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A bio do Instagram funciona como um cartão de visitas do seu negócio online. Ela, e as demais opções de configuração do perfil, representa o primeiro contato dos usuários que chegam até a sua marca na rede social.
Além de transmitir a sua personalidade, na bio você deve incluir uma breve descrição por escrito, dados de contato, emojis, o link da sua loja virtual e chamadas para ação para proporcionar uma experiência completa.
Por mais incrível que a sua loja e seus produtos sejam, são estes cuidados que fazem a diferença na hora de vender pelas redes sociais. Descubra neste artigo como elaborar uma bio do instagram vendedora e utilizar corretamente as demais opções de cadastro do perfil no Insta!
1 - Nome de usuário fácil de falar e lembrar
2 - Uma descrição simples e direta
3 - Emojis, hashtag e personalidade
4 - Chamada para ação
5 - Destaques do Instagram
6 - Publicações fixadas no seu perfil
7 - Bônus: conteúdos que engajam no Instagram
Agora, vamos entrar em detalhes em cada um dos pontos para você caprichar na bio do seu Instagram.
Mesmo que deva conter o nome e a marca do seu negócio, é preciso se atentar a alguns aspectos antes de definir o “@” da sua loja virtual no Instagram. É possível alterar no futuro, mas dependendo da força do seu perfil, estas mudanças dependerão de aprovação da plataforma.
Para o nome do perfil, quanto mais simples, curto e direto, melhor. Com o grande volume de perfis nas redes sociais, é provável que algumas opções óbvias já estejam ocupadas.
A saída é completar o nome do seu negócio com verbos associados ao seu setor.
Por exemplo:
É importante que o nome do perfil também contribua para a pesquisa dos usuários. Uma arroba marcante é facilmente escrita e encontrada no campo de busca, por isso pense com carinho nas possibilidades caso não consiga usar apenas o nome da sua loja online.
Ao cadastrar sua bio do Instagram, evite frases longas e complexas.
Mais importante que fazer pensar, a bio deve comunicar o que a loja vende e se propõe. O espaço para texto nesta etapa é curto (150 caracteres), portanto diga o que faz e complete com alguma ideia que represente a sua loja ou destaque comercial.
Um raciocínio interessante para elaborar a bio do Instagram é: como eu apresentaria o meu negócio pela primeira vez? Para isso, recomendamos pensar em três perguntas antes de elaborar a bio:
Os emojis, ou as carinhas amarelas, já fazem parte da nossa forma de escrever e ajudam na memorização.
Eles podem ser o toque de personalidade e cor para uma bio mais persuasiva. Dê uma olhada na galeria de emojis do teclado do seu celular e associe um ou outro a sua loja, como uma marca registrada. Um gesto simples que gera identificação.
Outro aspecto em busca da identificação é o uso de hashtags. Se você já parou para pensar em uma hashtag própria, reforce o uso na sua bio do Instagram.
Quando os usuários do Instagram pesquisam ou clicam na hashtag, eles são direcionados a um feed com conteúdos gerados pela marca ou outras pessoas, o que pode ser uma estratégia e tanto para lojas.
Assim, é fácil agrupar interesses e se comunicar com o seu público cativo e seguidores.
Finalize a sua bio do Instagram provocando uma reação no seus seguidores. O que chamamos de CTA (call to action, em inglês) são frases persuasivas que indicam o que o leitor deve fazer.
Como o próprio nome sugere, os CTAs evocam o próximo passo do cliente após conhecer seu perfil. Portanto, uma boa dica é encerrar a descrição com exemplos como:
Você tem o hábito de postar stories no Insta? Pois com a funcionalidade Destaques é possível agregar ainda mais valor a este formato de postagem.
Os destaques do Instagram são recursos que permitem deixar diversos stories fixados no perfil da conta de modo permanente, por tempo indeterminado. Assim, os visitantes têm acesso ao material selecionado sempre que quiserem conferi-lo — não por apenas 24h.
