Black Friday 2022: 10 dicas essenciais para a divulgação da sua marca

Black Friday 2022: 10 dicas essenciais para a divulgação da sua marca

A Black Friday é a data comercial mais importante do e-commerce. Este ano, a data que sempre ocorre na última sexta-feira do mês de novembro, será no dia 25 de novembro.

Se engana quem pensa que falta muito tempo para a Black Friday. Os lojistas mais atentos já estão se preparando para garantir as vendas e conquistar novos clientes.

Com status de fenômeno no comércio, a Black Friday caiu nas graças do consumidor brasileiro há alguns anos, e hoje o público já espera e até economiza para as ofertas. O sucesso é tanto que o evento mobiliza também o comércio local, com lojas físicas se empenhando em competir com o e-commerce.

Para se ter uma noção da força do evento, em 2021, a Black Friday superou os R$ 5,4 bilhões de reais em vendas, apontando um crescimento de 6% em relação ao 2020. 

Com tanta expectativa dos consumidores é de se esperar que as marcas se superem nas ofertas. E como sempre defendemos aqui na Unbox, o sucesso de uma promoção depende do seu planejamento.

Se tem uma data comemorativa que merece carinho é a Black Friday. Portanto, selecionamos 10 dicas para preparar a sua loja virtual com antecedência e arrasar nas vendas quando chegar a data.

1 - A Black Friday já começou

Se você está lendo este texto, é sinal de que já deu o primeiro passo. O próximo é elaborar o seu planejamento. 

Trabalhar com semanas de antecedência possibilitará que você desenhe melhor as estratégias. 

Essa dica é imprescindível para lojistas que contam com parcerias estratégicas de empresas externas.

Por exemplo, fornecedores de produto ou matéria-prima, empresas de comunicação e design, ou logística especial. Quanto mais perto da data, menos tempo você terá para negociar valores e alternativas. Também é uma forma de sair na frente da sua concorrência e buscar exclusividade.

Uma boa forma de começar a planejar é revisitando o ano passado. O que foi feito na Black Friday 2020 e o que deu certo? Caso sua loja seja nova, vale a pena conferir o nosso Guia de Promoções no E-commerce (clique aqui).

2 - Estude dados de vendas, produtos e estoque da sua loja 

Para planejar a Black Friday, comece com três perguntas para a sua própria loja virtual: 

  • Qual meu produto é o campeão de vendas? 
  • Quais dos meus produtos contam com uma margem mais interessante? 
  • Qual produto está parado no estoque e por que razão? 

A Black Friday se popularizou em todo mundo por um motivo muito simples: descontos incríveis. Desta forma, o consumidor parte do princípio de que irá levar vantagem. Como todo desconto é um investimento do lojista, prepare-se para não ter dor de cabeça.

Por isso as perguntas. Quando falamos do seu produto com melhor saída, a promessa é que você venda em grandes quantidades e fature em volume, mesmo deixando parte da receita no desconto. Quando falamos em margem, a ideia é vender mais sem comprometer o caixa, é a estratégia mais comum em setores como moda, alimentos e eletrônicos . E quando falamos em produto parado, nada como uma super promoção para deixá-lo mais atraente e liquidar o estoque. 

Outra solução muito comum ao longo da Black Friday é colocar toda a loja com margem de desconto (20% OFF, por exemplo), o que tende a incentivar o consumidor a colocar mais de um item no carrinho. 

Dicas na prática: 
  • Na Black Friday todo mundo quer vender mais. Atenção para as estratégia: 
  • Produto favorito dos clientes com desconto: para ganhar em volume de vendas
  • Produto com desconto na margem: para atrair clientes e vender mais.
  • Produto em estoque com desconto:  famosa liquidação das últimas peças.
  • Toda loja com desconto: visa aumentar o ticket médio dos seus clientes engordando o carrinho.

3 - Negocie com os seus fornecedores 

Mais uma vantagem de se preparar para a Black Friday com antecedência: tempo hábil para negociações. 

Aproveite o argumento da data para ajustar contratos, pesquisar oportunidades e garantir o estoque durante o evento.

O último trimestre costuma ser animado para o comércio em geral, e a negociação da compra (e venda) em grande volume costuma reduzir custos com fornecedores. A antecipação também promove segurança para a logística de pedidos e melhores condições de pagamento. 

