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A Black Friday é a data comercial mais importante do e-commerce. Este ano, a data que sempre ocorre na última sexta-feira do mês de novembro, será no dia 25 de novembro.
Se engana quem pensa que falta muito tempo para a Black Friday. Os lojistas mais atentos já estão se preparando para garantir as vendas e conquistar novos clientes.
Com status de fenômeno no comércio, a Black Friday caiu nas graças do consumidor brasileiro há alguns anos, e hoje o público já espera e até economiza para as ofertas. O sucesso é tanto que o evento mobiliza também o comércio local, com lojas físicas se empenhando em competir com o e-commerce.
Para se ter uma noção da força do evento, em 2021, a Black Friday superou os R$ 5,4 bilhões de reais em vendas, apontando um crescimento de 6% em relação ao 2020.
Com tanta expectativa dos consumidores é de se esperar que as marcas se superem nas ofertas. E como sempre defendemos aqui na Unbox, o sucesso de uma promoção depende do seu planejamento.
Se tem uma data comemorativa que merece carinho é a Black Friday. Portanto, selecionamos 10 dicas para preparar a sua loja virtual com antecedência e arrasar nas vendas quando chegar a data.
Se você está lendo este texto, é sinal de que já deu o primeiro passo. O próximo é elaborar o seu planejamento.
Trabalhar com semanas de antecedência possibilitará que você desenhe melhor as estratégias.
Essa dica é imprescindível para lojistas que contam com parcerias estratégicas de empresas externas.
Por exemplo, fornecedores de produto ou matéria-prima, empresas de comunicação e design, ou logística especial. Quanto mais perto da data, menos tempo você terá para negociar valores e alternativas. Também é uma forma de sair na frente da sua concorrência e buscar exclusividade.
Uma boa forma de começar a planejar é revisitando o ano passado. O que foi feito na Black Friday 2020 e o que deu certo? Caso sua loja seja nova, vale a pena conferir o nosso Guia de Promoções no E-commerce (clique aqui).
Para planejar a Black Friday, comece com três perguntas para a sua própria loja virtual:
A Black Friday se popularizou em todo mundo por um motivo muito simples: descontos incríveis. Desta forma, o consumidor parte do princípio de que irá levar vantagem. Como todo desconto é um investimento do lojista, prepare-se para não ter dor de cabeça.
Por isso as perguntas. Quando falamos do seu produto com melhor saída, a promessa é que você venda em grandes quantidades e fature em volume, mesmo deixando parte da receita no desconto. Quando falamos em margem, a ideia é vender mais sem comprometer o caixa, é a estratégia mais comum em setores como moda, alimentos e eletrônicos . E quando falamos em produto parado, nada como uma super promoção para deixá-lo mais atraente e liquidar o estoque.
Outra solução muito comum ao longo da Black Friday é colocar toda a loja com margem de desconto (20% OFF, por exemplo), o que tende a incentivar o consumidor a colocar mais de um item no carrinho.
Mais uma vantagem de se preparar para a Black Friday com antecedência: tempo hábil para negociações.
Aproveite o argumento da data para ajustar contratos, pesquisar oportunidades e garantir o estoque durante o evento.
O último trimestre costuma ser animado para o comércio em geral, e a negociação da compra (e venda) em grande volume costuma reduzir custos com fornecedores. A antecipação também promove segurança para a logística de pedidos e melhores condições de pagamento.
Um detalhe importante: tente descobrir os fornecedores do seu concorrente. Dessa forma você pode comparar os preços praticados e melhorar ainda mais a sua análise do mercado. 🕵️️
Após analisar a sua loja e garantir o estoque, chegou a hora de colocar o desconto no papel.
Importante lembrar de duas coisas neste momento: desconto é um investimento que o lojista faz e na Black Friday o público espera por boas ofertas. Portanto, organização é a chave para evitar promoções exageradas e baixo volume de vendas.
O primeiro ponto é avaliar a chamada Margem de Contribuição. Esta margem trata da quantia em dinheiro que fica para a sua loja após a venda de um produto, apesar de todos os descontos de produção, embalagem, imposto sobre o produto, transporte, entre outros.
Veja o exemplo abaixo:
Se não puder oferecer descontos em toda a loja, considere priorizar apenas categorias e itens com boa margem de lucro. Como citamos anteriormente, uma oferta também pode ser o empurrãozinho para aqueles produtos menos desejados da sua loja.
Não esqueça também de planejar uma estimativa de vendas. Após avaliar o estoque, faça um exercício de previsão de vendas. Coloque no papel quantas vendas são necessárias para uma campanha de sucesso.
