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A Black Friday caiu nas graças do consumidor e do e-commerce brasileiro.
Hoje, é uma das datas mais importantes para o varejo por aqui, com o show de vendas no comércio online e até impactando o mercado local.
Os lojistas de todo o Brasil já entenderam a comoção causada pela Black Friday. Por ser um país de consumidores apaixonados por promoção, saldão, queima de estoque e descontos, quem compra tem o hábito de pesquisar. As pessoas se organizam, planejam e economizam dinheiro para pagar o melhor preço.
É justamente dessa pesquisa que acontece na Black Friday que surgem as chamadas tendências. Produtos favoritos do consumidor que são muito pesquisados na data, com os compradores atrás dos melhores preços.
Neste artigo você descobrirá algumas das tendências para a Black Friday 2022. Além dos produtos em destaque, veja também a expectativa de compra e o que o consumidor brasileiro está pesquisando online.
Desde o ano 2010, a Black Friday vem se superando em volume e valores de vendas. São mais de 10 anos confirmando a expectativa de clientes e vendedores, em especial nos últimos 2 anos com o fechamento parcial do comércio.
Para se ter uma noção da atual força do evento, em 2021, a Black Friday superou os R$ 5,4 bilhões de reais em vendas, apontando um crescimento de 6% em relação ao ano de 2020.
O ticket médio também aumentou. No geral, os clientes gastaram R$711 em seus pedidos, provocando uma alta de 6,4% em relação ao ano de 2020. Lembrando que os consumidores aproveitam o evento de ofertas para comprar bens de alto valor agregado, como eletrônicos e eletrodomésticos, materiais de construção, entre outros.
Porém, quando falamos em volume de pedidos, deixando o faturamento de lado, notamos que categorias de bens mais acessíveis se destacam com o consumidor. Avaliando apenas o volume de compras, o ranking de produtos mais comprados em 2021 fica: em primeiro lugar Moda e Acessórios; em segundo Beleza e Perfumaria; em terceiro lugar Telefonia, seguidos de Eletroportáteis e fechando o top 5 os Eletrodomésticos.
Este volume de compra evidencia também a popularidade da Black Friday. Antes reservada para eletrônicos e produtos mais caros com condições incríveis, hoje ela está presente em todos os setores, da alimentação ao comportamento e estilo de vida.
Perguntamos para o Google. A Black Friday que se aproxima também está se mostrando muito democrática entre as categorias de produtos. E a expectativa também é alta.
Para este ano, a Behup indica que 50% dos consumidores irão às compras nesta Black Friday. Esse número é maior do que o registrado em 2021, quando ficou em 47%.
E o mais interessante é que já começaram as pesquisas. Entre os produtos mais procurados no maior buscador do mundo, os destaques do Google até o momento para a Black Friday 2022 são:
Ainda no levantamento da Behup, os consumidores também foram perguntados a respeito das compras por impulso. Ou seja, os fatores que levam à decisão de compra em um período de tanta oferta e concorrência. Para a maioria, o frete ajuda a converter. Com destaques para valores de entrega e tempo, muitos consumidores querem receber suas encomendas em casa com vantagens.
Veja os principais fatores:
Mas como será que consumidores brasileiros estão se planejando para comprar? Descubra abaixo informações importantes do termômetro Black Friday realizado pela Globo.
Agora é a vez de ouvir o consumidor brasileiro. A fim de medir a intenção de compra neste segundo semestre, o grupo Globo criou o Termômetro Black Friday em 2022.
A pesquisa reúne os fatores que comprovam o interesse do consumidor na data. Após ouvir a opinião de mais de 2.000 compradores, é importante traçar um paralelo com o que está sendo pesquisado atualmente online.
Quando perguntados o que pretendem comprar, o interessa bate com os resultados recentes da última Black Friday.
Veja:
Roupas e acessórios superam a tradicional predileção do público por eletrônicos e celulares. O setor de moda soube se reinventar no e-commerce nos últimos anos, se destacando como um dos itens de consumo preferidos no varejo digital.
Chama a atenção também o alto desejo por categorias como calçados, perfumes e cosméticos (muito impulsionado pela procura e compra de maquiagens online) e a volta das viagens.
Entre os principais fatores para efetivação da compra, no e-commerce preço e frete também se evidenciam como principais argumentos de vendas, além da confiabilidade da marca no espaço online e as opções de meios de pagamentos.
Agora que você já sabe o que é tendência, é bom se preparar para a prática. Afinal, depois de entender a intenção de compra, é chegado o momento de preparar uma ótima experiência online para os seus clientes.
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