Um detalhe importante: tente descobrir os fornecedores do seu concorrente. Dessa forma você pode comparar os preços praticados e melhorar ainda mais a sua análise do mercado. 🕵️️

4 - Planejando o valor de desconto

Após analisar a sua loja e garantir o estoque, chegou a hora de colocar o desconto no papel. 

Importante lembrar de duas coisas neste momento: desconto é um investimento que o lojista faz e na Black Friday o público espera por boas ofertas. Portanto, organização é a chave para evitar promoções exageradas e baixo volume de vendas. 

O primeiro ponto é avaliar a chamada Margem de Contribuição. Esta margem trata da quantia em dinheiro que fica para a sua loja após a venda de um produto, apesar de todos os descontos de produção, embalagem, imposto sobre o produto, transporte, entre outros. 

Veja o exemplo abaixo: 

  • Minha loja vende uma camisa masculina a R$ 100 (sem frete);
  • Meu custo de produção (malha + impressão) é de R$ 50;
  • Meu custo de impostos incidentes sobre a venda é de R$ 10;
  • Meu custo de armazenagem e embalagem é de R$ 10;
  • Logo minha margem unitária da camisa é de R$ 30;
  • Se a minha loja aplicar um desconto de 20% no valor da camisa, a margem cairá para R$ 10.

Se não puder oferecer descontos em toda a loja, considere priorizar apenas categorias e itens com boa margem de lucro. Como citamos anteriormente, uma oferta também pode ser o empurrãozinho para aqueles produtos menos desejados da sua loja.

Não esqueça também de planejar uma estimativa de vendas. Após avaliar o estoque, faça um exercício de previsão de vendas. Coloque no papel quantas vendas são necessárias para uma campanha de sucesso.

5 - Divulgue suas ações com marketing digital 

A Black Friday é o período que mais movimenta as redes sociais. Por ser um evento originado no digital, as marcas investem pesado para impactar o público que está online, nas redes ou em sites.

Portanto, não ignore o poder do marketing digital. Para impactar seus clientes aconselhamos postagens e anúncios nas redes sociais, anúncios no Google e o disparo de e-mails para quem já comprou de você. 

Caso não tenha familiaridade com o processo, esta é mais uma vantagem de planejar com antecedência. Pois ainda dá tempo de buscar um especialista e, se possível, investir em uma identidade visual única para a Black Friday da sua loja. 

O time de especialistas da Unbox está a um chat de distância para tirar as suas dúvidas e dar uma consultoria sobre este assunto. 

Dicas práticas: 

  • Já instalou o Google Analytics na sua loja? É a melhor ferramenta para monitorar seu site
  • Crie um calendário de postagens nas redes sociais para todo o mês de novembro: quem não é visto não é comprado. 
  • É possível anunciar no Facebook, Instagram e Google com pouco orçamento. 
  • Quer dicas de como começar? Converse com o time de especialistas da Unbox.

6 - Garanta a logística 

Na Black Friday, uma boa logística faz toda a diferença na sua loja. 

Com o grande movimento do comércio eletrônico, é essencial trabalhar com prazos de entrega reais, ou garantir a chegada do produto nas melhores condições. Lembrando que o frete é um dos pontos mais sensíveis da experiência do cliente, que tende a reclamar de custos altos e a demora na entrega de produtos. 

Felizmente, é possível envolver o consumidor com promoções de frete grátis na compra de determinado valor ou quantidade de produtos, por exemplo. 

Além do estoque, certifique-se de dar conta do volume de entregas e tranquilize seus clientes quanto aos prazos.

Dicas práticas: 
  • Ofereça mais formas de entrega: com opções de valores e prazos diferentes. 
  • Na Unbox, possibilitamos todos os métodos de envio para a sua loja virtual. Desde a retirada na loja, PAC e Sedex dos Correios, até o cadastro de transportadoras locais para entrega expressa.
  • Descubra mais dicas e possibilidades de envio clicando aqui.

7 - Comunique com antecedência

A Black Friday é hoje o grande evento do e-commerce. As pessoas se programam e economizam para comprar na época. Com isso em mente, uma boa ideia é ir preparando o seu público para as ofertas com antecedência.

Antes da campanha de vendas, converse com seus seguidores, faça perguntas, conte para eles das ações de bastidores. São pequenos gestos que tocam o público, aproximam e podem ser o diferencial na hora da decisão de compra. 

