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Se você é uma pessoa que está nas redes sociais, certamente leu ou ouviu falar do algoritmo do Instagram nas últimas semanas. Depois de anos de especialistas debatendo o que funciona (e o que não funciona) na rede, finalmente tivemos um posicionamento oficial da plataforma.
Tratando-se de Instagram, tudo começou em 2016. Foi o ano em que a rede social rompeu o modelo de atualizações cronológicas e implementou o famoso algoritmo no feed de todos os usuários. Movimento que já estava em curso em outras redes, como Facebook, YouTube e Twitter.
A lógica por trás deste formato é simples: estamos compartilhando muito mais do que conseguimos consumir, portanto as redes sociais estão selecionando as pessoas e páginas que mais interagimos para aparecer primeiro. Pense em um usuário que segue 1.000 contas (entre amigos, marcas e páginas), se cada um desses perfis compartilhar uma foto por dia, fica quase impossível para o usuário se manter atualizado.
Porém, hoje os critérios do algoritmo do Instagram estão claros, e podem ser utilizados a favor da sua loja virtual. Vamos falar dos principais pontos e como eles podem ajudar nas suas vendas.
Até pouco tempo, os usuários contavam apenas suposições a respeito dos critérios do algoritmo. Foi só na primeira quinzena de junho, depois de anos de especulação, que Adam Mosseri contou em detalhes como a tecnologia funciona na visibilidade das postagens. O diretor da rede social revelou que o cálculo contempla vários dados de comportamento na rede que, combinados a processos e classificadores internos, sugerem o conteúdo mais relevante para cada conta.
Adam também explicou que cada área de conteúdo (Feed, Stories e Explorar) tem um objetivo e conjunto de cálculos próprios. Assim, o usuário é impactado de formas diferentes pelas contas que já segue, e pode descobrir mais conteúdos novos enquanto navega na rede.
O algoritmo do Instagram é a inteligência artificial que calcula as interações que cada usuário deixa na rede social, e com base em alguns critérios determina quais posts devem aparecer e a ordem.
O que estamos chamando de “critérios” são uma série de fatores, como ações práticas na rede (curtidas, comentários, compartilhamentos), categorias de interesse (páginas e perfis profissionais são agrupados por essas categorias), trocas de mensagens entre usuários recorrentes, tempo de visualização em vídeos, entre outras métricas.
Com anúncios a base de cálculo é um pouquinho diferente. Tanto a frequência, quanto o perfil do público podem ser configurados pelo anunciante, dentro da plataforma de Gerenciador de Negócios do Facebook. Em relação aos interesses, a lógica é parecida com a interação entre usuários - mas com páginas.
Como citado, Adam Mosseri fez a grande revelação que cada área de conteúdo tem suas particularidades. Vamos ao que é importante para brilhar no:
Começando pelo básico, o Feed e os Stories são as principais “linhas do tempo” da rede social. O que significa que o algoritmo tentará conectar com você as pessoas de maior afinidade e interação, como amigos, familiares e pessoas de um raio próximo, antes de mostrar conteúdos de marcas e páginas profissionais - exceto quando existe uma alta regularidade no consumo de conteúdo destas páginas.
Se você tem o hábito de visitar um perfil, comentar, curtir as postagens, visualizar vídeos, enviar mensagens privadas ou compartilhar conteúdos com terceiros, verá com regularidade as novidades deste perfil.
Mesmo que a postagem ou storie em questão tenha sido publicada há horas, aparecerá primeiro na sua próxima seção do aplicativo.
Conteúdos populares são mais propagados. Uma vez ou outra você já deve ter visto um influenciador pedindo a participação nas suas postagens. Esse fenômeno é comum porque o algoritmo entende que o assunto com mais interações é relevante, e passa a divulgar a mensagem como prioridade para mais usuários.
A título de importância, a ordem de interações mais “poderosas” para o algoritmo são o salvamento, compartilhamento (aviãozinho), em seguida temos os comentários, tempo de visualização (em caso de vídeos) e por fim as curtidas.
Conforme o tempo de publicação no ar vai passando, o algoritmo começa a propagar o conteúdo para perfis de usuários com interesses parecidos com os do seu público cativo. Em outras palavras, busca seguidores semelhantes aqueles que se encaixaram nos critérios citados anteriormente: engajamento, perfis e páginas em comum.
Com o passar dos anos, a área de explorar (o ícone de lupa no menu principal) do Instagram foi a que mais passou por versões e alterações. Por três razões: a primeira é porque a forma como consumimos as redes sociais está em constante evolução, em segundo para se adaptar às novas ferramentas da própria rede e por fim aos concorrentes. Entretanto o objetivo da área de conteúdo é um só: fazer com que você descubra mais publicações e continue online no aplicativo.
Na área de Explorar o algoritmo do Instagram avalia os seus dados de navegação, oferecendo novos usuários e postagens com base no que você salvou, curtiu ou comentou. O conteúdo oferecido está de acordo com a sua atividade na última semana e cruza os interesses das páginas profissionais que costuma interagir.
