As pessoas se programam, salvam ofertas e até economizam dinheiro para comprar na época. Partindo deste princípio, é mais eficiente preparar seu público para as ofertas que estão por vir do que surpreendê-lo no dia ou semana.
Para aproveitar toda essa comoção é necessário destinar um pouco de criatividade. Antes da campanha de vendas, converse com seus seguidores, envie e-mails de “teaser”, conte para eles das ações de bastidores. São pequenos gestos que tocam o público, aproximam e podem ser o diferencial na hora da decisão de compra.
Outra estratégia bastante eficiente é preparar listas e cadastros antecipados de seus clientes. Envie lembretes e comunicações exclusivas para quem é consumidor fiel, e pense em como proporcionar exclusividade entre as pessoas que já compraram da sua loja.
Além de trabalhar o público fiel, também pense nos consumidores de primeira viagem. Na Black Friday surgem muitos compradores novos, visitantes que ainda não tiveram a experiência ou desconhecem o seu produto. Um cupom de desconto para primeira compra faz bastante sucesso e ajuda a converter os indecisos.
Na Black Friday 2020, o PROCON de São Paulo registrou mais de 900 atendimentos em apenas um dia. É até hoje o recorde da instituição, além de um indicativo muito triste do aumento de fraudes e golpes no comércio eletrônico. Para antever a demanda, o órgão divulga anualmente uma lista de lojas suspeitas com denúncias e condenações para proteger os consumidores.
É a tão famosa Black Fraude, apelido que faz paródia e denuncia os abusos de lojas mal intencionadas. E não só de golpes é feita a Black Fraude, outra prática muito denunciada nas redes sociais é o movimento de aumento de preços semanas antes do evento, a chamada “metade do dobro”. Internautas se organizam para alertar sobre alta de produtos em setembro e outubro, e que aparecem com descontos em novembro, enganando o consumidor.
Práticas como estas podem manchar para sempre a credibilidade de uma marca. Portanto, mesmo que a sua loja não consiga oferecer um desconto tão atrativo na Black Friday, é melhor ser correto e perder vendas do que conquistá-las com má fé.
Não só durante o evento, mas no planejamento também.
Reserve alguns minutinhos para ver o que seus concorrentes fizeram em 2020 e a percepção do público com os anúncios. Visualizando o mercado você pode tirar boas ideias para a sua própria loja, e aprender com o que não deu certo também.
Dê uma espiadinha nas lojas que concorrem em produtos com a sua e crie um banco de referências com as grandes marcas nacionais. É uma ótima forma de não partir do zero em 2021.
Outra dica é, conforme a data se aproxima, se inscrever em listas de e-mails e comunicações das marcas concorrentes. Assim você fica por dentro das ofertas e repensar alguma abordagem.
Pense com carinho na possibilidade de ter uma semana ou o mês inteiro de ofertas.
Como a sexta-feira que marca o evento é só dia 26, os lojistas mais agressivos disputam os clientes nas semanas anteriores. É uma estratégia para garantir as vendas ao longo do mês, e prevenir que os consumidores cheguem ao fim de novembro com pouco poder aquisitivo.
Uma dica de como organizar a oferta é preparar produtos específicos por semana. Assim é possível organizar o estoque de todos os produtos, trazer mais novidades para os clientes, garantir a rotatividade de produtos e a força do evento.
Mas lembre-se de guardar uma boa oferta na manga para o final de semana dos dias 26, 27 e 28 de novembro, dias em que o mercado está mais aquecido.
Na plataforma da Unbox você consegue adequar cada uma das ideias citadas na sua loja. E com o apoio do nosso time de marketing nunca mais perde a oportunidade de aproveitar uma promoção com a sua marca.
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