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Quem opta pelo caminho de empreender costuma enfrentar vários desafios em sua trajetória - mas alguns destes tendem a ser comuns a todos e inclusive precisam de cuidado constante para não diminuir a produtividade e a saúde do negócio.
Empreendedores, de forma geral, independente do tamanho da empresa, enfrentam esses desafios em seus negócios quase que diariamente, pois a gestão é algo diário e sem data de término.
Tornar a gestão de um negócio mais eficaz envolve compreender os desafios que possam aparecer e ter as estratégias corretas para driblar esses inconvenientes.
Dessa forma, hoje falaremos sobre os principais desafios de um empreendedor e traremos dicas que auxiliarão a sua empresa a ter uma gestão eficiente, assertiva e que leve você a ser bem-sucedido em seu próprio negócio, que é o sonho de qualquer empreendedor.
Muito se fala em empreendedor, empreendedorismo, visão empreendedora… mas de fato o que é empreender e o que isso envolve?
É comum se pensar que o ato de empreender começa apenas com uma ideia bacana, mas essa é só a ponta do iceberg, pois o conceito do empreendedorismo avaliado com profundidade envolve aspectos como:
Pela definição do dicionário, a palavra “empreender” tem diversos significados, mas de forma geral, podemos dizer que é o desejo de colocar ideias em prática - ou seja, um bom empreendedor está constantemente de olho em ideias que possam gerar bons negócios e agregar valor à sociedade, contribuindo para o crescimento econômico do país.
Porém, esse processo é trabalhoso, pois exige alto grau de dedicação, senso de compromisso e determinação inabalável frente aos desafios, riscos e oportunidades que porventura apareçam.
Veja a seguir alguns dos principais desafios encarados pelos empreendedores.
Saber os principais desafios de empreender é muito importante para quem busca abrir o próprio negócio, ou mesmo quem já possui sua empresa melhorar o aproveitamento desta.
Estar a par dos desafios que porventura possam aparecer é imprescindível a qualquer negócio, independentemente de seu porte e ramo de atuação, porque, principalmente no início da jornada empreendedora, conhecer esses aspectos pode contribuir para minimização dos obstáculos.
Saber quanto será preciso para abrir o negócio e manter os gastos em dia enquanto a lucratividade é insuficiente ajuda a ampliar as chances de viabilidade da sua empresa. Gastos com implantação, funcionários, estoque… tudo precisa estar na ponta do lápis para estimar quanto tempo leva até os lucros serem expressivos.
Independentemente do segmento de atuação da sua empresa, a competitividade é uma realidade e não há como escapar dela, pois o mercado é bastante concorrido. Então destacar seu negócio e torná-lo reconhecido é um desafio significativo, principalmente para as novas empresas. Para isso, invista em excelência no atendimento e/ ou na qualidade de seus produtos ou serviços, e divulgue sua empresa em múltiplos canais.
Conseguir os primeiros clientes é outro processo que exige dedicação, já que é difícil convencer o público a comprar com uma empresa recém-chegada no mercado. Para mudar esse cenário, seu negócio pode investir no boca a boca ou em estratégias de marketing usando, principalmente, as redes sociais. Traçar o perfil do cliente ideal e buscar formas eficazes de atraí-lo auxilia a captar consumidores alinhados com a visão do seu negócio de forma a desenvolver ações para atender à necessidade dessas pessoas.
Questões relacionadas à carga tributária e legislação são um desafio quase que unânime entre os empreendedores por causa dos elevados valores a serem pagos. Então contar com o auxílio de um bom profissional da área fiscal dá ao negócio um melhor acompanhamento sobre as obrigações fiscais, prazos e valores cobrados, planejando essas variáveis para o cumprimento dessas responsabilidades.
As pessoas são consideradas o maior ativo de uma empresa, pois uma equipe de colaboradores satisfeitos e motivados impulsiona os resultados do seu negócio. Então busque desenvolver uma política de gestão de pessoas que seja humanizada e competitiva, detalhando regras para recrutamento e seleção, planos de carreira, salários atrativos, benefícios… Além de investir em bons líderes,que são o fio condutor das equipes e devem buscar a evolução constante do negócio, evitando a estagnação.
A gestão financeira é um desafio constante e que precisa ser observado muito cuidadosamente. Isso porque administrar os valores de uma empresa não é algo fácil, principalmente quando não se tem nenhuma experiência no assunto. Gerenciar fluxo de caixa, salários dos colaboradores, pagamentos de fornecedores, estoque, vendas e todas as outras atividades financeiras sem auxílio especializado pode gerar incongruências que futuramente causam grandes dores de cabeça.
Agora que você está a para dos maiores desafios de empreender é bom ter em mente que qualquer empreendimento precisa contar uma gestão empresarial eficiente, e que isso vai muito além de estratégias isoladas.