A Black Friday é o período que mais movimenta as redes sociais. Por ser um evento originado no digital, as marcas investem pesado para impactar o público que está online, nas redes ou em sites.
Portanto, não ignore o poder do marketing digital. Para impactar seus clientes aconselhamos postagens e anúncios nas redes sociais, anúncios no Google e o disparo de e-mails para quem já comprou de você.
Caso não tenha familiaridade com o processo, esta é mais uma vantagem de planejar com antecedência. Pois ainda dá tempo de buscar um especialista e, se possível, investir em uma identidade visual única para a Black Friday da sua loja.
O time de especialistas da Unbox está a um chat de distância para tirar as suas dúvidas e dar uma consultoria sobre este assunto.
Dicas práticas:
Na Black Friday, uma boa logística faz toda a diferença na sua loja.
Com o grande movimento do comércio eletrônico, é essencial trabalhar com prazos de entrega reais, ou garantir a chegada do produto nas melhores condições. Lembrando que o frete é um dos pontos mais sensíveis da experiência do cliente, que tende a reclamar de custos altos e a demora na entrega de produtos.
Felizmente, é possível envolver o consumidor com promoções de frete grátis na compra de determinado valor ou quantidade de produtos, por exemplo.
Além do estoque, certifique-se de dar conta do volume de entregas e tranquilize seus clientes quanto aos prazos.
A Black Friday é hoje o grande evento do e-commerce. As pessoas se programam e economizam para comprar na época. Com isso em mente, uma boa ideia é ir preparando o seu público para as ofertas com antecedência.
Antes da campanha de vendas, converse com seus seguidores, faça perguntas, conte para eles das ações de bastidores. São pequenos gestos que tocam o público, aproximam e podem ser o diferencial na hora da decisão de compra.
Outra estratégia bastante eficiente é preparar listas e cadastros antecipados de seus clientes.
Envie lembretes e mensagens exclusivas para quem é consumidor fiel, e pense em como proporcionar exclusividade entre as pessoas que já compraram da sua loja.
Dicas práticas:
Na Black Friday 2020, o PROCON de São Paulo registrou mais de 900 atendimentos em apenas um dia. É até hoje o recorde da instituição, além de um indicativo muito triste do aumento de fraudes e golpes no comércio eletrônico.
É a tão famosa Black Fraude, apelido que denuncia os abusos de lojas mal intencionadas. E não só de golpes é feita a Black Fraude, outra prática muito denunciada nas redes sociais é o movimento de aumento de preços semanas antes do evento, a chamada “metade do dobro”. Internautas se organizam para alertar sobre alta de produtos em setembro e outubro, e que aparecem com descontos em novembro.
Práticas como estas podem manchar para sempre a credibilidade de uma marca.
Atenção:
Não só durante o evento, mas no planejamento também.
Reserve alguns minutinhos para ver o que seus concorrentes fizeram nos últimos anos e os comentários nas postagens. Visualizando o mercado você pode tirar boas ideias para a sua própria loja, e aprender com o que não deu certo também.
Dê uma espiadinha nas lojas que concorrem em produtos com a sua e crie um banco de referências com as grandes marcas nacionais. É uma ótima forma de não partir do zero em 2022.
Pense com carinho na possibilidade de ter uma semana ou o mês inteiro de ofertas.
Como a sexta-feira que marca o evento é só dia 25, os lojistas mais agressivos começam nas semanas anteriores. É uma estratégia para garantir as vendas ao longo do mês, e prevenir que os consumidores cheguem ao fim de novembro com dinheiro contado.
Mas lembre-se de guardar uma boa oferta na manga para o final de semana dos dias 24, 25 e 26 de novembro, dias em que o mercado está bombando.
Na Unbox você consegue adequar cada uma das ideias citadas com uma loja virtual ou soluções de pagamento.
Além das soluções exclusivas, frete mais barato do Brasil e plano gratuito para você vender mais hoje mesmo, na Unbox você conta com todo o suporte do nosso time de especialistas. Assim pode pensar estratégias e tirar o melhor do seu e-commerce nesta Black Friday!
Converse com a nossa equipe, tire as ideias do papel e acompanhe nosso conteúdo especial de Black Friday!
Lembrando que na Unbox você cria uma loja virtual em cinco minutos, com opções de pagamento, logística pronta para envio e 100% segura. Nosso Painel garante total gestão de pedidos e possibilita ao lojista mais autonomia na personalização da loja e criação de cupons e promoções.
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