Quando bem pensado, os Destaques servem como um complemento para a bio do Instagram, mostrando um pouco mais o contexto da sua marca. Veja que tipos de destaques são usuais em perfis de vendas online.
Destaques do Instagram combina perfeitamente com:
É possível organizar os destaques de duas maneiras:
Planejando ações:
Antes de postar o stories, imagine em que tipo de categoria ele se encaixa.
Usando a lista acima, temos o exemplo “Dúvidas frequentes”. Uma dica é abrir uma Caixinha de Resposta no seu stories e perguntar dúvidas. Responda todas as mensagens com vídeos e fotos e organize este destaque específico no seu perfil.
Retroativamente:
Imagine que você postou uma série de fotos de um produto e, no dia, os seus seguidores comentaram e interagiram com os stories.
Você pode voltar na sua galeria e criar um destaque a respeito dessas fotos!
Os exemplos de bastidores, na mídia e novidades na loja fazem todo o sentido nesse contexto. Portanto, se lembrar de alguma ação legal e que deu resultado, volte e agrupe os stories em um destaque específico.
A função das publicações fixadas no perfil é muito parecida com a da bio do Instagram.
O que todo o seu novo seguidor precisa saber imediatamente?
Se cada postagem do seu Instagram tem um contexto e objetivo específico, então nem todas são direcionadas para novos seguidores.
A postagem fixada no topo é uma ferramenta que garante mais autonomia para você nessa relação. Estão disponíveis até três postagens no topo, na mesma lógica da linha do tempo.
Alguns pontos que você precisa considerar:
Veja como é simples fixar uma publicação:
Passo 1:
Vá até o seu perfil e selecione a foto de sua preferência. A seguir, clique no menu disponível no canto superior direito.
Passo 2:
No menu automático, selecione a opção Fixar no seu perfil.
Passo 3:
Prontinho. A publicação aparecerá no topo do seu perfil com o símbolo de pin 📌 no canto superior direito da galeria.
Sabe o que combina bem com uma bio do Instagram vendedora?
Um perfil atualizado, movimentado, com curtidas e comentários dos seguidores.
Após completar do seu perfil no Instagram, veja as dicas de conteúdo da Unbox para divulgar sua marca e encantar mais pessoas. Separamos alguns conteúdos do Blog Venda Mais, e abaixo a aula de formatos e conteúdos do nosso Unbox Ensina.
Transforme seu Instagram em uma máquina de vendas:
Assista à aula do Unbox Ensina:
O Instagram Reels é o mais novo formato de vídeos da rede social. Com vídeos curtos, de até 90 segundos de duração, a ferramenta conta com filtros, áudios, textos, imagens e efeitos visuais para uma edição completa. Podem ser vistos no feed, tem um painel próprio no perfil e são um fenômeno de alcance e interação.
Já totalmente habituado ao consumo e produção de conteúdo nacional, o Stories foi incorporado em 2016, como modalidade de criação de conteúdo instantânea e de 24 horas de duração. Poste fotos com figurinhas, filtros e ferramentas de imagens, ou vídeos de até 1 minuto.
Formato clássico de publicação do Instagram. Poste fotos únicas, vídeos ou carrosséis de até 10 imagens com legenda, hashtag e marcações de perfis e locais. É o uso mais tradicional da rede, perfeito para a divulgação de produtos, promoções, ações e diálogo da sua marca com os seguidores.
Sabemos o trabalho que é criar conteúdo e vender pelas redes sociais. Agora imagine todo o esforço para a criação de postagens incríveis e não contar com uma loja virtual totalmente integrada ao Instagram.
Esse é um risco que as empreendedoras e empreendedores que vendem pela Unbox não correm.
A Unbox é uma plataforma de vendas que garante a estabilidade das lojas virtuais, que carrega rápido o catálogo de produtos e que valoriza os itens e a identidade visual da sua marca.
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