Nossa recomendação é utilizar um conjunto de práticas que garanta o sucesso do negócio, de forma que o empresário consiga administrar a empresa com praticidade, mínima chance de erros e buscando a otimização dos processos.
Mas para tanto é preciso compreender o que é a gestão empresarial e tudo que ela representa.
Esse termo se refere a um determinado conjunto de estratégias que possibilitam ao seu negócio atingir os melhores resultados - mas para tal é preciso que todos os setores da empresa atuem em harmonia e equilíbrio.
Nesse ínterim, quando se fala de gestão empresarial, é preciso pensar em ações que atinjam todas as partes do empreendimento, tais como:
Para auxiliar nesse sentido, selecionamos abaixo algumas dicas importantes para que sua gestão empresarial transcorra com excelência.
Aplicando essas dicas, de acordo com a realidade da sua empresa e com a ajuda de softwares com funcionalidades que ajudem nessa empreitada pode ser o diferencial para que sua gestão empresarial funcione.
Fidelizar a sua clientela é uma das questões mais importantes que impactam no crescimento do seu negócio, porém, para que isso aconteça, você precisa avaliar o produto ou serviço que está oferecendo para o seu público-alvo:
Apostar em uma comunicação direta e clara com seus colaboradores e o seu público é um pilar importante para que a gestão seja eficaz e visando isso, você pode:
Mantendo a boa comunicação, conversando com a equipe periodicamente é possível conseguir um clima organizacional mais tranquilo em sua empresa.
Invista na cultura de feedback: e essa tem que ser uma via de mão dupla - ou seja, feedbacks do público e dos funcionários, para que a gestão empresarial possa funcionar com excelência.
Pensando assim, os gestores precisam estar abertos ao diálogo e ao feedback dos colaboradores da empresa e dos clientes que adquirem/usam o produto ou serviço oferecido, pois, além dos líderes e gestores, são essas pessoas que oferecem novas percepções para o negócio.
Com esses feedbacks é possível minimizar problemas, buscar soluções mais eficazes e oportunidades rentáveis no mercado que possam ter passado despercebidas pela equipe gestora.
Ter um plano de ação da sua empresa faz você saber o que precisa ser cumprido para atingir os resultados esperados e em quanto tempo isso deve ser feito.
Se o seu negócio ainda não tem um planejamento estratégico, saiba que a hora de elaborar esse documento é agora, pois ele garante uma administração controlada e efetiva dos recursos utilizados pela empresa.
Esse documento também permite uma otimização da produtividade, implementação de medidas que diminuam desperdícios, corte de gastos desnecessários e custos que prejudiquem a gestão empresarial do seu negócio - de forma que todos os setores da empresa sejam impactados positivamente.
Ao utilizar os KPIs - sigla para Key Performance Indicators - seu negócio consegue analisar as métricas mais relevantes para o empreendimento, visando a identificação de pontos fortes no conjunto de estratégias da empresa e aqueles que precisam ser aperfeiçoados para atingir os resultados esperados.
No entanto, antes da implementação de KPIs e métricas e a definição dos mesmos, isso precisa acontecer antes da execução dos projetos que existem na empresa e é preciso ter um planejamento estratégico cuidadosamente elaborado.
Dessa forma, ao usar esse método de mensuração, seu negócio consegue buscar soluções e melhorias que otimizam a produtividade, fazer uma análise de resultados coerente de cada setor e alinhar o objetivo central do negócio com seus colaboradores, caso isso se mostre necessário.
O mundo já não é analógico e tampouco as empresas! Ou seja, seu negócio precisa adequar os processos para a era digital, utilizando ferramentas e softwares com funcionalidades que ofereçam praticidade, segurança e supressão de erros.
Ao usar a tecnologia a favor do seu negócio, com um único sistema (chamado de ERP - Enterprise Resource Planning ou traduzido ao português, Planejamento de recursos empresariais) você consegue controlar o fluxo de caixa, realizar um planejamento financeiro assertivo, fazer a gestão do estoque, elaborar o cadastro de clientes e até emitir notas fiscais.
Essa e muitas outras tarefas de gestão! Tudo online e atualizado em tempo real!
Usar um ERP ajuda sua empresa a eliminar erros de gestão, deixando de lado os processos manuais que são lentos e incorrem em erros, além de permitir que você acompanhe seu negócio de onde você estiver.
Isso porque um Sistema Integrado de Gestão Empresarial tem como principal função a integração de dados dos diversos departamentos de uma empresa para garantir seu funcionamento pleno e otimizado.
Ela pode ser realidade no seu negócio hoje mesmo!
Como você percebeu, a gestão é parte importante e imprescindível para qualquer negócio que busca manter-se competitivo no mercado e trilhando uma jornada de sucesso. E para conquistar essa eficácia em seu negócio nós temos uma dica final pra lá de bacana!
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