São relevantes em Explorar as publicações que obtêm engajamento rapidamente. Ou seja, impactam o público em pouco tempo e estão “quentes” na timeline - dando a sensação de trending para a postagem. É por essa razão que as publicações mudam a cada vez que atualizamos o Explorar. Hoje (julho de 2021), o Instagram revela se a publicação foi sugerida através das páginas que você segue, ou pelas publicações que interagiu recentemente, está escrito ao clicar no conteúdo.
Não basta uma publicação interessante para conquistar o Explorar, mas sim provar regularidade. O algoritmo do Instagram considera o engajamento das últimas semanas para montar o feed. Cálculo que filtra os criadores de conteúdo mais relevantes da rede e impõem barreiras para perfis fakes ou publicações falsas.
Principal lançamento dos últimos meses, o Reels é uma nova forma de editar e consumir conteúdo no Instagram. Mesmo que o formato seja parecido com o stories (na vertical para aparelhos móveis), a novidade não expira depois de 24 horas e está contando com grande propagação de público na plataforma. Fenômeno comum sempre que a rede lança uma novidade, pois dessa forma o Instagram recompensa os criadores por adotarem o novo formato, incentiva a criação de toda a rede e testa o sucesso da ferramenta.
Vale ressaltar que o Reels é uma resposta ao sucesso das redes sociais chinesas TikTok e Kwai, focadas no consumo de vídeos e que contam com uma dinâmica muito própria de interação.
Atualmente, o algoritmo do Instagram está analisando apenas a interação via Reels, ou seja, não está tão ligado ao interesse geral do usuário, mas sim as publicações no formato em que o usuário visualizou o vídeo, curtiu, comentou ou compartilhou com a própria rede. De certa forma, é possível que o mesmo usuário tenha recomendações diferentes para a sua timeline e para o conteúdo em Reels.
O Instagram prioriza conteúdos tecnicamente superiores, além de bom engajamento. Neste ponto, o que conta é uma trilha de áudio interessante e popular, qualidade do arquivo de vídeo e edição na própria ferramenta (o que é uma forma de combater conteúdos criados no TikTok e importados para o Instagram).
O grande objetivo do algoritmo do Instagram é fazer com que seus usuários fiquem mais tempo no aplicativo. Faz isso criando um ambiente acolhedor, priorizando pessoas e assuntos interessantes para seus usuários frequentes. Entender este ponto de partida é tão importante quanto decorar os critérios do algoritmo.
Outro ponto fundamental é entender que trata-se de um robô calculando o hábito de pessoas. Por isso que na Unbox sempre relembramos a importância de ter uma persona estruturada e entender a fundo seus clientes e com quem a sua marca se relaciona. Conhecendo o seu público, sabendo o que ele pesquisa e com quem ele interage fica mais fácil de criar conteúdos relevantes. Palavrinha mágica que é também a dica número 1.
Na Unbox também somos defensores da criação de conteúdos relevantes. Em um ambiente tão concorrido como as redes sociais, a dedicação para aumentar a qualidade das suas publicações é o que difere você das demais páginas.
Antes de pensar em números e resultados, certifique-se de falar a mesma língua que seus seguidores, ajudá-los com dicas, ensinamentos e gerar entretenimento. Para que você entenda gatilhos importantes de como funciona a criação de um conteúdo relevante, criamos um guia com exemplos para ativar a sua criatividade.
Outra revelação de Adam Mosseri é a respeito da frequência em que o algoritmo do Instagram trabalha. Segundo o diretor, a rede social calcula dados e comportamentos de páginas profissionais a cada 48 horas. O que na prática exige que você compartilhe conteúdo, no mínimo, uma vez a cada dois dias.
Isso não é desculpa para publicar qualquer coisa apenas para satisfazer o algoritmo. Mas é necessário manter o ritmo para que a sua página evolua organicamente (sem o investimento em anúncios). Nossa sugestão é pensar sempre em um calendário semanal ou mensal, prevendo publicações de Feed e Stories na maior quantidade de dias possível.
Caso a sua página fique longos períodos sem aparecer na rede, o aprendizado é perdido e o seu engajamento vira esquecimento.
Temos no mercado de marketing digital uma série de ferramentas que possibilitam o agendamento de postagens. São excelentes aplicativos que ajudam na organização e visualização de métricas e resultados.
Entretanto, esteja online quando o seu post for ao ar. Estatísticas e o próprio algoritmo do Instagram provam que a maior interação de usuários ocorre nos primeiros minutos em que o conteúdo ganha a rede. É quando o post chega na timeline dos seus seguidores mais fiéis, e lembre-se que todo mundo adora ser o primeiro a comentar na internet.
Estar online nessa hora é fundamental para responder, curtir e incentivar a conversa. Com o aumento de interações instantâneas o Instagram perceberá o engajamento e distribuirá o post para mais usuários.
Isso também ajuda no relacionamento do público que se sente melhor acolhido e sente-se recompensado por participar da página.
Estas são algumas boas práticas para melhorar o engajamento da sua página usando o algoritmo do Instagram a seu favor. Lembrando que não existe estratégia de comunicação infalível e nem receita de bolo para bombar nas redes. O que existe é trabalho, interação e personalidade. Busque seu espaço e gere entretenimento para a sua audiência.
Dançar conforme a música não é obrigatoriamente uma regra, mas ajuda a levar seus melhores passos para mais pessoas na rede social.
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