Outra estratégia bastante eficiente é preparar listas e cadastros antecipados de seus clientes. 

Envie lembretes e mensagens exclusivas para quem é consumidor fiel, e pense em como proporcionar exclusividade entre as pessoas que já compraram da sua loja.

Dicas práticas: 

  • Promoção infalível: ofereça um cupom de desconto na primeira compra.
  • Crie uma lista de clientes fiéis que vão receber as ofertas primeiro. 
  • Mostre o estoque de produtos nas redes sociais antes da promoção.
  • Monte kits com vários produtos, especialmente para a Black Friday.

8 - Seja transparente na Black Friday

Na Black Friday 2020, o PROCON de São Paulo registrou mais de 900 atendimentos em apenas um dia. É até hoje o recorde da instituição, além de um indicativo muito triste do aumento de fraudes e golpes no comércio eletrônico. 

É a tão famosa Black Fraude, apelido que denuncia os abusos de lojas mal intencionadas. E não só de golpes é feita a Black Fraude, outra prática muito denunciada nas redes sociais é o movimento de aumento de preços semanas antes do evento, a chamada “metade do dobro”. Internautas se organizam para alertar sobre alta de produtos em setembro e outubro, e que aparecem com descontos em novembro. 

Práticas como estas podem manchar para sempre a credibilidade de uma marca. 

Atenção: 

  • É melhor perder uma venda do que enganar o consumidor. Pense nisso.
  • Se o volume de pedidos estiver alto, cogite aumentar em um ou dois dias o prazo de entrega. É uma margem de segurança para não correr riscos de atrasos.
  • Use negociações seguras como o Link PagEnvie, Carrinho Unbox ou o link da sua loja. 
  • Esteja atento no atendimento: fique online para tirar dúvidas e ajudar os clientes na compra. 

9 - Olho na concorrência

Não só durante o evento, mas no planejamento também. 

Reserve alguns minutinhos para ver o que seus concorrentes fizeram nos últimos anos e os comentários nas postagens. Visualizando o mercado você pode tirar boas ideias para a sua própria loja, e aprender com o que não deu certo também. 

Dê uma espiadinha nas lojas que concorrem em produtos com a sua e crie um banco de referências com as grandes marcas nacionais. É uma ótima forma de não partir do zero em 2022.

Dicas para ficar por dentro do mercado: 
  • Participe de eventos sobre a data: viu uma live da Black Friday? Assista. Na Unbox faremos várias! 
  • Inscreva-se nas promoções dos concorrentes e das grandes marcas do seu setor.
  • Ative as notificações da Unbox no Instagram (clique aqui). Trazemos dicas todos os dias!

10 - Comece a Black Friday antes

Pense com carinho na possibilidade de ter uma semana ou o mês inteiro de ofertas. 

Como a sexta-feira que marca o evento é só dia 25, os lojistas mais agressivos começam nas semanas anteriores. É uma estratégia para garantir as vendas ao longo do mês, e prevenir que os consumidores cheguem ao fim de novembro com dinheiro contado.

Mas lembre-se de guardar uma boa oferta na manga para o final de semana dos dias 24, 25 e 26 de novembro, dias em que o mercado está bombando.

Dicas para se organizar: 
  • Organize semanas temáticas no mês com promoções especiais. Assim você traz novidades e mantém seus clientes engajados!
  • Atenção ao estoque: se acabar algum item, faça uma força tarefa para tirá-lo do ar.

Sua marca está pronta para vender muito na Black Friday?

Na Unbox você consegue adequar cada uma das ideias citadas com uma loja virtual ou soluções de pagamento. 

Além das soluções exclusivas, frete mais barato do Brasil e plano gratuito para você vender mais hoje mesmo, na Unbox você conta com todo o suporte do nosso time de especialistas. Assim pode pensar estratégias e tirar o melhor do seu e-commerce nesta Black Friday! 

Converse com a nossa equipe, tire as ideias do papel e acompanhe nosso conteúdo especial de Black Friday!

Lembrando que na Unbox você cria uma loja virtual em cinco minutos, com opções de pagamento, logística pronta para envio e 100% segura. Nosso Painel garante total gestão de pedidos e possibilita ao lojista mais autonomia na personalização da loja e criação de cupons e promoções.

Escrito por
Felipe Fagundes

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